Coaching Feminino – Tudo o que você precisa saber

Coaching Feminino Saiba o que é Coaching Feminino

 

Em um cenário extremamente competitivo e cheio de tarefas a cumprir, o Coaching feminino surge como um elemento com grande potencial para o desenvolvimento pessoal e profissional. O papel do processo de Coaching na vida de mulheres que estão buscando o equilíbrio entre questões pessoais e profissionais é fazer com que elas identifiquem todas as ferramentas que possuem dentro de si e que podem contribuir para seu crescimento.

Tudo o que você precisa saber sobre Coaching Feminino

A seguir você poderá entender melhor o que é o Coaching feminino e como ele pode contribuir para o desenvolvimento das mulheres nos setores pessoal e profissional.

Atendimento RapidoLigamos pra você!

Concordo com a Politica de Privacidade
Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber contatos via mensagem pelo WhatsApp, e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching e informativos de palestras e cursos do IBC.

O que é Coaching?

Coaching é uma metodologia voltada para o desenvolvimento em o coachee (cliente) é conduzido pelo coach (profissional) ao entendimento do que deseja e de como alcançar esses objetivos. A base desse processo é o autoconhecimento, os adeptos conseguem enxergar mais sobre si mesmos, delineando estratégias de metas mais alinhadas com a sua realidade.

O coach instiga o coachee a buscar as respostas necessárias para seguir adiante na vida, fazendo as perguntas certas. O processo de Coaching contribui para que a pessoa compreenda que possui todas as ferramentas necessárias para realizar os seus objetivos. Para muitos, basta destravar esse ponto específico e ressignificar certas crenças para que a ascensão profissional e pessoal torne-se possível.

Coaching Feminino: qual é o seu papel?

Após o entendimento do processo de Coaching, você deve estar se perguntando quais são os pontos diferenciais do Coaching feminino e por qual motivo existe essa categoria específica. A estrutura da sociedade cria para as mulheres uma série de barreiras e superar esses fatores limitantes é crucial para começar a almejar posições de maior destaque no mercado.

Algumas crenças seguem arraigadas no íntimo das mulheres, fazendo com que elas nem mesmo cogitem tentar alcançar um cargo de liderança ou empreender. Muitas profissionais de talento perdem oportunidades de brilhar e crescer em seus segmentos porque ainda não conseguem se enxergar com esse potencial. Identificar os obstáculos é o primeiro passo para mudar esse status.

Os desafios do dia a dia das mulheres foram aumentando ao longo dos séculos, saber gerenciar a sua vida profissional e pessoal, superando o sentimento de culpa que por muito tempo lhes foi incutido, faz toda a diferença para o alcance da sua satisfação. O Coaching feminino funciona como uma base de apoio para que as mulheres busquem sem receio ocupar seu lugar no universo do trabalho e alcançar a realização na vida pessoal.

Outras frentes do Coaching Feminino

Além de contribuir para o processo de descoberta da existência das ferramentas necessárias para se tornar bem-sucedida na vida pessoal e profissional, o Coaching feminino ainda trabalha outras frentes relevantes como, por exemplo, o entendimento de que mulheres não devem competir entre si e sim se ajudar para mudar a visão daqueles que ainda não se deram conta de todo o potencial que elas possuem.

Essa linha de Coaching ainda contribui para ampliar o entendimento feminino de que os homens precisam aprender e se acostumar a vê-las em posição hierarquicamente superior. Ao longo do processo, é possível desenvolver também ferramentas de relacionamento interpessoal, de maneira a conseguir agregar mais pessoas à sua estratégia.

Superação do mito da supermulher

Nas últimas décadas, a imagem da mulher na sociedade passou por algumas profundas transformações e com o tempo nasceu o mito da supermulher. As mulheres passaram a ocupar o mercado de trabalho, mas sem deixar as suas funções domésticas. Basicamente, elas passaram a ter jornadas duplas ou triplas, teve início, então, a criação de uma imagem de que a mulher realmente eficiente é capaz de fazer tudo ao mesmo tempo sem se sentir cansada.

Na prática, esse é um grande mito, haja vista que é impossível conseguir girar tantos pratos ao mesmo tempo sem chegar perto de um colapso nervoso. Assim, o Coaching feminino também tem um papel relevante na desconstrução dessa ideia de que a mulher precisa fazer tudo com o máximo de eficiência e sem se sentir exaurida. O processo contribui para entender o que não está indo bem e de que maneira essa questão pode ser solucionada.

O cuidado com a saúde física e mental deve ser uma das prioridades femininas, afinal, somente uma pessoa em estado de equilíbrio consegue ser produtiva. O coach pode ajudar a organizar melhor a vida da coachee, no sentido de ela conseguir fazer aquilo que precisa dentro de um sistema, considerando seus limites. Driblar as barreiras e imposições da sociedade é a forma mais inteligente de se consolidar em uma posição de destaque.

Entenda como o Coaching Feminino pode ajudar na busca pela satisfação

Felicidade é o resultado da plenitude em todos os âmbitos da vida, desde o relacionamento com os familiares até a conquista de realizações profissionais. O processo de Coaching pode ter um papel significativo no entendimento das mulheres de que podem ser boas mães e profissionais, sem ter que renunciar a uma coisa ou outra.

Eliminar o sentimento de culpa que a sociedade incute nas mulheres que optam por trabalhar e ter uma família é essencial para que elas possam ser felizes com suas escolhas. Um dos objetivos do processo é oferecer ferramentas para que as coachees consigam ter uma vida mais equilibrada.

Principais benefícios do Coaching Feminino

O processo de Coaching feminino pode ser bastante revelador e ajudar as mulheres a compreender como dar um direcionamento mais assertivo para as suas carreiras e ter uma vida pessoal saudável. Abaixo você poderá entender melhor quais são os principais benefícios.

1 – Percepção da força feminina

Coaching é um processo de autoconhecimento em que a pessoa tem uma ideia melhor a respeito das ferramentas que possui em seu interior para a resolução das questões fundamentais de sua vida. Para as mulheres, esse pode ser um processo bastante revelador, em termos de percepção de sua força. É uma maneira de elas entenderem que não só podem como devem buscar por seus sonhos, não deixando que imposições sociais as limitem.

2 – Eliminação de crenças limitantes

Certas crenças são como grilhões que prendem as pessoas que estão em busca da realização dos seus sonhos. Não existe nada mais poderoso do que uma ideia bem enraizada, enquanto um indivíduo acreditar que não conseguirá realizar um determinado feito por alguma questão estrutural, dificilmente conseguirá se livrar dessas amarras.

O coach guia a coachee para a compreensão de algumas crenças que precisam ser desfeitas. O mais interessante e efetivo desse tipo de processo é que a própria cliente descobre os pontos que devem ser mudados. O papel do coach não é dizer à coachee o que está errado e como consertar, mas sim fazê-la descobrir por si o que precisa ser repensado. As perguntas certas podem ser extremamente poderosas para mudar o direcionamento de um pensamento.

3 – Percepção mais positiva de outras mulheres

Algo bastante importante que o Coaching feminino trabalha é a desconstrução da ideia de competição criada entre as mulheres ao longo dos séculos. Quando elas deixam de enxergar umas às outras como inimigas naturais que estão disputando um mesmo espaço, se tornam mais fortes enquanto grupo. É uma forma de fazer com que as mulheres entendam que há lugares para todas que estão dispostas a buscar por suas realizações.

4 – Conexão com sua própria verdade

Como a sociedade não estimula as mulheres a olhar para si mesmas como profissionais capacitadas para assumir cargos de liderança e chefiar famílias, é comum que várias não tenham feito ainda uma conexão com a sua verdade interna. Ao longo de todo o processo de questionamento que o Coaching produz, se torna mais coerente essa ligação com o seu interior. Descobrir sua força e seu conjunto de habilidades ajudará a fazer com que essas mulheres se posicionem com mais força no mercado.

5 – Aceitação das falhas

O mito da supermulher que precisa ser uma mãe e profissional de excelência faz com que muitas mulheres não consigam conviver e aceitar as suas próprias falhas. O Coaching feminino auxilia no estabelecimento de um conhecimento mais profundo de si, acolhendo os seus erros e acertos com satisfação. Nenhuma mulher é perfeita e nem conseguirá atender as expectativas elevadas que a sociedade tem dela, então, nada mais efetivo e empoderado do que desconstruir essa ideia.

Atendimento RapidoLigamos pra você!

Concordo com a Politica de Privacidade
Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber contatos via mensagem pelo WhatsApp, e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching e informativos de palestras e cursos do IBC.

Coaching Feminino e a busca pelo empoderamento

O Coaching voltado para mulheres contribui para o empoderamento das coachees, no sentido de que as ajuda a entender quais são as forças internas que podem contribuir para o seu crescimento pessoal e profissional. Também é um processo em que as mulheres conseguem ter um entendimento maior sobre as questões estruturalmente limitantes e como reagir a elas, no sentido de se libertar.

Se você, mulher, deseja se desenvolver, seja na área pessoal, profissional, afetiva ou em tantas outras, o suporte de um coach especializado nos desafios do universo feminino pode te fornecer o impulso que precisa para ousar ir além e se transformar na sua melhor versão.

Gostou de saber mais sobre Coaching feminino? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe essas informações com outras mulheres que estejam em busca de empoderamento!

 

Fontes:

https://www.febracis.com.br/blog/coaching-para-mulheres/

https://revistacabelos.uol.com.br/15-fatos-que-voce-precisa-saber-sobre-coaching-para-turbinar-a-carreira/

Copyright:  1276205137 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010