O que é estratégia de crescimento de uma empresa?

Estratégias de Crescimento Saiba mais sobre as Estratégias de Crescimento de uma Empresa

 

Empresas que desejam se destacar em seus segmentos de atuação precisam constantemente manter-se atentas. Isso porque o mercado encontra-se verdadeiramente acirrado, já que a concorrência não para de se preparar um minuto para também ganhar o seu espaço na preferência do cliente. 

Em meio a este cenário de constante disputa, encontrar maneiras de inovar é o um dos principais caminhos que você, que tem um negócio, precisa tomar, para que assim a sua empresa tenha a oportunidade de se desenvolver, efetivamente e na prática, e também de crescer, alcançando, assim, o tão almejado sucesso. 

Para isso, algo com o que empresários e empreendedores podem contar é com a elaboração de uma estratégia eficiente de crescimento, que lhes ajude a manterem-se competitivas, atendendo às necessidades de seus clientes e oferecendo-lhes cada vez mais produtos e serviços de qualidade, que os fidelize de maneira efetiva. 

Convido você a me acompanhar na leitura de hoje e entender um pouco mais como uma estratégia de crescimento bem elaborada pode ajudar empresas em seu processo de ascensão. 

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O que é estratégia de crescimento?

Investir em inovação e crescimento é uma atitude essencial para que uma empresa sobreviva no mercado. Para isso, é fundamental que empresários, empreendedores, gestores e líderes elaborem uma estratégia de crescimento que deixe o empreendimento preparado para enfrentar todas as crises e desafios que podem surgir durante esta caminhada. São justamente essas estratégias que permitem a empresa prosperar e reagir em momentos de crise.

Assim, entende-se que as estratégias de crescimento consistem em métodos e processos utilizados para promover o progresso de uma empresa. Ter uma estratégia de crescimento define como a empresa enxerga os seus objetivos e se posiciona no mercado.

Uma de suas principais finalidades é definir ações efetivas, pensadas de maneira verdadeiramente estratégica, ou seja, com base no cenário atual da empresa e no estado em que ela deseja estar em determinado período de tempo, que lhe deem, não só a oportunidade de crescer, mas também de implementar melhorias em sua gestão como um todo. 

Trata-se de um documento completo, que contempla direcionamento em momentos de crises, desafios e dificuldades, bem como um plano de ação, com metas, prazos, responsáveis, entre diversos outros pontos muito bem definidos e que vão lhe ajudar a se orientar quando for necessário. 

Neste sentido, é importante entender que o processo que faz com que uma empresa realmente cresça e se destaque em seu mercado pode levar um tempo para trazer os resultados esperados, e requer bastante paciência, dedicação, persistência, resiliências, inteligência emocional e diversas outras competências e habilidades para finalmente ver os negócios prosperando como se almeja. 

Etapas de crescimento de uma empresa

Como eu acabei de relatar acima, dificilmente uma empresa chega a seu ápice do dia para a noite. Por trás de todo grande negócio, foi necessário muito tempo de caminhada, de erros, acertos e uma infinidade de outros fatores, que não ficam visíveis e claros para muitos de nós.

Assim, para que você entenda um pouco mais como isso funciona sobre o que estou falando, compartilho com você as etapas de crescimento e desafios que empresa enfrenta até alcançar os resultados extraordinários que planejou estrategicamente. 

Elas podem ser resumidas da seguinte forma:

  • Existência: preocupação em sobreviver;
  • Sobrevivência: consiste na organização dos sistemas formais que levarão a empresa a sobreviver;
  • Sucesso: o objetivo desta etapa é fazer a empresa crescer, manter a rentabilidade e buscar recursos;
  • Decolagem: nesta etapa os gerentes passam a tomar decisões estratégicas que façam as metas serem encaminhadas para o sucesso;
  • Maturidade de recursos: etapa que consiste na melhoria do retorno sobre os investimentos.

Dicas para acelerar o crescimento de uma empresa

Agora que já entendemos o que é estratégia de crescimento, bem como o caminho que grande parte percorre até se tornar referência em seu segmento, aqui vão algumas dicas, que aprendi na prática, e que vão te ajudar a fazer com que a sua organização realmente e verdadeiramente cresça. 

Continue a leitura e confira:

Esteja atento às oportunidades

Muitas oportunidades surgem em nosso caminho quando menos esperamos. Diante disso, é importante nos mantermos sempre atentos, pois somente assim poderemos enxergá-las e aproveitá-las da melhor maneira possível, desenvolvendo, assim, processos, produtos e serviços inovadores, que atendam cada vez mais e de forma assertiva as necessidades dos clientes. 

Localize seus concorrentes

Estar sempre de olho no que a concorrência anda fazendo também é um dever de casa que você precisa colocar em prática constantemente. Digo isso, pois, do mesmo jeito que você está frequentemente em movimento, buscando novas formas de se destacar no mercado, seus concorrentes também estão. Sendo assim, é preciso dar a devida atenção a este fator, pois que assim você não perca posicionamento no segmento que você atua.

Mantenha o foco claro

Tenha clareza sobre o que você verdadeiramente deseja alcançar e deixe claro também para seus colaboradores e gestores quais são as metas e objetivos que devem ser alcançados. Fazendo isso, você contribui para que todos mantenham-se focados no realmente importa, que é o crescimento da empresa como um todo. 

Integre sua equipe

Como eu costumo dizer sempre, empresas são resultados de pessoas. Sendo assim precisamos nos manter próximos de nossos colaboradores, integrando-os sempre aos processos, compartilhando com eles as estratégias, entre outros elementos, que são fundamentais para que eles sintam-se realmente parte da empresa e de algo maior, e, com isso, deem sempre o seu melhor na execução de suas atividades. 

Saiba delegar e monitorar 

Fazer isso é gerenciar com inteligência. Conforme acabei de dizer, sem seus colaboradores você não sai do lugar. Neste sentido, é preciso que você delegue a eles as atividades que são de suas competência e monitore suas ações, para que assim se tenha a oportunidade de fazer os ajustes necessários no meio do caminho e não se perca tempo com estratégias que não estão funcionando ou trazendo resultados efetivos. 

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Antecipe tendências

Ficar de olho em tudo o que acontece ao seu redor, principalmente nos rumos que o seu mercado de atuação está tomando, lhe permite sempre saber o que será tendência em seu segmento e também se antecipar, para trazer produtos e serviços inovadores e de qualidade a seus clientes. 

Com estas dicas realmente não tem como você e sua empresa não decolarem de vez e ganharem a preferência de todos os seus clientes. 

Além disso, o que você pode fazer é contar com as soluções personalizadas do Coaching Corporativo, a unidade de negócios aqui do IBC, que já ajudou empresas como Magazine Luiza, Laboratório Sabin, Banco do Brasil, Unimed, Sebrae, entre muitas outras a conquistarem resultados extraordinários e crescerem de forma efetiva e prática em seus segmentos.

Trata-se de um programa que analise o seu negócio com profundidade e traz soluções assertivas, que vão lhe permitir sair na frente e se destacar perante seus concorrentes. 


Ficou interessado? 

Gostou das minhas dicas? Quais estratégias a sua empresa adota para se manter sempre em rota de ascensão? Deixe seu comentário abaixo, falando sobre suas experiências e, se fizer sentido para você, curta e compartilhe este conteúdo nas redes sociais. Vamos propagar o conhecimento!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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