Quais as principais diferenças entre ERP e CRM?

homem usando o celular

Confira os Benefícios do ERP e do CRM.

Os softwares que auxiliam na gestão contábil e da base de consumidores fazem parte da rotina de muitas empresas. No entanto, ainda há muitas dúvidas entre os gestores a respeito das funcionalidades desse tipo de recurso e as diferenças entre eles. Pensando nisso, elaboramos um artigo em que esclarecemos o que é ERP e CRM e a diferença entre ambos. Confira!

ERP e CRM: quais são as principais diferenças?

Para que seja possível compreender as diferenças principais entre ERP e CRM é importante conceituar ambos os softwares. 

O que é ERP?

A sigla ERP refere-se a Enterprise Resource Planning, esse é um software básico de gestão corporativa. Essa ferramenta é utilizada para manter o controle financeiro, fiscal e contábil de uma empresa. 

No ERP são integradas informações a respeito de pagamento de despesas e recebimento de receitas, considerando o custo de tributo de cada operação. Em linhas gerais, esse software funciona como a base para a gestão empresarial.

O que é CRM?

A sigla CRM se refere a Customer Relationship Management ou, em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente. Esse sistema é utilizado pelas empresas para cuidar da sua base de consumidores. A ferramenta é comercializada como software no modelo de licença ou no modelo de software service/cloud computing. 

O sistema tem como objetivo central proteger informações comerciais da companhia. Também contribui para identificar as melhores estratégias para potencializar as vendas, gerir metas e avaliar o desempenho dos vendedores. 

Quais as diferenças entre ERP e CRM?

A partir dos conceitos que explicamos acima, ficou mais fácil compreender a diferença entre as duas ferramentas. ERP é um software voltado para o controle financeiro e gestão corporativa. Já o CRM é uma ferramenta utilizada para o controle de clientes e vendas. Logo, a grande diferença está nas funções que cada ferramenta cumpre no dia a dia da companhia.

Ambos os softwares são relevantes para alavancar o crescimento da sua empresa. Porém, você pode estar confuso em relação aos benefícios que cada um entrega e como pode fazer a diferença no dia a dia. Para esclarecer essas dúvidas, listamos os benefícios de cada uma das ferramentas.

Benefícios do ERP

Veja quais são os principais benefícios do uso do ERP no dia a dia das empresas.

Redução de custos

Com a implementação do ERP é possível reduzir consideravelmente os custos com TI. Os valores com mão de obra, desperdícios, retrabalhos e erros são reduzidos, uma vez que o software contribui para uma gestão mais correta. 

Redução dos prazos de entrega

Com o aumento da produtividade proporcionado pelo ERP, é possível reduzir consideravelmente os prazos de entrega. 

Gestão de estoque e compras

O ERP contribui para facilitar a gestão de estoque e a compra e venda de mercadorias. 

Gestão tributária

Com o ERP é possível melhorar a gestão tributária de forma a evitar multas e reduzir a dependência de contadores. 

Benefícios do CRM

Confira abaixo quais são os benefícios do CRM. 

Redução de gastos

A partir da adoção do CRM é possível reduzir os gastos com papel. 

Redução de tempo

O sistema inteligente desse software contribui para reduzir o tempo gasto para procurar informações e documentos. 

Treinamentos

Com o software, o treinamento das equipes é bastante facilitado. 

Aumento das vendas

O aumento das vendas é uma consequência de poder passar mais tempo se dedicando às vendas e menos tempo realizando a organização de informações. 

Implementação

Tendo lido com atenção os benefícios oferecidos pelo ERP e CRM, fica relativamente mais simples decidir de qual a sua empresa precisa mais no momento. Com a escolha feita, é necessário saber como fazer a implementação do sistema. A forma de implementar o sistema é a mesma para diferentes tamanhos de empresas. 

Essa etapa pode gerar algumas incertezas e até dificuldades, pois demanda mudar a forma como algumas atividades são realizadas. As responsabilidades das equipes também mudam. O fator humano é essencial nesse momento, os colaboradores precisam fazer parte desse momento. Dê início a um diálogo aberto e solicite a contribuição dos seus colaboradores com sugestões e críticas. 

Fornecedor do software

Esse é um tópico de extrema relevância quando se trata de implementar um software como ERP ou CRM. Escolha uma empresa com experiência e disposta a trabalhar como parceira do seu empreendimento, dando suporte sempre que necessário. Juntamente com esse parceiro você deverá escolher como a implementação será realizada.

Nessa fase de implementação, é importante decidir se os módulos entrarão em funcionamento juntos ou em etapas nos diferentes departamentos. Ter um plano de trabalho bem definido é a base para não se perder durante a aplicação da estratégia.

Quando implementar um ERP? 

Em linhas gerais, o ERP é uma excelente alternativa para qualquer empresa com dificuldades para organizar arquivos e fluxos de informações. Gestores que não têm certeza sobre como estão as finanças da empresa precisam urgentemente de um ERP. Não dá para arriscar e operar no prejuízo sem saber, não é mesmo? 

Embora tenhamos apontado situações pontuais em que o ERP é mais do que bem-vindo, ressaltamos que todo momento é um ótimo momento. O gerenciamento de empresas deve ser feito de forma estruturada e adequada ao tamanho da companhia. Com o ERP, o gerenciamento da companhia fica muito mais simples. 

Quando implementar um CRM?

Essa ferramenta é especialmente importante para quem trabalha com vendas de produtos ou serviços. Para quem trabalha com uma base de clientes é imprescindível conseguir fazer um acompanhamento completo e focado dos mesmos. O sistema CRM é útil também no pós-venda, pois contribui para que você se mantenha em contato com o cliente.

Dar atenção e prestar suporte aos clientes é determinante para que eles continuem fazendo parte da sua base de atendimento. Comparativamente, o ERP se mostra mais urgente do que o CRM, porém, o último também pode fazer uma boa diferença. O ideal é fazer um estudo a respeito das possibilidades de trabalhar com os dois sistemas, afinal, eles oferecem recursos diferentes entre si.

Agora você já conhece as diferenças entre ERP e CRM! Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo através das suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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