Conheça estratégias para gerenciar situações que estão fora de controle

Na vida, existem situações que simplesmente não estão sob o nosso controle. Nós não podemos controlar, por exemplo, as reações das outras pessoas, as crises financeiras do nosso local de trabalho e até a forma como uma doença evolui no nosso organismo ou no de alguém a quem amamos.

Na verdade, se examinarmos bem, são poucas as situações que de fato temos 100% sob o nosso domínio. Por isso, é necessário equilibrar a inteligência emocional com o pensamento racional para que possamos lidar com esses momentos. Na sequência, confira 10 estratégias úteis para gerenciar situações que estão fora de controle!

 

  • Mantenha a calma e desconfie dos seus pensamentos

 

Essa orientação é talvez a mais difícil de seguir, mas é preciso tentar manter a calma. O desespero pode surgir quando estamos diante de algo que não depende de nós. Nesses momentos, entenda que de fato você não pode fazer nada. Essa aceitação, por dolorosa que seja, nos ajuda a enfrentar o momento. Respire fundo e lembre-se de que as coisas são sempre piores na sua cabeça do que na realidade. Desconfie dos seus pensamentos negativos, pois os acontecimentos dificilmente serão tão terríveis.

 

  • Avalie a situação de forma racional

 

Nos momentos de desespero, a reação mental mais imediata é a de viver as emoções de forma intensa, e é nessas horas que o pensamento racional “vai embora”. Ao perceber que isso está acontecendo, pare, respire e tente analisar a situação de forma racional. Como você pode resolver o problema? O que você pode fazer? Existe algum plano B, caso algo ruim de fato se concretize? Tente manter a racionalidade para encontrar uma saída. Tire a sua mente do desespero!

 

  • Foque no que está sob o seu controle

 

A forma como uma doença se manifesta no seu organismo não depende de você, mas o que você pode fazer é ir ao médico, repousar, tomar os medicamentos prescritos, enfim, cuidar-se. Se a sua empresa está em crise, você não tem como prever se será despedido, mas pode atualizar o seu currículo e enviá-lo a potenciais empregadores. Os problemas em si não estão sob o nosso controle, mas a forma como reagimos a eles está. Por isso, verifique o que você pode fazer e concentre a sua atenção nisso.

 

  • Priorize as tarefas

 

Ao descobrir as coisas que você efetivamente pode fazer, elabore um plano de ação. Em primeiro lugar, resolva as tarefas que sejam mais urgentes e importantes. Além disso, divida tudo o que você precisa fazer em tarefas menores, que você possa realizar aos poucos. Diga “não” ao que não for prioridade naquele momento. Essas medidas o ajudam a recuperar a noção de controle, o que ameniza o desconforto emocional de achar que não há nada que possa ser feito para solucionar o problema.

 

  • Comunique-se com clareza

 

Para gerenciar as situações problemáticas, muitas vezes precisamos nos comunicar com outras pessoas, seja para explicar o que está ocorrendo, seja para discutir possíveis soluções. Nesses casos, administre as suas emoções e comunique-se de forma clara. Organize os seus pensamentos, apresente a situação enfrentada e diga o que você espera das outras pessoas. Mantenha todas as partes envolvidas a par da situação, a fim de evitar mal-entendidos e minimizar o pânico.

 

  • Busque apoio

 

Muitas vezes, essa sensação de que não há nada a ser feito é uma percepção individual que não condiz com a realidade. Nesses casos, conversar com outras pessoas, mesmo que não estejam diretamente envolvidas com o problema, pode ser muito útil. O apoio de colegas, amigos e familiares nos ajuda a encontrar soluções ou ao menos a administrar as emoções negativas que as situações fora de controle usualmente despertam. Você também pode procurar o auxílio de coaches e psicólogos.

 

  • Seja flexível e adaptável

 

De uma hora para outra, as coisas mudam. Portanto, é relativamente frequente que as pessoas precisem abrir mão de algumas certezas, planos e hábitos. Quanto mais flexíveis nós formos, mais nos adaptaremos às novas circunstâncias que se apresentam nas nossas vidas. Nem sempre aquilo que foi planejado funcionará, o que demanda de nós a capacidade de ajustar as estratégias e de abrir-se a mudanças e novas abordagens.

 

  • Aprenda com a experiência

 

Quando vivenciamos situações que estão fora de controle, é natural pensarmos nelas como provações extremamente desagradáveis. No entanto, temos muitas coisas a aprender com elas, como: confiar em outras pessoas, exercitar a nossa fé, testar a nossa resiliência, aumentar a nossa paciência e simplesmente ampliar a nossa sabedoria para que situações como essa não se repitam futuramente. Analise o que deu certo e o que pode melhorar para se preparar melhor para o futuro.

 

  • Mude o que precisa ser mudado na sua vida

 

Há um lado positivo nas situações que fogem do controle: elas nos mostram aquilo que não vai bem na nossa vida. Pode ser um relacionamento que precisa ser terminado, um emprego que precisa ser mudado ou um estilo de vida que precisa de alterações. Portanto, se você estiver em um desses momentos complicados, analise o que eles estão “pedindo” que você mude na sua vida. Momentos de descontrole podem ser sinais de que mudanças são necessárias. Fique atento!

 

  • Mantenha uma mentalidade positiva

 

Por fim, por mais que isso seja bastante difícil, tente manter uma mentalidade positiva. Entenda que as situações que fogem do nosso controle podem nos ensinar muita coisa, como a necessidade de mudar algo, de confiar no outro ou simplesmente de manter a paciência. Procure ser otimista, tendo em mente que nenhuma situação, por mais desagradável que seja, dura para sempre. Foque em encontrar soluções, dentro das suas possibilidades, e supere os desafios!

Gerenciar situações que estão fora de controle pode ser algo muito desafiador, especialmente no que diz respeito ao aspecto emocional desses momentos. Desenvolva as estratégias acima e saia fortalecido dessas circunstâncias tão complexas!

E você, querida pessoa, como lida com as situações que estão fora de controle? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010