Dinâmica do papel amassado – Criando uma mentalidade coletiva positiva

Dinâmica do Papel Amassado

Saiba como funciona a dinâmica do Papel Amassado

 

Em uma empresa é essencial criar um sentimento de coletividade positiva entre os membros de uma equipe e também entre os times de diversos setores. Para isso, a gestão e a área de recursos humanos devem andar de mãos dadas, planejando estrategicamente as ações que podem construir e sustentar os laços dos relacionamentos interpessoais e o fortalecimento de características como a empatia, solidariedade e a humildade.

Baixe aqui o nosso manual completo sobre

Dinâmicas

Iamgem ebook

Uma das formas de conseguir atingir um bom nível de mentalidade coletiva positiva é com a dinâmica do papel amassado combinada com o coaching, um poderoso método capaz de transformar a vida das pessoas. Para saber como essa atividade funciona e também a respeito do coaching é só continuar lendo esse artigo.

Como a dinâmica do papel amassado funciona

Primeiro é preciso dividir uma folha em quatro partes iguais. Depois, cada participante fica com pedaço dela. Então, o coordenador da atividade pede que todos amassem a folha em formato de bola. Após esse processo, o condutor avisa que todos devem desamassar o papel e tentar deixar como ele estava antes. Apesar das tentativas, as pessoas não conseguirão deixar o papel exatamente do mesmo jeito que era.

A meta da atividade

A dinâmica tem como principal objetivo mostrar aos membros do grupo que, uma vez que acontece uma ação errada, é impossível voltar no tempo e tentar consertá-la, pois nada será como antes. Portanto, é essencial evitar ao máximo fazer mal aos outros. A grande metáfora para fazer com que os indivíduos entendam isso é justamente pensar no papel amassado. Mesmo que você o deixe abaixo de um livro, 100% das rasuras dele jamais irão sair.

Quando se magoa uma pessoa é a mesma coisa. É possível continuar com um relacionamento após a passagem de uma situação problemática, porém nunca será como antes. Isso acontece principalmente nos casos de quebra de confiança. Uma vez que a honestidade é abalada, a confiança nunca mais será a mesma. Como disse o compositor alemão Johannes Brahms (1833-1987): “A confiança perdida é difícil de recuperar. Ela não cresce como as unhas.”. Simples, não é mesmo?

Além disso, o ato de “pensar antes de agir” também é uma forma de incentivar o pensamento coletivo positivo dentro de uma equipe. Afinal, quando todos raciocinam a respeito de como seu trabalho pode ou não afetar o colega, todos saem ganhando. Esse cuidado demonstra respeito, profissionalismo e comprometimento com as metas da corporação. Sim, pois o trabalho em grupo contribui para o alcance das metas gerais e para o crescimento dos índices positivos de clima organizacional e de qualidade de vida no trabalho.

Como o coaching pode atuar na sua empresa

Com a função de mudar a vida das pessoas em âmbito profissional e pessoal, o coaching chega como uma excelente oportunidade para incentivar os funcionários a serem mais do que já são atualmente. Eles devem entender o método como uma forma de serem mais empoderados e de poderem contribuir ainda mais com o time e os objetivos da organização.

O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) tem uma alternativa efetiva chamada soluções corporativas, que é ideal para a gestão e a área de recursos humanos que está buscando por métodos novos e diferentes para resolver problemas antigos ou não, novos ou não. A solução pode ser em forma de coaching executivo individual, formação de coaches internos, programa de desenvolvimento de liderança com coaching, coaching em vendas, coaching assessment DISC, coaching group ou team coaching, leader coach training, palestra, workshop, e avaliação 360º. Está vendo como há uma alternativa para diferentes tipos de empresas, equipes, problemas e metas? Além dessas opções, há a solução customizada que irá se adequar com todas as necessidades e foco da corporação em prol do alcance do resultado positivo.

O IBC ainda tem outras formas de coaching que se adéquam para diferentes pessoas em diferentes momentos pessoais e profissionais. Um curso muito interessante é o de Psicologia Positiva, que é baseado na área de estudo com o mesmo nome. A pesquisa começou quando o professor americano Martin Seligman (nascido em 1942) começou a estudar a respeito de quais são os fatores internos e externos que incentivam a felicidade verdadeira.

Com esse poderoso conhecimento como base, o IBC desenvolveu a formação em Psicologia Positiva, que tem um conteúdo profundo e que busca encontrar os verdadeiros propósitos de cada coachee (aprendiz). O curso ensina sobre os fundamentos da psicologia positiva e da neurociência; entendimento do que são as emoções positivas e a compreensão positiva dos eventos psicológicos; o que são, como construir e como sustentar os relacionamentos construtivos; quais são seus verdadeiros propósitos e como colocá-los em um plano de ação factível; o que é engajamento e fluidez; como identificar quais seus quais são os hábitos energizadores; como exercitar o autoconhecimento e a inteligência emocional; como motivar o despertar pleno do seu potencial; e muitos outros pontos essenciais para o seu progresso profissional e pessoal.

O curso tem 150 horas, sendo que 120 são de atividades presenciais e 30 de complementares. Após passar por ele, você será mais confiante em relação às suas habilidades; a definição do que é a felicidade autêntica; a identificação de quais são os benefícios da alegria na saúde, carreira e relacionamentos; o entendimento do que é o quociente de positividade; a compreensão sobre os sentimentos e as intervenções positivas; terá mais facilidade para manter o foco e a concentração nas tarefas do dia a dia; encontrará quais são seus fatores determinantes para sua motivação intrínseca; conseguirá fazer comparações sociais; entenderá o poder da gentileza e do altruísmo; saberá como fazer e exigir um feedback construtivo; e muitos outros pontos super interessantes para a sua evolução.

Tanto as soluções corporativas quanto esse curso são opções extremamente importantes para ajudar a construir um futuro promissor para qualquer ser humano, seja no âmbito profissional ou pessoal. Com certeza, todas as pessoas que convivem com você irão sentir os efeitos positivos dos seus aprendizados, pois você estará executando cada um deles todos os dias. Mais do que isso: você estará evoluindo cada um deles ainda mais. Afinal, o coaching também ensina sobre a essencialidade de se autodesenvolver, do contrário você se torna uma pessoa estagnada no espaço e no tempo. Não espere mais para fazer esse investimento na sua educação contínua.

Gostou do artigo? Agora é só compartilhar com os seus amigos!

Gostou do artigo?

Desenvolva mais técnicas de gestão e torne-se um líder preparado com o e-book Dinâmicas de grupo. Preencha o formulário, é de graça.

Copyright: Google – http://marcialuz.com



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010