Educação corporativa Digital – Uma nova era de aprendizado

webinar de negócios

Veja como aplicar a educação corporativa digital na sua empresa.

A educação corporativa já é reconhecida como um processo relevante para a construção de um quadro de colaboradores qualificado. Em um cenário em que as tecnologias assumem papel de protagonismo, é razoável considerar o direcionamento desse processo para um campo digital.

Cada vez mais soluções digitais estão integrando os planejamentos de educação corporativa com excelentes resultados. Aproveitar a fluidez da linguagem digital e sua rapidez de assimilação é crucial para contar com colaboradores cada vez mais preparados.

Saiba mais sobre o tema a seguir e compreenda como essa nova era de aprendizado pode fazer a diferença na sua empresa.

[php_everywhere instance=”2″]

Educação corporativa digital e a nova era de aprendizado

A educação corporativa consiste em um processo de melhoria contínua e aprendizado em médio e longo prazo. Para essa transmissão de conhecimentos são utilizadas diversas ferramentas, como cursos, palestras, treinamentos, workshops, entre outros. Nos últimos anos, se pode observar o crescimento do uso de ferramentas digitais para essa preparação dos colaboradores.

Essa nova era de aprendizado é o que está sendo chamada de educação corporativa digital. Soluções digitais surgem como uma possibilidade de aumentar a aderência dos colaboradores devido a facilidade com que são aplicadas. As aulas podem ser realizadas de qualquer hora e lugar através de um dispositivo com conexão à internet.

As novas tecnologias podem significar a renovação do interesse dos colaboradores. No entanto, é essencial que não sejam usadas meramente como um “embrulho” para as metodologias ultrapassadas. Os profissionais anseiam pela possibilidade de ter acesso a plataformas intuitivas e que forneçam novos conhecimentos.

Porém, há que se reconhecer que ainda vivemos um período de transição em que muitas empresas ainda estão buscando seu lugar no mundo. É importante saber como utilizar as oportunidades concedidas pelo mundo digital.

Educação corporativa digital: assimilação natural

O digital já faz parte das nossas vidas como um elemento natural. Todos os dias temos contato com algum recurso tecnológico. Tais mecanismos já se tornaram intuitivos e estão passando despercebidos. Já percebeu que praticamente nem questionamos mais o uso do digital? Com a compreensão dessa naturalidade, parece óbvio apostar nesse mecanismo para compartilhar conhecimento.

Por ser esse um momento de transição, é natural que haja a expectativa de que o colaborador racionalize que fará um treinamento digital ou presencial. Além disso, quando se segue pelo caminho da aprendizagem online, parece simples se limitar apenas à adoção do mobile. A incorporação do mobile já nem é mais uma discussão, é uma certeza. Não tem como deixar uma tecnologia tão relevante de fora da educação corporativa digital.

No entanto, a estratégia de uma educação corporativa não pode ficar restrita apenas ao simples uso da tecnologia. Para ter um planejamento coerente para a educação corporativa digital é determinante refletir mais. Considerar formas de ampliar o uso da tecnologia e colocá-la a pleno serviço da educação corporativa.

Os gestores que estão em busca dessa solução devem se questionar sobre como a tecnologia pode afetar o processo de aprendizagem como um todo. Como as soluções digitais podem se tornar ainda mais relevantes no contexto corporativo em que estão sendo aplicadas? Como integrar adequadamente os novos recursos digitais com as necessidades dos colaboradores?

O potencial da personalização para a educação corporativa digital

Os colaboradores devem ser colocados no centro dessa transição de processos convencionais para digitais. Partindo dessa observação, fica mais fácil entender como a personalização é essencial para uma formação de qualidade. Os profissionais devem ser envolvidos conforme seus interesses e necessidades de conhecimento.

Considerar o que é importante para a carreira dos profissionais é a forma mais simples de envolvê-los. Os colaboradores devem estar motivados e direcionados para essa educação digital. Uma solução de educação corporativa digital apenas terá sucesso se for pensada para atender as demandas dos profissionais.

No formato digital, é imprescindível que o colaborador tenha o desejo verdadeiro de aprender. Essa motivação é necessária para estimular a sua criatividade. O ambiente digital deve ser aproveitado de uma forma que contribua para que os colaboradores busquem pelo aprendizado espontaneamente.

Ambientes digitais que são bem aproveitados pelos profissionais trazem resultados positivos para as suas carreiras e para a empresa. É crucial que os gestores consigam encontrar soluções para que seus colaboradores se motivem a seguir no caminho da aprendizagem. A tecnologia deve ser assimilada à educação corporativa digital da mesma forma que a assimilamos em nossas vidas.

Educação e tecnologia

A educação segue cada vez mais influenciada pela tecnologia digital. Diversas ferramentas foram desenvolvidas e ainda serão nos próximos anos. Acredita-se que essas ferramentas irão se tornar cada vez mais integradas com o passar do tempo. As empresas conseguirão desenvolver e assimilar cada vez experiências de aprendizagem digital. A relação custo e benefício é consideravelmente interessante.

O ambiente digital deve ser assimilado de outras formas no tocante à capacitação. As empresas que estão investindo nesse modelo de educação corporativa têm muito a ganhar. Por outro lado, aquelas que ainda não estão nessa corrida possivelmente irão perder inúmeras oportunidades.

Planejamento e ação

Os gestores que estão interessados na transição da educação corporativa tradicional para a digital devem se planejar. O planejamento é determinante para definir quais são as melhores tecnologias para o seu público. Cada companhia tem um perfil e possui colaboradores diferentes, é imprescindível encontrar uma tecnologia unificadora.

A ideia é ter um planejamento em que se estejam definidos os métodos e plataformas a serem usadas. A partir dessa definição, chega o momento de levar o plano ao campo da ação. Para isso, é fundamental organizar os passos a serem seguidos e como envolver os colaboradores. Mais do que uma obrigação, a adesão à educação corporativa digital deve ser um desejo.

A organização precisa estar atenta à forma como vai usar a tecnologia a favor do crescimento dos colaboradores. Os profissionais devem se engajar nessa busca por mais conhecimento e acesso a ferramentas mais completas. Com um bom planejamento é possível ver um cenário de grande sucesso à frente.

A educação corporativa digital é o futuro e deve começar a ser realizada no presente! Aproveite para deixar sua opinião sobre o tema abaixo e compartilhar o conteúdo para passar a informação adiante!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010