A importância de utilizar bem a inteligência emocional nas organizações

desenho de cabeça humana com coração no lugar do cérebro

angkanaSU / Shutterstock O desenvolvimento da inteligência emocional é fundamental para profissionais que querem acompanhar o ritmo do mercado e se destacar.

A inteligência emocional é um dos requisitos primordiais para os profissionais que almejam conquistar seu lugar diante da competitividade do universo corporativo. Isso porque, com a globalização, as mudanças passaram a acontecer em alta velocidade, e cabe ao profissional ter competência para acompanhar o ritmo do mercado e se adaptar aos constantes desafios.

[php_everywhere instance=”2″]

Como desenvolver a inteligência emocional

Segundo o psicólogo Daniel Goleman, a inteligência emocional abrange cinco competências emocionais e sociais básicas. São elas:

Autopercepção

Refere-se à capacidade de lidar com suas próprias emoções e sentimentos de maneira assertiva e adequada a cada situação e necessidade. Em momentos de tensão ou necessidade de tomar decisões importantes, o profissional consegue controlar sua ansiedade para que ela não prejudique seu desempenho.

Autorregulamentação

Se autorregulamentar está acima do processo de identificação, e compreende a maneira como o profissional direciona suas emoções para a conquista de resultados cada vez melhores.

Entrar em modo de foco e concentração total para exercer determinada tarefa é uma das características do profissional que consegue manter o autocontrole.

Para ser bem sucedido é preciso estar em equilíbrio consigo mesmo. Quer descobrir qual o seu nível de felicidade?
Clique aqui e faça nosso teste.

Motivação

Quando o indivíduo passa a conhecer a si mesmo de maneira completa, ele compreende quais são suas verdadeiras motivações e passa a trabalhar com senso de propósito — enxergando resultados a serem alcançados em curto, médio e longo prazo.

Empatia

A empatia trata-se da facilidade em entrar em sintonia com as pessoas. Uma pessoa empática é acessível e de agradável companhia. Portanto, conheça as pessoas e tente compreender os diferentes pontos de vista e linhas de pensamento. Esta troca de experiência, com certeza, trará novos e importantes aprendizados.

Habilidade social

A última característica de pessoas que possuem inteligência emocional é a capacidade de lidar com as pessoas, favorecendo o trabalho em grupo.

Honre e respeite a história do outro, suspenda o julgamento e ouça na essência o que as pessoas têm a dizer. Estabelecer relações significativas é um fator de extrema importância para o crescimento profissional.

Este artigo foi útil para você? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos nas redes sociais.

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010