Como sair das dívidas com o coaching

 

Coaching e Dívidas

Utilize o Coaching e saia das dívidas


O tempo todo nos deparamos com estímulos para consumir alguma coisa. Comida, acessórios de beleza, imóveis, contratação de serviços, estudos, eletroeletrônicos, smartphones e por aí vai. A lista de coisas que estão bem perto e que fazem parte do cotidiano é bastante extensa. E mesmo que não seja um objeto extremamente necessário, a propaganda estimula a obtenção deste. Comprar coisas e adquirir bens não são atitudes ruins. Afinal, algumas compras podem promover o bem-estar, contribuir positivamente para a rotina e mais.

Porém, quando os hábitos de compra fogem do controle podem se transformam em algo incômodo: as assustadoras dívidas. Contrair dívidas não é algo que traz prejuízos tanto na vida pessoal quanto na profissional. Além disso, podem ser altamente prejudiciais para as relações de diversos tipos. Quer saber mais sobre este assunto e entender como sair das dívidas? É só continuar lendo o artigo!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Quais são as principais desvantagens de estar endividado

Ter dívidas vai muito além das questões financeiras. Elas causam impactos nada positivos em vários outros campos da vida. Além disso, acumular e contrair dívidas gera muitas frustrações, sobretudo no quesito profissional. Afinal, elas podem ser tornar empecilhos na ascensão profissional tão almejada, já que você não poderá investir na sua carreira. Para algumas empresas, isso pode ser até um fator impeditivo para a contratação.

Outro fator que precisa ser mencionado aqui é que os problemas financeiros impedem as pessoas de viverem novas experiências. Uma viagem para o exterior, a compra de bens (carro e imóveis, por exemplo), aquisição de novos produtos, a contratação de serviços podem ser sonhos que ficarão atrasados.

5 dicas para sair das dívidas

O que é preciso fazer para eliminar algo tão nocivo e prejudicial? É preciso ser bastante organizado e estratégico neste assunto. Por mais que seja algo que possa gerar muitos transtornos, não se deixe levar pelo desespero ou pela impulsividade. Confira agora 5 conselhos para ajudar você a ser uma pessoa mais equilibrada financeiramente. Acompanhe:

  1. Determine um dia para organizar finanças: escolha um dia do mês para listar as suas dívidas e também todos os seus rendimentos. Organize todas as suas informações em planilhas de modo que lhe permita visualizar com clareza os gastos que podem ser evitados nos meses seguintes, as dívidas mais urgentes e os investimentos necessários.
  2. Estabeleça metas e prazos: para que este processo tenha o sucesso esperado, é necessário que você estabeleça as metas deste planejamento, assim como os prazos. Quais serão as primeiras dívidas a serem quitadas? Até qual mês? Isso lhe ajuda a se manter organizado e motivado. Outra vantagem é que esta definição mostra o que realmente é importante e quais são os gastos supérfluos que você tem. Existem vários aplicativos que podem lhe ajudar a organizar suas metas e definir seus prazos. Mais para frente, o artigo fala mais respeito disso.
  3. Tenha disciplina: a partir do momento em que suas metas estão estabelecidas, é importante que você seja disciplinado no cumprimento delas. Ter responsabilidade é sinal de comprometimento com o alcance do objetivo traçado.
  4. Aprenda a utilizar seu dinheiro: invista em leituras e formações para que você possa aprender a lidar com o seu dinheiro da maneira mais eficaz e segura. É importante adquirir este conhecimento para que você não faça novas dívidas no futuro. Investir na aquisição deste conhecimento ajuda a ser mais organizado e bem-sucedido financeiramente e até profissionalmente.
  5. Aprenda a poupar o seu dinheiro: inclua em seu planejamento a criação de uma reserva financeira para você. Aplicar o dinheiro em uma poupança também é uma saudável alternativa para que você consiga quitar as suas dívidas, além de garantir que novas não sejam feitas. Com esta reserva financeira, ficará até mais tranquilo realizar alguns sonhos, como aquela viagem para o exterior. Só cuidado em como investir, se tiver dúvidas pergunte a um profissional do ramo ou um amigo que entenda do assunto.

Uma dica extra muito importante é a mudança de consciência. Não conseguir pagar as dívidas agora e não contrair mais nenhuma só por alguns meses. É preciso que esse seja um ensinamento que dure para a vida toda. Por isso, é muito importante que você busque por estudos e maneiras de entender mais a respeito do assunto.

Faltou alguma dica acima? Então, indique nos comentários!

Invista na sua educação

Quando se tem uma dívida fica difícil pensar em investir na educação contínua. Porém, esse tipo de planejamento já pode começar a ser feito. Depois de resolver seus problemas mais urgentes, comece a refletir sobre o que você precisa no momento para evoluir como pessoa tanto em âmbito pessoal quanto profissional.

A sua educação com cursos complementares, pós-graduação, MBA ou estudos em casa mesmo pode ser a sua porta de entrada para uma promoção salarial e/ou de cargo. Mais do que isso, pode ser um grande passo em direção ao seu amadurecimento tanto no trabalho quanto fora dele.

Uma recomendação extremamente interessante é o coaching. O método contribui justamente para a mudança de consciência e a capacidade de criar um planejamento estratégico que foi falado acima.

A formação Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é uma excelente opção para quem está buscando por transformação positiva e alto desempenho. Durante as 180 horas de aulas práticas e teóricas, o coachee aprende sobre a história do coaching; como exercitar o autoconhecimento, autoestima e a inteligência emocional; quais são as crenças limitadoras e como acabar com elas; quais são os princípios da psicologia positiva e da programação neurolinguística; as melhores práticas de uma boa liderança; o que são os processos de identidade; e muitos outros pontos essenciais para a evolução.

Com o PSC você obtém 6 certificações: Leader, Life Coach, Professional, Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul), Analista Comportamental e Self Coach (técnica exclusiva do IBC). Além disso, o IBC tem reconhecimento internacional de 5 institutos: International Association of Coaching, Global Coaching Community, European Coaching Association, International Coaching Council e Behavioral Coaching Institute.

Ficou com vontade de fazer as sessões de coaching? Navegue pelo site para saber mais ou converse com uma das nossas atendentes.  

O controle financeiro na palma da mão

Hoje em dia é possível fazer o gerenciamento do seu dinheiro de diversas formas:

  • Em uma planilha do excel.
  • Em um caderno ou bloco de notas.
  • Guardando tudo mentalmente. Só cuidado com esse item, pois nem todo mundo tem memória  boa a esse ponto.
  • Em aplicativos próprios para isso.

Falando em aplicativos, conheça 3 que podem ajudar no seu dia a dia:

  • GuiaBolso: é um serviço que faz conexões com as suas contas bancárias, automatizando o controle financeiro. Além disso, ele tem um radar para saber se a situação do seu CPF está regular e faz empréstimos com os juros mais baixos, caso você queira.
  • Toshl Finance: o aplicativo gere seu dinheiro, cartão de crédito, bitcoin, paypal e em diversas moedas.
  • Finance: além de gerenciar suas finanças, esse aplicativo tem uma opção em que você insere uma lista de compras. Assim, ele mesmo já indica o que está passando ou não dos limites.

 

Se você conhece mais algum aplicativo interessante é só escrever nos comentários!

Agora que você já entende a importância de não contrair dívidas e tem um monte de dicas para refletir, é hora de acreditar em si mesmo. Lembre-se de que você consegue sair de qualquer dificuldade que esteja passando com muita dedicação e esforço. Aproveite para compartilhar esse artigo com aquele amigo que também precisa de ajuda financeira.

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 435836833 baranq – https://www.shutterstock.com/pt/g/baranq

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010