Coaching para os pais – Onde ele atua?

Coaching para os pais Conheça o Coaching para os Pais

 

Educar um filho é um grande desafio, afinal, trata-se de um ser humano que tem as suas próprias vontades e características. Mesmo pais já experientes, muitas vezes podem se ver sem saber como agir simplesmente porque um filho nunca é igual ao outro. Assim, o Coaching para os pais, também chamado de Coaching Parental, se mostra como um meio bastante interessante de buscar estratégias para educar os filhos e manter uma relação positiva com eles.

Continue acompanhando e descubra como essa metodologia pode te ajudar nessa missão tão importante.

Os desafios de educar os filhos

O exemplo é a forma mais poderosa de passar um ensinamento para frente. Então, se os seus filhos se tornarão o que você é, é preciso que seja a pessoa que deseja que eles se tornem. Se quer que o seu herdeiro se torne um indivíduo responsável, honesto e gentil, deve ensinar isso a ele através das suas atitudes no dia a dia. É claro que na teoria as coisas parecem bem mais simples do que realmente são, por outro lado, o fato de ser desafiador não significa que seja impossível.

Durante muito tempo, os pais não se abriam sobre as dificuldades enfrentadas em cada fase dos filhos e passavam por tudo isso calados. Felizmente, hoje, isso tem mudado e cada vez mais pessoas têm falado sobre os desafios vividos da primeira infância até a adolescência. E isso é maravilhoso, pois permite que as pessoas troquem experiências, aprendam umas com as outras e procurem ajuda quando acharem que precisam.

Uma dessas ajudas é o Coaching Parental, que é indicado para pais e mães que estejam se sentindo perdidos com situações específicas ou mesmo que queiram obter um apoio profissional para se sentirem mais seguros. Afinal de contas, pais felizes criam filhos felizes, já que eles são como sementes que crescem de acordo com a forma com a qual são cultivados.

O que é o Coaching para os pais?

O Coaching, de forma geral, é uma metodologia voltada para o desenvolvimento humano. Dentro dela, existem profissionais que atuam em diferentes áreas, a fim de oferecer um atendimento mais focado de acordo com as necessidades dos clientes. Uma dessas áreas é o Coaching Parental, que surgiu nos Estados Unidos e no Canadá, no início da década de 2000, com o objetivo de aprimorar a experiência de vida das famílias.

A verdade é que os filhos não vêm com um manual de instruções ensinando como os pais devem agir. Cada pai e cada mãe age de acordo com o que acredita ser o certo, baseando-se em seus valores. Contudo, é preciso lembrar que os tempos mudaram, hoje, as crianças fazem perguntas e têm necessidades diferentes da geração anterior. Além disso, atualmente, existem muito mais influências externas na vida familiar, como a tecnologia, por exemplo, que tornou a tarefa de educar um pouco mais desafiadora.

Considerando tudo isso, o Coaching para os pais se mostra como um auxílio valioso. Poder contar com o apoio de um profissional nesse momento, permite que pais e mães se tornem mais conscientes sobre o processo parental e, assim, tomem as atitudes certas para alcançar seus objetivos e construírem uma relação positiva com seus herdeiros.

Benefícios do Coaching para pais

Quem tem filhos sabe que o que não falta são pessoas dando opiniões não solicitadas sobre a criação deles. É claro que geralmente esses palpites são dados com boa intenção, contudo, podem trazer mais angústia e dúvida do que, de fato, uma ajuda. Afinal de contas, cada indivíduo tem os seus próprios valores e é natural desejar passá-los para seus descendentes.

Com o auxílio de um coach parental, pais e mães aprenderão a filtrar essas opiniões~, porque saberão exatamente o que desejam ensinar aos seus filhos. Confira, a seguir, outros benefícios que a metodologia é capaz de oferecer para você e sua família.

1 – Entender melhor o relacionamento com os filhos

O processo de Coaching, de modo geral, é voltado para o autoconhecimento e com a área familiar não é diferente. O profissional auxilia os pais a se conhecerem e, assim, se entenderem melhor como casal (se for esse o caso) e como família. Com isso, torna-se possível identificar pontos a serem melhorados para estreitar o laço entre os envolvidos e promover a harmonia.

2 – Aprender a responder em vez de reagir

Muitas vezes, os filhos fazem coisas que surpreendem os seus pais, levando-os a ter reações intempestivas e que, mesmo sem intenção, afastam mais do que aproximam, intensificando os problemas da relação. Ao passarem pelo processo de Coaching, os pais aprenderão a responder a essas situações, ou seja, agirem com serenidade para mostrar onde estão os erros, em vez de simplesmente reagir sem pensar.

3 – Mais diálogo e menos gritos

O diálogo é a chave para o entendimento, entretanto, com o estresse do dia a dia, alguns pais acabam usando do grito para mostrar sua autoridade, o que, mesmo sem intenção, cria um ambiente ainda mais estressante para todos. Aprender a dialogar em vez de gritar é mais um dos benefícios do Coaching parental, o que incentiva os filhos a conversarem para expor seus problemas, tornando a relação familiar muito mais agradável.

4 – Encontrar o equilíbrio entre ser firme e ser rígido demais

Ser permissivo e não impor autoridade é tão ruim quanto ser rígido demais, pois ambas atitudes prejudicam a criação dos filhos. Enquanto a primeira postura faz com que cresçam sem noção de limites, a segunda afasta e compromete a união familiar. Através do apoio de um profissional fica mais simples enxergar essa linha tênue que existe entre um comportamento e outro, a fim de entender como manter a firmeza e, ao mesmo tempo, se mostrar acessível e aberto ao diálogo.

5 – Saber como incentivar o desenvolvimento dos filhos

Todo pai e toda mãe deseja que seus filhos cresçam, se desenvolvam e se tornem adultos responsáveis. Contudo, nem sempre os caminhos para incentivar isso se mostram simples. Esse é mais um aspecto que o coach parental pode trabalhar, ajudando pais a se organizarem mental e financeiramente para investirem no crescimento de seus herdeiros.

6 – Desenvolver habilidades de comunicação de acordo com a idade dos filhos

A boa comunicação é essencial para que uma família conviva em harmonia. Contudo, sem se tratando da relação entre pais e filhos, é preciso que os primeiros saibam adequar a linguagem de acordo com a idade dos pequenos. Outro aspecto importante diz respeito à seleção de temas que devem ou não ser expostos aos filhos, de modo que eles participem das questões familiares, mas sem se preocuparem demais com temas que ainda não têm capacidade de compreender.

7 – Entender as mudanças no comportamento dos filhos em cada fase

Cada fase do desenvolvimento de uma criança tem os seus desafios. Nos primeiros meses, é a fase da adaptação dos pais, que precisam reorganizar toda a dinâmica da casa para cuidar do bebê que acaba de chegar. Depois, vem a segunda infância, a pré-adolescência e a adolescência. Em cada etapa surgem novidades que podem trazer dúvidas e insegurança aos pais, e tudo isso pode se tornar mais simples com o apoio de um profissional.

8 – Melhorar o relacionamento entre irmãos

Manter o bom relacionamento entre os filhos pode se mostrar um grande desafio, principalmente em famílias maiores. E o coach parental pode oferecer auxílio também nesse sentido, ajudando os pais a entenderem melhor o perfil de cada um, a fim de encontrar maneiras de aproximar os herdeiros e solucionar possíveis conflitos entre eles.

9 – Obter auxílio para enfrentar situações específicas

Além do apoio no dia a dia, os coaches para pais podem ser de grande ajuda em situações específicas, como uma separação, saber como lidar com filhos que tenham certas condições de saúde, se preparar para uma adoção, entre outras. Contar com o suporte de um profissional poderá proporcionar mais seguranças para os pais e permitir que se preparem para os desafios envolvidos.

10 – Entender que errar faz parte do processo

Por fim, um dos benefícios do Coaching parental é o fato de que os pais terão a oportunidade de se conhecerem melhor e se enxergarem como seres humanos que são, sujeitos a cometer erros. Ter essa consciência é fundamental para que pais e mães entendam que não existe perfeição e sim a intenção de fazer o melhor para os filhos e aprender com as falhas. Isso tira o peso que muitos pais colocam sobre si e permite que vivam a parentalidade de modo mais leve.

O que é preciso para se tornar um coach de pais?

Caso tenha se interessado pelo tema e queira trabalhar na área, saiba que profissionais de Coaching já formados podem fazer uma especialização e, assim, se tornarem coaches de pais. Além disso, educadores e psicólogos que desejem oferecer um atendimento mais focado nas relações parentais também podem passar por um curso de formação e ampliarem as possibilidades de suas carreiras.

A área de atuação de um coach parental é bastante ampla e está se expandindo cada vez mais, o que se deve principalmente às demandas que surgiram com as transformações pelas quais a sociedade vem passando. O profissional pode atuar dando palestras em escolas para pais, alunos e educadores, realizando atendimento individual para pais, oferecendo cursos presenciais e online, entre outras opções.

Você já conhecia essa área de atuação do Coaching? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o artigo com seus amigos que são pais ou que tenham vontade de trabalhar nessa área.

 

Fontes:

https://www.oficinadepsicologia.com/mas-afinal-para-que-serve-o-coaching-parental/

https://parentcoachingbrasil.com.br/tudo-sobre-parent-coaching/

 

Copyright: 291643295 – https://www.shutterstock.com/pt/g/imtmphoto

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010