Dinâmica do papel amassado: uma análise reflexiva

Dinâmica do Papel Amassado

Saiba como funciona a dinâmica do Papel Amassado

Em uma empresa, é essencial criar um sentimento de coletividade positiva entre os membros de uma equipe e também entre os times de diversos setores. Para isso, a gestão e a área de recursos humanos devem andar de mãos dadas, planejando estrategicamente as ações que podem construir e sustentar os laços dos relacionamentos interpessoais e o fortalecimento de características importantes, como a empatia, a solidariedade e a humildade. 

Uma das formas de atingir um bom nível de mentalidade coletiva positiva é com a dinâmica do papel amassado — de preferência combinada com o coaching, um poderoso método capaz de transformar a vida das pessoas. 

Para saber como essa atividade funciona, e também a respeito do coaching, é só continuar a leitura deste artigo!

Qual é o objetivo da dinâmica do papel amassado?

O objetivo da dinâmica do papel amassado é oferecer uma metáfora visual para que as pessoas possam refletir sobre as consequências das suas ações, sobretudo as que forem nocivas — tanto para si mesmas quanto para as outras pessoas.

Quando cometemos um erro, todos nós temos o direito de consertá-lo e seguir em frente. No entanto, há marcas que ficam para sempre, o que pode comprometer a qualidade das relações que estabelecemos com as pessoas ao longo da vida. A dinâmica do papel amassado é um convite para que pensemos antes de agir, pois remediar pode não ser tão eficaz quanto evitar uma conduta inadequada.

Como a dinâmica do papel amassado funciona?

Primeiro, é preciso dividir uma folha em quatro partes iguais. Depois, cada participante fica com um pedaço dela. Então, o coordenador da atividade pede que todos amassem a folha em formato de bola. Após esse processo, o condutor avisa que todos devem desamassar o papel e tentar deixá-lo como estava antes. Apesar das tentativas, as pessoas não conseguirão deixar o papel exatamente do mesmo jeito que era.

A dinâmica tem como principal objetivo mostrar aos membros do grupo que, uma vez que acontece uma ação errada, é impossível voltar no tempo e tentar consertá-la, pois nada será como antes. Portanto, é essencial evitar ao máximo fazer mal aos outros. A grande metáfora para fazer com que os indivíduos entendam isso é justamente pensar no papel amassado. Mesmo que você o deixe debaixo de um livro por anos, ele jamais vai perder 100% das marcas de amassados.

O mesmo ocorre quando magoamos alguém. É possível continuar com um relacionamento após a passagem de uma situação problemática, porém, nunca será como antes. Isso acontece principalmente nos casos de quebra de confiança. Uma vez que a honestidade é abalada, a confiança nunca mais será a mesma. Como disse o compositor alemão Johannes Brahms (1833-1987): “A confiança perdida é difícil de recuperar. Ela não cresce como as unhas.”. Simples, não é mesmo?

Além disso, o ato de pensar antes de agir também é uma forma de incentivar o pensamento coletivo positivo dentro de uma equipe. Quando todos raciocinam a respeito de como o seu trabalho pode ou não afetar o colega, todos saem ganhando. Esse cuidado demonstra respeito, profissionalismo e comprometimento com as metas da corporação.

O trabalho em grupo contribui para o alcance das metas gerais e para o crescimento dos índices positivos de clima organizacional e de qualidade de vida no trabalho.

Como o coaching pode atuar na sua empresa?

Além das dinâmicas de grupo, o coaching também pode ser uma ferramenta importante para criar uma mentalidade coletiva positiva nas empresas. Ele pode se manifestar de diferentes maneiras nesses ambientes.

 

  • Coaching corporativo ou business coaching

 

O coaching corporativo tem o objetivo de melhorar a performance da empresa como um todo. A análise do cenário permite o diagnóstico de possíveis pontos de melhoria, no que diz respeito a: liderança, gestão de processos, gestão financeira, desempenho individual dos profissionais, cultura empresarial, objetivos, prazos, estratégias e métodos de expansão e crescimento.

 

  • Coaching de equipes

 

Nesta modalidade, os coaches trabalham no desenvolvimento emocional e comportamental de equipes específicas das empresas. Assim, elas conseguem delegar tarefas entre si (de acordo com as competências de cada um), solucionar conflitos, maximizar a produtividade e alcançar metas. Além disso, a empresa consegue reter talentos por mais tempo.

 

  • Coaching de vendas

 

O coaching de vendas é específico para que o vendedor adquira conhecimentos e consiga melhorar a sua performance nos momentos de negociação. Com práticas atualizadas de mercado, o coachee desenvolve a sua autoconfiança e a sua eficácia na persuasão dos clientes. Ele corrige os seus pontos de melhoria, fidelizando o cliente e aumentando consideravelmente as suas vendas.

 

  • Coaching de empreendimento

 

O objetivo do coaching de empreendimento é orientar a organização a compreender o seu momento atual: forças e fraquezas internas, bem como ameaças e oportunidades externas. A partir dessa análise de cenário, são definidos os objetivos organizacionais e as estratégias para alcançá-los em prazos específicos, com crescimento e desenvolvimento. É também uma modalidade muito útil para empreendedores autônomos que estão estruturando a sua empresa.

 

  • Coaching de recrutamento

 

Esse tipo de coaching oferece uma metodologia específica para que os profissionais de recrutamento possam selecionar colaboradores de modo preciso, de acordo com os cargos. Assim, esse profissional consegue realizar uma avaliação mais aprofundada do colaborador, não só nas suas competências técnicas, mas na sua personalidade e na sua adequação à cultura organizacional, reduzindo a rotatividade.

 

  • Coaching de liderança ou executive coaching

 

Por fim, o coaching de liderança tem o objetivo de transformar gestores em grandes líderes, desenvolvendo competências diversas, como: clareza de comunicação, empatia, inteligência emocional, atribuição de tarefas, habilidades de feedback e motivação. Assim, o coachee conseguirá exercer a sua liderança, conduzindo as suas equipes ao alcance das metas determinadas e acelerando os resultados empresariais.

A dinâmica do papel amassado em outros grupos

O coaching e as dinâmicas são ferramentas importantes para o desenvolvimento pessoal. Entretanto, o seu uso não deve se limitar ao ambiente corporativo. Há outros contextos em que essas atividades também podem ser extremamente benéficas.

A dinâmica do papel amassado, por exemplo, nos ensina que os erros que cometemos podem deixar marcas muito difíceis de apagar, abalando a confiança que havia sido conquistada. Por isso, além das empresas, ela também pode ser aplicada em outros grupos. 

Nas escolas e universidades, ela serve para ensinar a importância de pensar antes de falar e de agir desde cedo, nos grupos de crianças e jovens. Nas igrejas e demais instituições religiosas ou espirituais, a dinâmica também reforça a necessidade de respeitar o espaço do outro e de ser confiável, de modo que relações mais estáveis e duradouras possam ser estabelecidas. Por fim, até mesmo dentro das famílias a dinâmica pode ser realizada, a fim de promover mais união e respeito.

Conclusão

Como você pode notar, tanto as dinâmicas de grupo quanto as diferentes modalidades de coaching podem beneficiar os grupos sociais dos quais fazemos parte, o que inclui as empresas. São processos que geram reflexões e melhorias profundas nas pessoas que compõem as organizações, sobretudo no desenvolvimento de valiosas competências técnicas e comportamentais.

E você, querida pessoa, já conhecia a dinâmica do papel amassado? Já conhecia a importância do coaching no dia a dia das empresas? O que você pensa sobre essas duas valiosas ferramentas do universo corporativo? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010