Como administrar o estresse com técnicas de Coaching

Colegas estressados gritando e mulher meditando

Saiba como Coaching pode te ajudar a diminuir o estresse.

O estresse está presente na vida de todas as pessoas, manifestando-se em diferentes situações da vida pessoal ou profissional, como: um prazo curto para entregar um relatório, conflitos familiares, tarefas acumuladas, desafios, doenças, problemas financeiros, entre outros.

É importante que saibamos conviver com o estresse, já que ele faz parte da experiência humana. Para manter esse fator dentro de níveis equilibrados, o coaching tem se mostrado um método bastante benéfico, repleto de técnicas úteis. Neste artigo, você vai conhecer algumas delas, justificando a importância de participar das sessões de coaching. Para saber mais sobre o tema, é só dar continuidade à leitura a seguir!

O que é o estresse?

O estresse é uma resposta física e psicológica aos estímulos do meio em que vivemos, de modo que possamos nos defender dos perigos e correr atrás daquilo que nos faz bem.

Em quantidade moderada, o estresse pode ser benéfico, pois ativa o senso crítico e analítico do indivíduo, deixando-o mais atento em relação à atividade que está sendo realizada. Entretanto, quando o nível de estresse está muito elevado, ele pode causar grandes danos à vida do indivíduo e, por isso, é fundamental saber lidar com o estresse.

Entre esses danos, está o surgimento de transtornos mentais (como os transtornos ansiosos e a depressão), além de uma série de complicações físicas: tensão muscular, problemas cardiovasculares, respiração acelerada, queda de imunidade e maior suscetibilidade ao surgimento de doenças em geral.

Confira, no vídeo abaixo, uma palestra em que a psicóloga Kelly McGonigal ensina a transformar o estresse em aliado:

Como o Coaching ajuda a diminuir o estresse

O coaching é uma metodologia formada a partir do estudo de diferentes áreas do conhecimento, como a administração, a gestão do tempo e a psicologia. O seu objetivo é facilitar os meios pelos quais as pessoas alcançam os seus objetivos, tornando o processo mais rápido e eficaz. Nesse processo, muitas das técnicas do coaching também ajudam a promover mais bem-estar, saúde e qualidade de vida. Confira, na sequência, os ensinamentos do coaching úteis no combate ao estresse.

1. Gestão eficaz do tempo

Um dos grandes causadores do estresse é a falta de tempo para realizar todas as necessidades diárias e o desequilíbrio entre as demandas pessoais e profissionais. Com a competitividade acirrada do mundo atual, a tendência é que as empresas e profissionais tentem fazer inúmeras tarefas em curto espaço de tempo para, assim, crescer e se destacar.

Nesse sentido, o coaching auxilia o indivíduo a definir o que realmente é importante. Isso acontece graças ao autoconhecimento proporcionado pela ferramenta. Isso faz com que a pessoa conheça diferentes técnicas de gestão do tempo, adotando aquela que mais faz sentido para a sua rotina.

2. Identificação do propósito de vida

Outro motivo frequente de estresse é a falta de prazer na rotina. É claro que a vida de qualquer pessoa depende da realização de diversas obrigações. No entanto, no que diz respeito à missão de vida, por que não escolher caminhos que sejam compatíveis com os seus propósitos e com aquilo que o faz verdadeiramente feliz?

Pensando isso, o coaching oferece diversas ferramentas de autoconhecimento, não apenas para que a pessoa identifique as áreas da sua vida que precisam de mais atenção, mas também para ajudá-la a descobrir a sua missão de vida. Essa missão depende de 3 fatores: o que a pessoa faz bem, o que a pessoa gosta de fazer e o que a sociedade precisa. Isso permite que o indivíduo defina objetivos mais alinhados com a sua ideia de felicidade, atribuindo menos importância às opiniões alheias.

3. Relacionamentos interpessoais positivos

Estabelecer relacionamentos interpessoais construtivos é determinante para evitar conflitos. Com o coaching, é possível aprender a se relacionar bem graças à compreensão do perfil dos outros, o que permite o estabelecimento de uma comunicação eficaz entre pessoas de diferentes perfis e pontos de vista.

A clareza de comunicação, somada à empatia e à inteligência emocional, permite que diversos conflitos sejam prevenidos e também que os envolvidos saibam como resolvê-los, caso eles surjam.

4. Inteligência emocional

O estresse também pode ser driblado por meio da inteligência emocional, que é a capacidade de saber conduzir as emoções de maneira positiva, mesmo diante de situações de pressão e desafio. Compreender as emoções, nomeá-las, apurar as suas causas e administrar a sua intensidade são os pilares desse tipo tão essencial de inteligência.

Nesse sentido, o coaching é a mais poderosa metodologia para despertar o seu poder pessoal de saber orientar a si mesmo e administrar as emoções, independentemente das adversidades. Além disso, ele também o ajuda a desenvolver a empatia, que é a capacidade de compreender as ideias e as emoções do outro, o que evita os julgamentos e beneficia o já citado relacionamento interpessoal.

5. Planejamento estratégico

Por fim, o coaching oferece técnicas para a estruturação de um planejamento estratégico efetivo. Com essas ferramentas, é possível avaliar o estado atual e todos os recursos disponíveis — como habilidades e competências, forças e fraquezas, oportunidades e ameaças, clareza de metas a serem alcançadas, entre outras influências diretas e indiretas.

A partir de então, fica mais fácil definir um estado desejado, ou seja, um objetivo realista e alinhado ao seu propósito de vida a ser alcançado. O planejamento estratégico é o conjunto de atividades que conduzem a pessoa do estado atual ao estado desejado — processo que, com o auxilio de um coach, torna-se mais fácil, rápido e preciso.

Como você pode perceber, o coaching é um método que oferece diversas ferramentas de autoconhecimento, inteligência emocional e planejamento estratégico. Em conjunto, o desenvolvimento de todas essas competências permite que a pessoa lide melhor com as situações de estresse.

E você, ser de luz, o que tem feito para lidar com o estresse no dia a dia? Já pensou em participar de sessões de coaching? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds