O que é Rapport

O que é Rapport Rapport é um conceito originário da psicologia que remete à técnica de criar uma ligação de empatia com outra pessoa. O termo vem do francês rapporter, cujo significado remete à sincronização que permite estabelecer uma relação harmônica. A técnica objetiva gerar confiança no processo de comunicação para que a pessoa fique mais aberta e receptiva durante a terapia. Isso faz com que ela interaja, troque e receba informações com mais facilidade.

 

O coaching se apropria da técnica de rapport para criar a sinergia necessária com o cliente e torná-lo mais receptivo durante as sessões. Esse método gera três comportamentos fundamentais nos envolvidos: coordenação, positividade e atenção mútuas. Ele constrói laços de compreensão e estabelece um diálogo em que todas as opiniões são consideradas e os pontos de vista e valores correspondidos e respeitados.

 

Não há como forçar o rapport. Ele exige uma demonstração de sincero interesse pela opinião e pensamentos do outro. Bons coachs sabem estabelecer naturalmente essa ligação de respeito e confiança com outras pessoas sem que essa atitude pareça conscientemente forçada.

Elementos do Rapport

Para compreender melhor o que é rapport, temos que levar em conta os elementos que o compõe. Esse conceito, em primeiro plano, está relacionado a sentir a conexão que transcende o campo das palavras. Desse modo, em sua essência e amplitude, exige atenção e equilíbrio dos seguintes elementos:

 

1 – Contato Visual

 

2 – Expressão Facial

 

3 – Postura Corporal

 

4 – Equilíbrio Emocional

 

5 – Tom de Voz – (Timbre)

 

6 – Andamento – (Timing)

 

7 – Volume – (Intensidade da voz)

 

8 – Comunicação Verbal – (Palavras)

 

9 – Comunicação Não-Verbal – (Gestos)

A prática do rapport

Existem diferentes técnicas de rapport. A mais famosa é conhecida como espelhamento. Ela é colocada em prática pela incorporação da linguagem corporal do seu interlocutor, como postura, gestos, expressões faciais, respiração, entre outros fatores que ajudem a criar empatia. Mas sua aplicação deve ser gradual e exige cuidado para as pessoas não acharem que estão sendo alvos de deboche.

 

Outra técnica de rapport muito empregada é a reciprocidade. Trata-se do famoso método “dar sem esperar nada em troca”. Por fim, o compartilhamento de interesses em comum também pode ser classificado dessa maneira. Muito comum no nosso dia a dia, ajuda a construir uma relação de camaradagem e confiança.

 

Como você deve ter percebido, certamente pratica ou já praticou rapport nos seus relacionamentos. Precisamos compreender o universo de cada pessoa para convivermos bem em família, no nosso trabalho e até para fazermos amigos e sermos felizes em nossa vida amorosa.

Rapport como conexão no processo de coaching

Da mesma forma que os nossos relacionamentos cotidianos são estabelecidos na base da confiança e respeito, o coaching também precisa desse tipo de vínculo para estabelecer uma boa comunicação durante o processo. O coach deve compreender as necessidades de seu coachee, identificar seu modo de agir, observar e se comunicar para oferecer o auxílio necessário para ele alcançar os objetivos desejados.

 

Empregar o rapport nas sessões de coaching contribui para o cliente ficar à vontade, de modo que exprima as suas ideias e opiniões e fique aberto às propostas de mudanças. A técnica é necessária para estabelecer uma relação de afinidade em todos os aspectos, que permitam coach e coachee se aproximarem, se conectarem e se respeitarem. Esses fatores ajudarão a focar o procedimento no objetivo principal do processo.

O conhecimento deste artigo lhe ajudou a expandir seus horizontes? Deixe sua opinião nos comentários!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010