Conheça as principais habilidades e competências gerenciais

competências e habilidades gerenciais Conheça as principais competências e habilidades gerenciais

 

Num mercado cada vez mais competitivo, são os talentos dos profissionais de uma organização que tornam seu diferencial forte e consistente. As competências e habilidades do capital humano refletem diretamente no desempenho da empresa em direção a suas metas e objetivos.

Neste cenário, as habilidades e competências gerenciais são essenciais para atingir resultados satisfatórios para o colaborador e para a empresa, uma vez que são elas que conduzem diferentes recursos e aliam estratégias e táticas com objetivo de alcançar alta performance de maneira geral. Mas, quais são as habilidades necessárias para uma gestão de sucesso? Quais são as competências gerenciais que são diferenciais competitivos? Para saber mais, continue a leitura! 

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Quais são as principais competências e habilidades gerenciais?

Trabalhar com gestão requer conhecimento e sobretudo, habilidades que fazem uma imensa diferença no trabalho. Algumas habilidades são natas, mas é importante dizer que muitas habilidades podem ser desenvolvidas e que podem ser consideradas fundamentais para uma gerência efetiva. E que habilidades e características são essas? Confira nos próximos tópicos: 

1 – Habilidade para planejar 

A organização é primordial para que as inúmeras demandas sejam atendidas e bem direcionadas ao alcance de metas e objetivos. O planejamento auxiliará na definição de prazos, delegação de atividades e otimização do tempo, por exemplo. É uma habilidade intrinsecamente ligada a organização – seja do espaço, das atividades e até mesmo da própria agenda. Faz muita diferença na rotina de trabalho. 

2 – Senso de análise

É preciso ter capacidade lógica para analisar situações de diferentes ângulos, a fim de propor as melhores soluções e tomar decisões assertivas. O senso de análise também auxilia na antecipação dos problemas, favorecendo a estabilidade de resultados da equipe.

3 – Comunicação clara e sem ruídos

A transmissão de ideias e o bom entendimento das mesmas só são possíveis quando há uma comunicação clara e concisa. A comunicação é um elemento fundamental para lidar com os liderados, uma vez que aquele que sabe ser compreendido também consegue compreender. A habilidade de se comunicar é, portanto, o principal fator que para evitar conflitos e contribuir para a fluidez dos processos.

4 – Persuadir e negociar

Para conduzir um grupo de pessoas e convencê-las a agregar suas ideias e lutar por um objetivo em comum, é preciso ter poder de influência. Esta habilidade está diretamente ligada à persuasão, negociação e indução, ou seja, a forma com que se apresentam as ideias e perspectivas, adquirindo adeptos com facilidade.

5 – Motivação

As atitudes tomadas pelo líder são a melhor maneira de gerar interesse nas pessoas. Seu nível de energia, determinação e garra, servem como espelho para a equipe, motivando-os a entregarem o melhor de si, abraçando a causa.

6 – Liderança

Por último e não menos importante, a habilidade de conduzir o time com respeito, reconhecimento e atenção de todos é determinante para conquista de resultados.

Você é uma pessoa feliz? Quer uma ajuda pra descobrir?
Acesse nosso Termômetro e descubra como anda sua Felicidade!

Como o Coaching pode contribuir com tais habilidades

Como foi mencionado anteriormente, muitas habilidades são natas mas isso não significa que elas não podem ser desenvolvidas. Elas podem ser desenvolvidas através de cursos e formações. Neste sentido, o Coaching se torna uma escolha poderosa para que as habilidades sejam desenvolvidas de maneira eficaz. E o que é Coaching, afinal? É um conjunto de metodologias voltadas para o desenvolvimento de habilidades necessárias para o alcance de objetivos a curto e médio prazo tanto da vida pessoal quanto da carreira profissional. 

Através das formações em Coaching é possível desenvolver habilidades e competências gerenciais importantes para a sua carreira, tais como: 

  • Comunicação eficaz
  • Melhorias nas relações interpessoais
  • Empatia
  • Visão sistêmica
  • Disciplina
  • Foco
  • Rapport
  • Planejamento estratégico
  • Negociação
  • Liderança
  • Gestão de tempo

Estas são algumas das muitas habilidades que podem ser desenvolvidas através do Coaching e que farão diferença na sua vida profissional. Para saber mais sobre estas e outras habilidades que poderão ser desenvolvidas através do Coaching. O IBC é a única escola de Coaching do país com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade de suas formações e a eficácia de sua metodologia. 

Aproveite esta oportunidade para começar agora mesmo a mudar os rumos de sua carreira e se tornar um gestor de sucesso. 

Agora,conte pra gente: quais habilidades você gostaria de desenvolver? Você se considera um bom profissional de gestão? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e a sua opinião sobre o tema. Espalhe o conhecimento. Curta e compartilhe em suas redes sociais. 

Copyright:1386700865 – https://www.shutterstock.com/pt/g/lightfield+studios

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010