A importância da comunicação eficaz nas organizações

Todo o profissional deve ter como um de seus princípios básicos a boa comunicação dentro da empresa

A comunicação não está ligada em apenas dizer algo a outras pessoas, mas sim, fazer com que o outro lado, o receptor, entenda aquilo que esta sendo dito, sem que haja qualquer tipo de má interpretação. É dever de quem está se comunicando assegurar que sua mensagem será compreendida de forma clara e objetiva.

Uma mensagem mal transmitida e, consequentemente, mal compreendida, pode afetar negativamente todo o ambiente de trabalho. Por isso, a comunicação eficiente é de grande importância para o equilíbrio organizacional.

Uma comunicação eficaz no mundo organizacional pode ser entendida como aquela que transforma e muda a atitude das pessoas. Se a comunicação apenas muda suas ideias, mas não provoca nenhuma atitude, então a ela não atingiu seu resultado.

E, como bem sabemos, a boa comunicação no mundo empresarial não é apenas realizada de forma verbal, em telefonemas e reuniões. As decisões clamam por documentos que as formalizem. Além disso, ferramentas de comunicação escrita (como e-mail e mensageiros) são bastante utilizadas nas empresas. Por isso, saber escrever de forma elaborada é fundamental para o desenvolvimento das demandas.

Lembre-se, um bom profissional deve saber planejar e esquematizar suas ideias para transmiti-las de forma eficiente.

A empresa e os colaboradores

É importante, no dia a dia, que os colaboradores e a empresa estejam alinhados quanto aos objetivos a serem alcançados. Sendo assim, é através da comunicação eficaz que a organização conseguirá criar uma cultura corporativa, onde cada membro da equipe entende quais são os valores, crenças e regras de conduta da empresa.

A mensagem e a individualidade de receptor

Cada pessoa tem a sua própria construção de significados que é influenciada por toda uma carga cultural adquirida durante anos. Ou seja, as pessoas não são iguais, portanto pensam e agem de forma diferente! Com isso, a forma de se expressar, a escolha das palavras, o tom da voz ou o meio utilizado na comunicação influencia a forma como o ouvinte interpretará a mensagem recebida. Devido a isso, é importante entender quem é o seu receptor!

O processo de comunicação deve estar em evolução contínua. Deve ser aperfeiçoado todos os dias. Para isso, o feedback é uma ferramenta de suma importância. Portanto, assegure-se do retorno da mensagem que foi transmitida, certifique-se se ela cumpriu com o objetivo e, de fato, gerou a atitude esperada. Caso isto não ocorra, a mensagem deverá ser transmitida novamente, desa vez, veja como pode ser mais clara, até mesmo usando outros meios e palavras, busque entender quais são as dúvidas afim de esclarecê-las e melhorar cada vez mais a comunicação existente entre você e seu receptor.

Uma comunicação assertiva evita atritos na organização e ajuda os colaboradores a concentrarem energias naquilo que realmente importa: os Resultados Extraordinários!

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