Como descobrir seus talentos?

homem usando binóculos com pontos de interrogação em volta

Milles Studio / Shutterstock Todas as pessoas possuem algum tipo de talento, embora nem todos saibam como reconhecer este tipo de habilidade.

Os talentos são capacidades ou habilidades especiais que uma pessoa tem ou desenvolve durante o tempo para realizar qualquer tipo de atividade ou tarefa, independentemente do contexto em que se está inserido.

Com certeza, você deve conhecer alguém que tenha grande facilidade para falar em público, para ensinar, tocar um instrumento ou até mesmo para lidar com números.

Todas as pessoas possuem algum tipo de talento, sendo que alguns sabem como reconhecer este tipo de habilidade, enquanto outros desconhecem seus próprios talentos e tampouco sabem como descobri-los e utilizá-los de forma eficiente.

5 dicas para descobrir seus talentos

Saiba como descobrir seus talentos em sua vida pessoal ou profissional:

Descubra seus pontos fortes e fracos

Pergunte a si mesmo: Quais são seus pontos fortes e fracos? Quais são suas maiores qualidades? E seus principais defeitos? Quais são as características que você mais gosta e menos gosta em si mesmo?

Este é um eficiente exercício de autorreflexão que pode te ajudar identificar quem você realmente é, quais são suas principais características, suas melhores competências e os comportamentos que você precisa desenvolver para ser uma pessoa e um profissional ainda melhor do que você já é.

Conheça seus hobbies

Quais são seus hobbies preferidos? O que você gosta de fazer no seu tempo livre? O que você faz para se divertir quando sobra um tempinho? Quais atividades você realiza e que fazem o tempo passar mais rápido? Ler um livro? Praticar esportes? Jogar vídeo game? Ir ao cinema?

Acredite, seus talentos podem estar escondidos nos seus passatempos preferidos. Por isso, reflita sobre as atividades que você curte fazer fora do seu ambiente de trabalho.

Saiba o que você gosta na sua carreira

O que você mais gosta de fazer em seu trabalho ou na carreira que escolheu exercer? Lidar com clientes? Gerenciar pessoas? Trabalhar em equipe? Planejar atividades? Executar demandas?

Descobrir quais são as tarefas que mais gosta de realizar no trabalho pode te ajudar a perceber quais são suas maiores habilidades e o que você mais gosta de fazer no ambiente profissional, contribuindo para que você reconheça quais são seus talentos.

Experimente testar novas ideias

A melhor maneira de descobrir se você gosta ou não de algo e de saber se você é bom ou não em alguma atividade é justamente testando. Você pode até gostar de se comunicar e ter facilidade para ensinar, mas só saberá se tem talento para ser um professor, por exemplo, se experimentar.

Por isso, se você acha que é bom em determinada tarefa que nunca realizou, experimente testar novas ideias e experiências. Essa é uma excelente maneira de descobrir mais talentos em si mesmo.

Pergunte para as pessoas próximas

Outra eficiente maneira de descobrir quais são seus talentos é conversando com as pessoas próximas a você. Em muitos casos, somos bons em diversas coisas que, às vezes, passam despercebidos por nós mesmos.

Por isso, experimente conversar com seus familiares e amigos, e ouça o que eles têm a dizer a seu respeito e sobre suas qualidades.

E você, conhece outras dicas eficientes para descobrir talentos? Deixe o seu comentário e compartilhe o conhecimento em suas redes sociais!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010