Harmonia entre carreira e vida pessoal – Veja como alcançá-la

Passamos a maior parte do tempo em nosso ambiente corporativo. Cuidamos para que tudo saia bem e nos dedicamos com afinco. A constante busca pelo sucesso profissional, muitas das vezes é agregada de fatores que podem acabar trazendo efeito reverso ao objetivo. O esforço, a dedicação, as horas extras podem gerar uma carga pesada de estresse e consequentemente prejudicar seu desempenho.

É de grande importância que você consiga encontrar o equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal. A empresa de recrutamento Robert Half realizou uma pesquisa em 15 países buscando compreender se o equilíbrio entre o trabalho e as obrigações pessoais afeta positivamente o desempenho na carreira. No Brasil, 57% dos entrevistados responderam que sim.

A melhor estratégia para conciliar os dois setores é o planejamento. É necessário planejar para obter bons resultados. Faça uma análise sobre suas prioridades e tente equilibrá-las. Se você possui família, converse em casa, encontre tempo para estar presente nos momentos importantes. Quando a responsabilidade familiar ainda não é um obstáculo, mesmo assim, procure pensar no seu bem – estar: uma boa saúde física e mental reflete em um melhor desempenho na organização.

Pessoas que sabem definir suas prioridades são mais produtivas.

 Veja abaixo algumas dicas extraordinárias que te ajudarão a encontrar o equilíbrio entre o profissional e o pessoal:

  1. 1.    Procure não levar trabalho para casa. Isso às vezes é inevitável, mas deve ser controlado, pois poderá prejudicar seu relacionamento pessoal em seu lar.
  2. 2.    Organize encontros ou jantares com a família e cumpra-os como qualquer compromisso profissional.
  3. 3.    Cuide da sua saúde. Procure incluir atividades físicas no seu dia a dia. De acordo com especialistas, cada meia hora de atividade física reverte em uma de produtividade no trabalho.
  4. 4.    Busque momentos de lazer e cultura. Nos horários vagos, vá ao cinema, ao teatro, shows, enfim, encontre uma boa programação e se divirta.
  5. 5.    Inclua a família em programas com o pessoal da empresa, assim todos socializam e se divertem juntos.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010