5 principais valores do empreendedor

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Confira as características de um grande empreendedor.

Empreender significa iniciar algo novo, algo que ninguém ainda tentou. É realizar antes dos outros, fazer aquilo que ninguém ainda consegue, sair da área dos desejos e das vontades e partir para a ação. Ser empreendedor, acima de tudo, é ser um realizador que produz novas ideias por meio da junção entre a imaginação e a criatividade.

O bom empreendedor não é reconhecido apenas pelas suas ações, mas também por seus valores. Isso porque é um profissional visionário e que, para comandar um negócio e obter retornos positivos, colocou o egoísmo de lado e passou a pensar primordialmente nas pessoas e em como fazê-las se sentir melhor.

No artigo a seguir apresentaremos com mais detalhes os 5 principais valores dos empreendedores bem-sucedidos. É importante identificar se você já tem essas características bem desenvolvidas ou se precisa investir mais nelas. Boa leitura! 

O perfil empreendedor

Antes de falarmos especificamente sobre os valores essenciais para os empreendedores, é essencial entendermos melhor o perfil de quem é bem-sucedido empreendendo. O empreendedor se caracteriza por ser um tipo único de pessoa que compreende que não se trata de um caminho de glamour.

Abrir a própria empresa não pode estar baseado somente no desejo de ser o próprio patrão. O empreendedor com foco no sucesso sabe que embora haja vantagens, esse caminho não é fácil e demanda foco.

As pessoas com mais chances de sucesso como empreendedores são aquelas que compreendem a necessidade de trabalhar de forma diferenciada. Esses indivíduos reúnem um conjunto de características únicas. 

Características de um grande empreendedor: os 5 principais valores

A seguir você poderá entender mais sobre as características (valores) mais marcantes da personalidade dos empreendedores com mais chances de sucesso no mercado. Ressaltamos que é possível focar no desenvolvimento dessas habilidades para ter melhores oportunidades no mercado. 

1. Facilitador

O bom empreendedor desempenha a função de facilitador, orientando e instruindo a equipe. O facilitador dirige o fluxo das discussões e se encarrega de realizar o diálogo entre os membros, eliminando obstáculos e resumindo pontos de vista. Este é o responsável por colocar os processos na direção correta, de modo a alcançar os objetivos da melhor forma possível.

Para o empreendedor, mais importante do que estar certo é encontrar o melhor caminho para o sucesso em suas empreitadas. Dessa forma, o gestor do negócio ouve de forma atenta as sugestões dos seus colaboradores. As boas ideias são aproveitadas com a devida atribuição de créditos e sem que isso gere qualquer problema ao ego do empreendedor. 

2. Inovador

Grandes empreendedores são inovadores. São pessoas que conseguem reconhecer e notar as necessidades de um segmento e, a partir daí, desenvolvem e refinam uma solução. Na maior parte das vezes, a pessoa inovadora não tem medo de correr riscos e, por isso, vai muito além das outras.

Dessa forma, é possível observar audácia no posicionamento do empreendedor no mercado. No entanto, ainda que não tenha problemas em correr riscos, esse gestor sabe mensurar quais são os limites. Usar essa coragem com sabedoria é o que permite instituir um ritmo positivo de crescimento. 

3. Conhecedor

Um empreendedor precisa conhecer muito bem o produto/serviço que pretende oferecer. Um de seus maiores triunfos é justamente o conhecimento. Aquele que se engaja no mercado com chances verdadeiras de sucesso é o que se dedica a estudar. Mais do que conhecer detalhadamente as questões técnicas dos produtos/serviços, é essencial entender o mercado.

O profissional se torna um pleno conhecedor dos seus concorrentes e dos desejos dos clientes. A partir desse entendimento, é mais fácil posicionar a empresa estrategicamente no mercado. É importante dizer que o perfil empreendedor está sempre em busca de novos conhecimentos para adquirir. Não se assume uma posição arrogante de achar que sabe mais do que os outros. 

4. Parceiro

Um empreendedor tem sempre o dom de se relacionar bem no ambiente corporativo, e sempre faz grandes parceiros. Por isso, esteja sempre aberto a conhecer pessoas e mantenha seus contatos como um bem precioso — eles podem ser de grande valia em um momento de necessidade!

Porém, mais do que fazer networking, o empreendedor estabelece relações positivas com vínculos. Conhecer pessoas simplesmente não leva à conquista de resultados. É preciso engajá-las na sua causa para que contribuam em seus projetos, entregando o seu melhor. As melhores parcerias no meio corporativo dependem de boas relações interpessoais. 

5. Mãos à obra!

O empreendedor não tem medo de sair da teoria e colocar a mão na massa. Muito pelo contrário: gosta de conhecer todos os processos para saber a melhor forma de otimizá-los. Ele arregaça as mangas e trabalha junto com sua equipe, mostrando sua garra e energia a todos.

O empreendedor de sucesso é, acima de tudo, um líder que lidera pelo exemplo. Dessa forma, não é aceitável que ele fique de fora da execução das mais diversas etapas do processo. Além disso, esse engajamento na realização também é uma forma de ampliar o seu conhecimento. É preciso saber exatamente como funciona cada etapa produtiva para ter um conhecimento pleno do que se está entregando ao mercado.

Desenvolva seu potencial empreendedor

Como citamos, é possível desenvolver as suas características empreendedoras para ter mais chances de sucesso no mercado. O ideal é buscar qualificação, tanto técnica quanto de desenvolvimento pessoal. As capacitações técnicas abrangem cursos de graduação, pós-graduação e livres. Também é possível conquistar grande conhecimento a partir de palestras e workshops.

No âmbito de desenvolvimento pessoal, é possível buscar ferramentas como o Coaching, por exemplo. Essa metodologia se baseia no desenvolvimento pessoal e/ou profissional a partir da identificação dos recursos que o indivíduo já possui. O Coach (profissional capacitado para conduzir o processo) ajuda o coachee (aprendiz) a se conhecer melhor e definir metas passíveis de serem realizadas. 

O ideal é que o empreendedor não fique parado diante de um mercado dinâmico. Estar sempre se movimentando para se tornar mais preparado é essencial para se estabelecer e conduzir seu negócio ao sucesso. 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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