Redes sociais e as relações de trabalho

Homem utilizando uma tela virtual

Confira 7 dicas para usar as redes sociais sem prejudicar as relações de trabalho.

Falar sobre as redes sociais e as relações de trabalho é muito importante, afinal, elas fazem parte das nossas vidas. Frequentemente, são tratadas como vilãs por atrapalharem a produtividade dos colaboradores, mas também são aliadas quando o assunto é recrutamento.

O fato é que as redes sociais, hoje, podem ser tão benéficas quanto prejudiciais para quem as utiliza e quem define isso é você. Isso mesmo, a forma como decide utilizar essas plataformas determina se irá colher bons frutos ou ter consequências negativas.

Não há mais uma separação da vida online com a offline. Esses dois mundos se tornaram um e, obviamente, suas atitudes irão reverberar neles. Continue a leitura para entender melhor essa relação e saber como proceder para evitar problemas.

Perigos das redes sociais no trabalho

Você provavelmente conhece alguma história de uma pessoa que enfrentou problemas no trabalho por causa das redes sociais. Muitas dessas situações são noticiadas por envolverem famosos ou por serem inusitadas e servirem de alerta para os profissionais em geral.

Um exemplo comum é de funcionários de hospitais que divulgam imagens de pessoas famosas sendo atendidas. Isso aconteceu com o jogador de futebol Neymar, durante a Copa do Mundo de 2014, quando ele sofreu uma lesão durante uma partida. O funcionário responsável pela publicação da imagem foi demitido, afinal, não é ético expor pacientes, mesmo que sejam figuras públicas.

Além disso, há situações de pessoas que falam mal da empresa para a qual trabalham nas redes sociais ou compartilham informações sigilosas e são descobertas. Perceba que o perigo das redes sociais no trabalho não está relacionado exatamente às plataformas em si, e sim ao comportamento das pessoas que as utilizam.

Mais um problema envolve o uso excessivo das redes sociais durante o expediente. Um indivíduo que para o que está fazendo o tempo todo para verificar as notificações do seu celular tem sua produtividade prejudicada grandemente. Isso sem contar na visão negativa que os empregadores terão dele.

Vantagens das redes sociais no trabalho

Quando o usuário das redes sociais as utiliza com responsabilidade e ética, não enfrenta nenhum tipo de problema no trabalho. Inclusive, ele pode até ter benefícios se souber usar essas plataformas para compartilhar e adquirir conhecimento, fazer networking e se informar sobre oportunidades de cursos e vagas em empresas.

Hoje, muitos profissionais fazem uso das mídias sociais para construírem uma imagem positiva e divulgarem seu trabalho. Mesmo que não atuem de forma autônoma, o fato de serem conhecidos no setor os torna mais valorizados pelas companhias, podendo abrir muitas portas.

7 Dicas para usar as redes sociais sem prejudicar as relações de trabalho

Se você deseja fazer um bom uso das redes sociais para ter acesso apenas às vantagens e evitar que prejudiquem as suas relações de trabalho, considere as dicas a seguir.

1. Jamais publique algo que não poderia falar em público

A melhor régua para medir o que deve ou não publicar é se questionar se falaria aquilo em público. Se existe alguém no mundo que não possa ler, não publique. Mesmo que seu perfil seja fechado apenas para amigos, sempre há o risco de alguém de fora ler.

2. Siga as regras da empresa sobre uso das redes sociais

Hoje em dia, muitas empresas possuem regras sobre o uso das redes sociais pelos funcionários durante o expediente. Informe-se e siga o que a companhia determinar. Caso não haja nenhuma norma, crie você a sua, evitando o uso durante o trabalho.

3. Jamais exponha pessoas em imagens e vídeos sem consentimento

Se você gosta de tirar fotos e fazer vídeos, tenha cuidado ao compartilhá-los sem o consentimento das pessoas que aparecerem, especialmente se forem colegas de trabalho e clientes. Jamais exponha pessoas sem que elas saibam e, principalmente, em situações constrangedoras.

4. Evite comentar publicações polêmicas

Assim como é preciso evitar fazer publicações que possam ser prejudiciais, o mesmo se aplica a comentários nas postagens de terceiros, especialmente se forem posts de colegas de trabalho. Prefira debater certos assuntos com pessoas próximas e quando sentir que todos estão dispostos a ouvir uns aos outros.

5. Lembre-se que curtir é concordar

Além dos comentários, lembre-se que curtir é concordar. Se você curte uma publicação falando mal do seu chefe ou de chefes em geral, isso pode lhe render problemas no trabalho. Então, tenha bastante atenção em relação aos posts e comentários que curte.

6. Deixe publicações pessoais visíveis apenas para amigos próximos

Se você gosta de compartilhar imagens e vídeos de momentos descontraídos, como festas, por exemplo, configure seu perfil para que essas postagens fiquem visíveis apenas para amigos próximos. Mesmo que você seja uma pessoa livre fora da empresa, é melhor manter certos comportamentos reservados para preservar sua imagem profissional.

7. Utilize as redes sociais para fazer networking

No seu tempo livre, aproveite para usar as redes sociais para fazer networking e conhecer profissionais da sua área de atuação. Acompanhe o perfil de pessoas com as quais se identificar, faça comentários, participe de lives. Assim, irá fazer um bom uso dessas plataformas, unindo o útil ao agradável.

Pesquisa sobre as redes sociais e as relações de trabalho

O Google publicou uma pesquisa feita na Europa em que revelou dados interessantes sobre quem usa redes sociais e o mundo corporativo. No grupo daqueles que usam frequentemente as redes sociais, há uma maior incidência de promoção, 86%. Enquanto, no grupo daqueles que não são usuários, apenas 61% foram promovidos.

Outro dado interessante, e polêmico para alguns, é o que revela que aqueles que usam redes sociais consideram o trabalho mais interessante do que aqueles que não usam (60% contra 42%). Além disso, 36% deles têm expectativas de melhores oportunidades nos próximos dois anos, nos não-usuários a porcentagem é de apenas 19%.

Enfim, as redes sociais são apenas ferramentas. Como pudemos perceber, elas podem ser um ambiente de lazer e trabalho, mas perigosas se usadas de forma inadequada. Portanto, use-as com bom senso para desfrutar apenas do lado positivo.

Aproveite para deixar seu opinião sobre o assunto e nos contar como é a sua relação entre redes sociais e trabalho.

[php_everywhere]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010