Como descobrir seus talentos?

 

Todas as pessoas possuem algum tipo de talento, embora nem todos saibam como reconhecer este tipo de habilidade.

Os talentos são capacidades ou habilidades especiais que uma pessoa tem ou desenvolve ao longo da vida para realizar qualquer tipo de atividade ou tarefa, independentemente do contexto em que se está inserido. Naturalmente, porém, os talentos ficam mais evidentes quando se fala em aptidões para a carreira, para habilidades artísticas ou para o desempenho esportivo, por exemplo.

A questão é: como descobrir talentos? Neste artigo, você entenderá melhor o conceito de talento e conferirá algumas dicas para identificar quais são os seus.

A importância da identificação de talentos pessoais

Conhecer seus talentos é uma forma de identificar onde “investir”, sobretudo quando se trata de uma escolha de carreira. Quem trabalha com o que gosta e com o que sabe fazer bem com certeza tem um dia a dia profissional mais feliz e produtivo do que aqueles que não conhecem os tesouros que têm guardados dentro de si. Ou pior, há aqueles que conhecem seus talentos, mas os ignoram, optando por outra atividade profissional.

Os talentos são diversos, e é isso o que torna a humanidade tão interessante. O que um não sabe fazer, o outro sabe, e assim nos tornamos necessários uns aos outros. Com certeza, você conhece alguém que tenha grande facilidade para falar em público, para ensinar, para tocar um instrumento ou até mesmo para lidar com números. O reconhecimento de um talento é uma junção de dois elementos: o que sabemos fazer e o que sentimos prazer em fazer.

Todas as pessoas possuem algum tipo de talento, sendo que alguns sabem como reconhecer esse tipo de habilidade, enquanto outros desconhecem seus próprios talentos e tampouco sabem como descobri-los e utilizá-los de forma eficiente. Se esse é o seu caso, confira as dicas a seguir:

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

7 dicas para descobrir seus talentos

Saiba como descobrir seus talentos em sua vida pessoal ou profissional:

1. Descubra seus pontos fortes e fracos

Pergunte a si mesmo: quais são seus pontos fortes e fracos? Quais são suas maiores qualidades? E seus principais defeitos? Quais são as características que você mais gosta e menos gosta em si mesmo?

Esse é um eficaz exercício de autorreflexão que pode te ajudar a identificar quem você realmente é, quais são suas principais características, suas melhores competências e os comportamentos que você precisa desenvolver para ser uma pessoa e um profissional ainda melhor do que você já é.

Psicólogos e coaches são profissionais que podem te auxiliar nesse sentido, pois possuem conhecimentos de variadas técnicas que estimulam o autoconhecimento. Vale a pena marcar uma sessão para conhecer melhor a si mesmo.

2. Lembre-se dos tempos de escola

Em sua infância, em quais atividades você se destacava? Quais tarefas te davam mais prazer? Desenhar, pintar, escrever, praticar esportes, dançar, aconselhar amigos, organizar festas, apresentar seminários, fazer experimentos científicos, pesquisar sobre História e Geografia, fazer cálculos matemáticos, aprender novos idiomas, consertar objetos, jogar games, inventar histórias — todas essas atividades podem revelar talentos.

A infância é uma época muito reveladora no que diz respeito às nossas aptidões naturais e interesses. Uma criança que se sente bem falando em público pode ser um futuro professor, palestrante ou advogado, por exemplo. Um jovem que gosta de escrever e sabe fazê-lo com facilidade pode tornar-se um bom escritor, jornalista ou roteirista. É claro que é preciso estudo para lapidar e complementar essas habilidades, mas essa aptidão na infância e na juventude pode ser um bom ponto de partida.

Se você tem dificuldade em identificar seus talentos, faça esse resgate de seus tempos de criança e adolescente. Eles podem ser um grande auxílio.

3. Saiba o que você gosta na sua carreira

Chegando agora a uma análise de sua idade adulta, reflita: o que você mais gosta de fazer em seu trabalho ou na carreira que escolheu exercer? Lidar com clientes? Gerenciar pessoas? Trabalhar em equipe? Planejar atividades? Executar demandas? Produzir relatórios? Ajudar pessoas? Trabalhar com números? Exercer a criatividade? Envolver-se com tecnologia? Fazer pesquisas científicas?

Descobrir quais são as tarefas que mais gosta de realizar no trabalho pode te ajudar a perceber quais são suas maiores habilidades e o que você mais gosta de fazer no ambiente profissional, contribuindo para que você reconheça os seus talentos.

Se nada te agrada naquilo que você faz, ou se você sente muita dificuldade na área escolhida, pode ser o momento de optar por um novo caminho.

4. Conheça seus hobbies

Quais são seus hobbies? O que você gosta de fazer no seu tempo livre? O que você faz para se divertir quando sobra um tempinho? Quais atividades você realiza e que fazem o tempo passar mais rápido? Ler um livro? Praticar esportes? Jogar videogame? Ir ao cinema? Fazer palavras cruzadas? Cuidar de plantas e animais? Viajar? Bater papo com os amigos e familiares?

Acredite, seus talentos podem estar escondidos nos seus passatempos preferidos. Por isso, reflita sobre as atividades que você curte fazer fora do seu ambiente de trabalho. Cada um de nós carrega dentro de si uma tendência para fazer com maior frequência aquelas atividades que nos dão mais prazer e que sabemos fazer melhor. Por isso, preste mais atenção em seu tempo livre.

5. Experimente testar novas ideias

A melhor maneira de descobrir se você gosta ou não de algo e de saber se você é bom ou não em alguma atividade é justamente testando-a. Você pode até gostar de se comunicar e ter facilidade para ensinar, mas só saberá se tem talento para ser um professor, por exemplo, se experimentar.

Por isso, se você acha que é bom em determinada tarefa que nunca realizou, procure testar novas ideias e experiências. Essa é uma excelente maneira de descobrir mais talentos em si mesmo. As respostas que procuramos só chegam quando nos prontificamos a correr alguns riscos.

6. Pergunte para as pessoas próximas

Outra maneira eficaz de descobrir quais são os seus talentos é conversando com as pessoas próximas a você. Em muitos casos, somos bons em diversos aspectos que, às vezes, passam despercebidos por nós mesmos.

Por isso, experimente conversar com seus familiares e amigos e ouça o que eles têm a dizer a seu respeito e sobre suas qualidades. Ouvir aqueles que convivem com você pode ser uma boa sugestão para a identificação de talentos. No entanto, lembre-se de que você sempre tem o direito de discordar daquilo que as pessoas dizem sobre você. No fim das contas, a escolha é sempre sua — jamais se esqueça disso.

7. Faça testes vocacionais

Navegando pela internet, você pode pesquisar sobre testes vocacionais, que consistem numa série de perguntas ou de afirmações a serem avaliadas por você. O objetivo desses testes é te orientar a identificar atividades que são prazerosas para você e que você sabe fazer com habilidade. Portanto, os resultados obtidos são possíveis talentos e até mesmo sugestões de carreiras a serem seguidas.

Há testes informais que podem ser encontrados de forma gratuita na internet. No entanto, essas avaliações tendem a ser mais superficiais. O ideal, portanto, é realizar testes aplicados por institutos oficiais e por profissionais do coaching e da psicologia.

Talentos são, portanto, atividades que conseguimos executar com grande habilidade. Todos nós temos alguns dentro de si, e as sete dicas acima são ótimas recomendações para a sua identificação. Depois, é só colocar esses talentos em prática para viver com mais propósito e realização — tanto pessoal quanto profissional.

E você, conhece outras dicas eficazes para descobrir talentos? Conte sua experiência no espaço abaixo. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo com quem mais possa se beneficiar das dicas acima.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010