Conheça as principais habilidades e competências gerenciais

competências e habilidades gerenciais Conheça as principais competências e habilidades gerenciais.

Em um mercado cada vez mais competitivo, são os talentos dos profissionais de uma organização que tornam o seu diferencial forte e consistente. As competências e habilidades do capital humano refletem diretamente no desempenho da empresa em direção às suas metas e objetivos.

Nesse cenário, as habilidades e competências gerenciais são essenciais para atingir resultados satisfatórios para o colaborador e para a empresa, uma vez que são elas que conduzem diferentes recursos e aliam estratégias e táticas com o objetivo de alcançar a alta performance de maneira geral. Mas quais são as habilidades necessárias para uma gestão de sucesso? Quais são as competências gerenciais que são diferenciais competitivos? Para saber mais, continue a leitura!

Quais são as principais competências e habilidades gerenciais?

Trabalhar com gestão requer conhecimento e, sobretudo, habilidades que fazem uma imensa diferença no trabalho. Algumas habilidades são natas, mas é importante dizer que muitas delas podem ser desenvolvidas e que podem ser consideradas fundamentais para uma gerência efetiva. E que habilidades e características são essas? Confira nos próximos tópicos:

1 – Habilidade para planejar 

A organização é primordial para que as inúmeras demandas sejam atendidas e bem direcionadas ao alcance de metas e objetivos. O planejamento auxiliará na definição de prazos, delegação de atividades e aproveitamento do tempo, por exemplo. É uma habilidade intrinsecamente ligada à organização do espaço, das atividades e até mesmo da própria agenda. Faz muita diferença na rotina de trabalho, pois atividades planejadas são executadas com mais precisão, tomando menos tempo e aumentando a produtividade.

2 – Senso de análise

É preciso ter capacidade lógica para analisar situações de diferentes ângulos, a fim de propor as melhores soluções e tomar decisões precisas. O senso de análise também auxilia na antecipação dos problemas, favorecendo a estabilidade de resultados da equipe. Analisar significa compreender as informações dentro do contexto em que estão inseridas. Todo gestor, portanto, precisa não apenas ter essa habilidade bem desenvolvida, como também estimular os seus liderados a fazerem o mesmo.

3 – Comunicação clara e sem ruídos

A transmissão de ideias e o bom entendimento delas só são possíveis quando há uma comunicação clara e concisa. A comunicação é um elemento fundamental para lidar com os liderados, uma vez que aquele que sabe ser compreendido também consegue compreender. A habilidade de se comunicar é, portanto, o principal fator para evitar conflitos e contribuir para a fluidez dos processos. Assim, cabe ao gestor sempre pensar e organizar a sua comunicação com objetiva — seja ela falada, seja escrita.

4 – Persuasão e negociação

Para conduzir um grupo de pessoas e convencê-las a agregar as suas ideias e lutar por um objetivo em comum, é preciso ter poder de influência. Essa habilidade está diretamente ligada à persuasão, negociação e indução, ou seja, à forma com que se apresentam as ideias e perspectivas, adquirindo adeptos com facilidade. Dessa forma, é necessário desenvolver a capacidade de argumentar, ou seja, de defender o seu ponto de vista e explicar a importância dele aos liderados.

5 – Motivação

As atitudes tomadas pelo líder são a melhor maneira de gerar interesse nas pessoas. O seu nível de energia, determinação e garra serve como espelho para a equipe, motivando os seus membros a entregarem o melhor de si, abraçando a causa. Além disso, são fatores motivacionais: a infraestrutura do trabalho, a remuneração compatível com o mercado, o clima organizacional e o bom relacionamento entre todos os membros da equipe.

6 – Liderança

Por último, mas não menos importante, a habilidade de conduzir o time — com respeito, reconhecimento e atenção de todos — é determinante para a conquista de resultados. Diante disso, todo gestor deve ser um verdadeiro líder, responsável por definir objetivos, desenhar estratégias, delegar funções, explicar procedimentos, tirar dúvidas, prestar auxílio, avaliar o desempenho, dar feedbacks construtivos e oferecer meios para que cada colaborador desenvolva um processo de melhorias contínuas.

Como o coaching pode contribuir com tais habilidades?

Como mencionamos anteriormente, muitas habilidades são natas, mas isso não significa que elas não podem ser desenvolvidas. Elas podem e devem ser adquiridas e aperfeiçoadas por meio de cursos e formações.

Nesse sentido, o coaching se torna uma escolha poderosa para que as habilidades sejam desenvolvidas de maneira eficaz. E o que é o coaching, afinal? É um conjunto de metodologias voltadas para o desenvolvimento das habilidades necessárias para o alcance de objetivos de curto e médio prazo, tanto da vida pessoal quanto na vida profissional.

Por meio das formações em coaching, é possível desenvolver habilidades e competências gerenciais importantes para a sua carreira, tais como:

  • Comunicação eficaz;
  • Melhorias nas relações interpessoais;
  • Empatia;
  • Visão sistêmica;
  • Disciplina;
  • Foco;
  • Rapport;
  • Planejamento estratégico;
  • Negociação;
  • Liderança;
  • Gestão de tempo.

Essas são algumas das muitas habilidades que podem ser desenvolvidas com o auxílio do coaching e que farão diferença na sua vida profissional. Para saber mais sobre essas e outras habilidades que poderão ser desenvolvidas com o coaching, entre em contato conosco. O IBC é a única escola de coaching do país com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade das nossas formações e a eficácia da nossa metodologia.

Aproveite essa oportunidade para começar agora mesmo a mudar os rumos da sua carreira e tornar-se um gestor de sucesso!

Agora, conte para nós: quais habilidades você gostaria de desenvolver? Você se considera um bom profissional de gestão? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e deixar a sua opinião sobre o tema. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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