Garanta seu sucesso, desenvolva seus talentos

Homem correndo e quebrando tiro com arco alvo para vetor bem-sucedido

Veja como desenvolver os seus talentos.

Todos nós, seres humanos, somos detentores de talentos, não há pessoa que não os possua. A grande verdade, no entanto, é que nem todos estão dispostos a trabalhar esses talentos. Enfrentar o que for preciso para potencializar essas habilidades e extrair o melhor delas pode ser complicado. 

Só o talento não é suficiente para ser uma pessoa de sucesso, como: Ray Charles, Michael Jordan, Senna, Steve Jobs, Albert Einstein, entre outros.  É preciso ter algo mais! Assim como os exemplos citados, você também é capaz de superar limites, ousar ir além alcançando resultados brilhantes. Para isso, é necessário desenvolver efetivamente as suas habilidades e capacidades. 

Quando os talentos são potencializados, eles trazem para seus detentores o verdadeiro sucesso. É muito comum encontrarmos pessoas que ainda não descobriram seus talentos naturais ou que não sabem como desenvolvê-los. Isso causa a falsa impressão de que a pessoa não possui nenhum diferencial em relação aos demais, podendo minar sua autoconfiança e autoestima.

No entanto, todos possuem seus dons e para evidenciá-los e incorporá-los ao seu trabalho só precisam escolher as formas certas. Para isso, separamos dicas interessantes que vão ajudar a potencializar seus talentos e otimizar seus resultados. Continue lendo e descubra como olhar mais estrategicamente para seus talentos. 

Dicas para desenvolver seus talentos

Como citamos no começo deste artigo, todo mundo possui talentos. O que acontece é que nem todo mundo consegue identificar essas habilidades. Alguns até conseguem visualizar essas capacidades, mas não sabem como desenvolvê-las corretamente.

Pensando nisso, listamos dicas de como é possível desenvolver os seus talentos potencializando as suas chances de sucesso. 

1. Encare e aceite o que você vê no espelho

É comum surgirem alguns questionamentos ao longo de nossas vidas. Utilize-os para refletir, iniciar um processo de autoconhecimento e evolução, desenvolvendo comportamentos que te possibilitem alcançar a vitória. Lembre-se: todas as respostas estão dentro de você!

Quando você encara seu reflexo no espelho, o que vê? Quais são seus pontos fortes e seus pontos fracos? Para entender qual é o seu talento e qual a melhor forma de trabalhar com ele é imprescindível ter autoconhecimento. Uma pessoa que não consegue enxergar além do seu reflexo dificilmente saberá como se ler corretamente. 

2. O que você faz de melhor?

Procure saber no que você é bom de verdade, sem modéstia. Vale dizer que a resposta pode ser qualquer coisa, como jogar videogame, inventar receitas saudáveis ou se maquiar. Pergunte para as pessoas do seu convívio e veja o que elas respondem sobre isso. Nesse processo você pode se surpreender com as respostas que terá. 

Pessoas que convivem com você em diferentes registros do seu dia a dia enxergarão habilidades distintas. Inclusive, algumas descobrem talentos bastante diferentes, podendo desenvolvê-los paralelamente ou optando por focar em apenas um. O mais importante é perceber que talvez você seja bom em várias coisas, mas em uma seja excelente. 

3. A paixão deve ser o seu combustível

Estar apaixonado pelo que se faz é ter a certeza de que nada pode te abalar. Estar conectado com isso te impulsiona, motiva e incentiva a acordar todos os dias. É importante estar focado em trabalhar para que seus objetivos sejam conquistados. Por isso, é essencial investigar profundamente o que desperta a sua paixão verdadeira. 

O talento está diretamente relacionado com o que você faz com amor. Uma pessoa pode ter um dom para alguma atividade, porém, se não tiver essa paixão dificilmente terá sucesso. Saber como fazer bem feito é apenas uma parte do caminho, é preciso ter a vontade de fazer tudo com qualidade. 

4. Prepare-se!

Se o seu objetivo é potencializar os seus talentos, então reserve um bom tempo para praticar. Para alcançar a excelência naquilo que você faz é preciso praticar, praticar e praticar. Força de vontade é a base para construir uma carreira sólida e fortificada. Todos os dias, inovações surgem mudando a forma como as mais variadas atividades são realizadas.

Então, quando você escolhe um caminho para seguir, precisa estar aberto para se manter em constante aprendizado. Mesmo depois de concluir o grau máximo de qualificação, você precisará continuar estudando. Perceba que se você faz algo que ama não será um grande esforço se manter nesse caminho de aperfeiçoamento. 

5. Tenha Iniciativa!

Existem pessoas talentosas, mas também existem as talentosas e bem-sucedidas, a diferença entre elas é o trabalho duro. Descubra quais são os seus talentos e potencialize-os, esse é o caminho para o sucesso. Ter iniciativa diz respeito tanto a se manter buscando por novos aprendizados quanto a se colocar em situações positivas.

Nessa dica podemos citar também o quanto ser proativo faz a diferença para o sucesso. Ainda que você seja ótimo no que faz, precisará que os outros saibam disso. Para isso você precisa desenvolver projetos pessoais e se mostrar aberto para assumir novas responsabilidades. Não espere que as coisas aconteçam sozinhas, dê uma ajudinha para o seu destino.

6. Tenha bons relacionamentos interpessoais

O desenvolvimento de talentos também se apoia na construção de bons relacionamentos. A troca de experiências e de auxílio ao longo dessa jornada faz toda a diferença para se tornar um profissional melhor. Ao fazer cursos e outras atividades relacionadas à sua área de atuação você poderá conhecer outras pessoas talentosas.

Não tenha medo de interagir com alguém que pareça ter mais talento do que você. Tenha em mente que não é bom se comparar com os demais. Você pode e deve investir em aprender com pessoas que têm talentos semelhantes ao seu. Isso permite ainda construir uma boa rede de contatos.

7. Seja autocrítico

Para desenvolver seus talentos e alcançar o sucesso é crucial ser autocrítico. Conseguir olhar para o que você produz, enxergando o que pode melhorar faz parte do processo de crescimento. Com a autocrítica desenvolvida você pode ir aparando as arestas e se tornando cada vez mais eficiente.

Quem se guia pela vaidade sem enxergar no que pode melhorar acaba refém de processos sem melhoria. Ser autocrítico permite que você se mova não ficando estagnado. 

Garanta o seu sucesso desenvolvendo seus talentos!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63