Quais são os passos para aplicar a Escala de Hawkins?

Mulher meditando

Conheça os passos para aplicar a escala de Hawkins.

A escala de Hawkins foi desenvolvida pelo médico, psiquiatra e escritor norte-americano David Ramon Hawkins. De acordo com os estudos desenvolvidos por esse especialista, os indivíduos percebem a realidade de maneiras diferentes devido ao seu nível de consciência.

Continue lendo para entender mais sobre esse conteúdo que pode mudar sua forma de entender o mundo e alcançar as suas realizações.

Quem foi o criador da Escala de Hawkins?

Nascido em 3 de junho de 1927, em Milwaukee, Wisconsin, David Ramon Hawkins foi médico, psiquiatra e escritor. O estudioso faleceu em 19 de setembro de 2012, em Sedona, Arizona. Por meio de experiências de vida e quase-morte, ele decidiu se aprofundar na investigação do desenvolvimento humano. 

Hawkins estudou psiquiatria na Faculdade de Medicina de Wisconsin. Ele também serviu durante a Segunda Guerra Mundial. Tendo se tornado alcóolatra, ficou à beira da morte. Após ter ficado inconsciente por um tempo, ele acordou tendo certeza de que Deus existe e com sua consciência mais apurada. A partir desse momento, focou em elevar a sua consciência espiritual. 

No ano de 1979, se mudou para Sedona, no Arizona, onde se tornou um eremita. Ele decidiu focar em ouvir o seu silêncio interno. Retornou, então, para a sociedade, mantendo o seu foco na pesquisa a respeito de consciência espiritual. Hawkins se tornou palestrante do assunto e escreveu livros. 

Trabalhou como psiquiatra até 1980, dirigindo o North Nassau Mental Health Center em Manhasset, maior clínica de saúde mental de Nova York. O psiquiatra era bastante procurado por aqueles que desejam tratar as suas mazelas emocionais. 

Teste de Hawkins

O teste de Hawkins tem como objetivo quantificar a vibração energética do paciente. Trata-se, basicamente, de um teste muscular (cinesiologia) que visa estabelecer a conexão da mente com o corpo. A partir dessa análise, os desequilíbrios físicos e emocionais dos pacientes podem ser avaliados. 

O teste é realizado examinando um braço que permanece estendido horizontalmente ao lado do corpo. O testador, então, faz perguntas para o examinado para que este, sem resistência, deixe seu braço reagir espontaneamente.

Caso o braço ficasse forte e rígido ao ser tocado pelo examinador, significava que a resposta era afirmativa. No caso do braço permanecer fraco e solto, então a resposta era negativa. O teste visava diagnosticar o paciente por meio das informações da sua mente subconsciente.

Escala da Consciência de Hawkins

Após 1980, Hawkins se aposentou de sua prática clínica e se dedicou por sete anos a estudar a espiritualidade e a consciência. Dois de seus livros de destaque são: Power vs Force: The Hidden Determinantes of Human Behaviour (Poder contra Força: Uma Anatomia da Consciência – Os Determinantes) ocultos do comportamento humano e The Levels of Consciousness (Os níveis de consciência). 

Nesses livros, o pesquisador desenvolveu investigações sobre a relação das emoções com os níveis de consciência. O estudo empreendido por Hawkins chegou à conclusão de que cada indivíduo percebe a realidade conforme seu nível de consciência. 

Seguindo esse princípio as emoções, ideias e vibrações energéticas correspondem ao nível de consciência de cada um. Hawkins criou uma tabela com o objetivo de quantificar e diferenciar os níveis vibracionais. Nessa tabela cada emoção equivale a uma vibração energética. 

Vibração e emoção

Hawkins desenvolveu a sua escala de acordo com suas próprias experiências pessoais e profissionais. Tomando essa escala por base, o número 200 é o que separa os níveis integrais dos não-integrais. De acordo com ele, quando há falta de integridade (níveis não-integrais) o indivíduo fica “afastado da vida” (isolado). Isso significa que a vida não consegue fluir. 

Os níveis que se encontram abaixo de 200 se caracterizam por baixos instintos que regem a existência de cada pessoa. Os níveis acima de 200, por sua vez, não podem ser facilmente subjugados pelas emoções. Dessa forma, desenvolvem uma compreensão mais efetiva da realidade. Logo, o amor e a empatia predominam nesse indivíduo. 

De acordo com Hawkins, é possível alterar um nível baixo de consciência. Para que isso ocorra é preciso utilizar a vontade direcionada para alcançar elevação interna. A verdade deve ser o norte de quem busca essa elevação. É importante dizer que nem sempre uma pessoa consegue essa mudança sozinha. Pode ser necessário contar com o auxílio de um terapeuta. 

Iluminação

Segundo Hawkins, o grande desafio é alcançar um elevado estado de consciência, ultrapassando o nível 400 (mente/intelectual) para o nível 500 (do amor). Tal transcendência de nível leva a uma mudança de paradigma, contribuindo para construir uma sociedade mais humana. 

A partir do nível 500, o princípio da causalidade é deixado de lado e em seu lugar surge a percepção profunda. A faixa acima de 500, na subdivisão 540, inicia o nível de consciência relacionado ao amor incondicional. A partir do nível 600, o indivíduo encontra a paz. Passando de 700, alcança a iluminação. O nível 1000 é a consciência de Cristo (Crística) ou o também chamado estado Budhico. 

Conheça os passos para aplicar a escala de Hawkins

Hawkins afirmava que é possível melhorar a nossa vibração. Abaixo listamos algumas formas de elevar nosso estado vibracional: 

Emoções elevadas

Foque em cultivá-las através da escolha de atividades melhores para seu dia a dia.

Hábito da gratidão

Valorize tudo aquilo que possui. 

Silêncio interior

Dedique-se a momentos de silêncio interior, praticando meditação e a contemplação da natureza.

Neutralize emoções negativas

Ao perceber uma emoção negativa, neutralize-a pedindo a Deus ou ao “Eu Superior” que substitua a mesma por Luz.

Desenvolvimento integral

Concentre seu foco no desenvolvimento de suas qualidades e talentos.

Use seu dom

Utilize seu dom para agregar valor à vida daqueles que o cercam fazendo projeções de forma positiva. 

Cuide da sua alimentação

Mantenha-se alimentado de vida e não se sangue carregado de dor e sofrimento. Lembre-se que o alimento influencia a nossa energia. 

Trabalhe seus pensamentos

Observe os seus pensamentos substituindo os negativos por intenções positivas. 

Cultive o respeito

Respeite a si mesmo e assim respeitará os outros. 

Lembre-se de que cada um percebe a vida de acordo com seu nível de consciência, então foque em desenvolver o seu! Já conhecia a Escala de Hawkins? Qual sua opinião? Comente abaixo

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010