O que é Coaching Educacional

Coaching Educacional

Conheça os aspectos potencializados pelo Coaching Educacional

 

Se nós adultos podemos ter coaches nos esportes, na carreira, empresa e na vida, por que nossos filhos também não podem ter este apoio para conseguir vencer seus desafios escolares? Esta é a primeira de muitas reflexões que eu quero trazer neste artigo. Neste sentido, o primeiro passo para compreender esta nova dinâmica dos tempos atuais é entender o que é Coaching Educacional, como esta fantástica metodologia funciona e os benefícios que pode trazer ao desenvolvimento dos alunos, professores e de toda comunidade escolar.

Quer saber como alcançar suas metas e objetivos de maneira eficaz?
Acesse “Tudo Sobre Coaching” e conheça e metodologia capaz de mudar sua vida!

O que é Coaching Educacional? Benefícios para Professores e Alunos!

Coaching Educacional é uma modalidade de Coaching voltada tanto ao desenvolvimento dos professores e demais profissionais da educação, como ao melhoramento socioemocional das crianças e adolescentes em idade escolar. Por ser um método que congrega diversas técnicas e ferramentas de aprimoramento humano, é completo e seus benefícios, ainda que de modos diferentes, também podem ser aplicados visando à evolução de ambos.

Benefícios Para os Professores

No que tange os docentes, o processo trabalha em cima do desenvolvimento de habilidades-chave, como inteligência emocional e social, planejamento, organização e proporcionando o autoconhecimento necessário a que possam desenvolver seu máximo potencial, obter excelentes resultados em seu trabalho e também uma qualidade de vida maior no âmbito pessoal.

Além disso, apoia os professores a vencerem seus desafios escolares, que podem incluir: perda da conexão com sua profissão; problemas na infraestrutura escolar; falta de apoio ou reconhecimento ao seu trabalho; pouco interesse dos alunos nas aulas; constante indisciplina em sala; falta de reconhecimento salarial ou ainda gaps nos investimentos em capacitação.  

Nesse sentido, para atuar como coach educacional é um diferencial que o profissional possua experiências, habilidades e conhecimentos pedagógicos, de modo a oferecer, com mais propriedade e autoridade, o suporte que seus coachees (clientes) da educação precisam para vencer suas contendas.

Quer saber mais sobre a carreira e o universo do Coaching? Solicite atendimento agora e venha Ser Coach com o IBC!

Conheça os Benefícios Para os Estudantes

No âmbito dos alunos, o Coaching Educacional proporciona um autoconhecimento que permite aos mesmos identificar seus pontos de melhoria em relação tanto às disciplinas escolares e a trabalhar isso de forma mais assertiva, ou seja, buscando potencializar seus conhecimentos e identificar e eliminar aqueles dificultadores que prejudicam seu aprendizado.

Ademais, o método também auxilia a maximizar a compreensão sobre seus sentimentos, emoções e comportamentos, o que é essencial ao seu crescimento como alunos e seres humanos.   A intenção, com isso, é promover o desenvolvimento educacional e socioemocional das crianças e adolescentes de forma sistêmica.

Na prática, isso quer dizer, oportunizando que os jovens possam trabalhar seus talentos, competências e diferenciais e expandir suas habilidades escolares, emocionais e comportamentais de forma mais objetiva.

Assim, entre os muitos benefícios do Coaching Educacional, podemos dizer que o processo ajuda a desenvolver autoconfiança, empatia, responsabilidade, autodisciplina, respeito, e que as crianças possam ter uma comunicação mais assertiva, uma autoestima mais elevada e maior qualidade de vida também.

Tudo isso, por meio de um acompanhamento focado nas necessidades reais de aprendizado e desenvolvimento de cada uma e nos desafios que cada fase de vida apresenta. Aqui, vale ressaltar que o processo de Coaching proporciona resultados acelerados porque respeita sempre a individualidade e os objetivos de cada pessoa.

Neste sentido, o Coaching Educacional tem no autoconhecimento a chave para proporcionar às crianças e adolescentes a base que precisam para se tornarem seres humanos mais conscientes do seu potencial e mais confiantes em suas capacidades e talentos individuais.

O treinador aqui tem o papel tanto de trazer perguntas poderosas que ajudem em seu desenvolvimento, como o de ajudar estes jovens a explorarem, de forma assertiva, suas potencialidades e direcionar esta energia à realização com sucesso de suas atividades na escola.

Realizado por meio de sessões lúdicas, que respeitam o nível de maturidade de cada criança e, que podem ser acompanhadas pelos pais; os pequenos recebem do seu coach diversos estímulos para refletir sobre sua rotina escolar e os seus desafios; sejam eles em relação a quem são, às disciplinas ou mesmo ao seu relacionamento com seus familiares, colegas e professores.

O objetivo com isso é oferecer, o suporte que precisam para entender melhor suas emoções, pensamentos e sentimentos, ou seja, como elas impactam em suas seu modo de agir e se expressar, na forma como se sentem, especialmente, no jeito que se relacionam consigo mesmos, com seus pais, irmãos, amigos, parentes, professores e coleguinhas de escola.

No dia a dia, assim como nós adultos, nossas crianças e adolescentes também enfrentam inúmeros desafios dentro e fora da escola. Precisam tirar boas notas; aprender a lidar com seus sentimentos e medos; com as mudanças físicas e a se relacionar positivamente com seus colegas e professores.

Mas não é só! Elas também são desafiadas a lidar com inúmeras regras; a se adaptar à sociedade; lutam para serem aceitas, respeitadas e incluídas nos grupos dos amigos e, muitas vezes, também têm que enfrentar até mesmo problemas sérios como o Bullying no ambiente escolar.

Portanto, quanto mais preparados para lidar com tudo isso e com as dificuldades, mudanças e cobranças internas e externas, mais chances nossos jovens têm de superar seus desafios, vencer seus medos e crescer em todos os sentidos com cada fase de sua vida escolar.

Claro, o acompanhamento e o apoio dos pais aos filhos nesta jornada são fundamentais e não podem ser substituídos por nada. Lembrar-se disso é essencial para que a responsabilidade pelos progressos dos mesmos não seja terceirizada. O Coaching Educacional entra como uma ferramenta a mais para ajudá-los a trilhar os seus caminhos, se desenvolver e a irem além.

Na Prática – Como o Coaching Educacional Funciona!

Assim como as demais modalidades de Coaching, a abordagem educacional é realizada por meio de sessões que podem ser: semanais, quinzenais ou mesmo mensais. Quando é realizado com os profissionais da educação, o processo pode ser tanto individual como em grupo. O primeiro trabalha as necessidades de cada um separadamente. Já quando é em turma, todos são convidados a falar sobre seus desafios, a dar ideias que ajudem a solucionar os problemas apresentados e a contribuir com o desenvolvimento dos colegas.

Quando é aplicado visando o desenvolvimento de crianças e adolescentes a periodicidade dos atendimentos segue a mesma ideia dos adultos, sendo que neste caso, o processo envolve diretamente a participação dos pais e trabalha no desenvolvimento dos jovens de uma forma mais lúdica. Na prática, isso quer dizer que além das perguntas de reflexão, também são usados jogos, dinâmicas e brincadeiras para otimizar seus aprendizados e aprimoramentos.

O Papel do Coach Educacional

Neste sentido, o coach educacional, profissional especializado nesta área, aplica técnicas, métodos e ferramentas de Coaching para que seus coachees possam desenvolver novas competências e habilidades socioemocionais e comportamentais; a identificar os obstáculos e limitações que prejudicam seus progressos. A intenção é sempre oferecer feedbacks construtivos, que deem suporte às mudanças que precisam fazer para conquistar seu estado desejado.

Além disso, o Coaching Educacional também auxilia as pessoas na mudança de comportamento, a que possam refletir e encontrar soluções mais assertivas para os desafios do dia a dia e a realizar uma melhor gestão do seu tempo. Também ajuda na construção de relacionamentos interpessoais mais positivos, a que possam traçar e realizar suas metas e conquistar o empoderamento que precisam para superar seus limites e conquistar seus resultados extraordinários tanto nas questões escolares como na vida.

No âmbito dos docentes e demais colaboradores da escola, o coach educacional também pode atuar apoiando a equipe a alinhar seus valores com os do colégio, a organizar melhor os processos no que tange à gestão de pessoas e à liderança, bem como a definir a missão de vida dos educadores e a implantar a cultura organizacional da instituição de ensino.

Em resumo, podemos dizer que o Coaching Educacional é uma metodologia que realmente tem muito a contribuir, uma vez que tem como foco promover melhorias contínuas tanto no ambiente educacional como na vida daqueles que o compõe. Facilita a resolução dos problemas e a evolução das pessoas.

No âmbito dos professores, proporciona maior autoconhecimento, seu aprimoramento técnico, emocional e comportamental, melhorias em seu método de ensino e na relação com seus alunos e colegas. Também lhes apoia a encontrar sua missão de vida, a se reconectar com o propósito do seu trabalho e a fortalecer as boas práticas de gestão educacional.

No que concerne aos estudantes, oferece todo o suporte para que os alunos possam melhorar seu desempenho escolar, entender melhor suas emoções e sentimentos e a que possam aprimorar e melhorar seus comportamentos. Mas não é só! O Coaching Educacional também lhes ajuda vencer desafios no que tange às disciplinas escolares e a se conhecerem melhor, de modo que assim possam explorar com mais assertividade seus talentos e seu potencial infinito.

5 Aspectos Potencializados Pelo Coaching Educacional

Existem muitos aspectos importantes que o Coaching Educacional ajuda a potencializar e que fazem grande diferença nos resultados de professores e alunos. Neste sentido, quero destacar algumas habilidades específicas que a metodologia também lhes apoia a despertar. Continue lendo e confira!

Autoconhecimento

O autoconhecimento é a chave ao desenvolvimento de todo ser humano, independente de sua idade. Digo isso, porque quanto mais nós nos conhecemos, mais nos curamos e nos potencializamos. Assim, aprendemos também a lidar melhor com aqueles sentimentos conflitantes que causam dor e insegurança e que limitam o nosso sucesso e felicidade.

O Coaching Educacional é diferenciado porque, entre seus inúmeros benefícios, também proporciona o autoconhecimento que todos precisam para conquistar seu empoderamento pessoal, trazer à tona seus talentos e potencialidades, vencer bloqueios e desafios e ir além.

Trabalha ainda na autodescoberta, no aumento da autoestima, ajuda a manter o foco no positivo, controlar os sentimentos nocivos, entender seu valor e a conquistar a confiança necessária à realização dos objetivos.

Comunicação Assertiva

Muitas vezes, a forma como nos comunicamos não é a melhor, pois não transmite o que sentimos ou queremos comunicar e ainda faz com que sejamos mal-entendidos.  No dia a dia, isso acaba prejudicando nossa interação, ensino, aprendizado e também nossas relações interpessoais.

O Coaching também trabalha no desenvolvimento de uma comunicação mais assertiva; elemento essencial tanto aos professores como aos seus alunos. Para isso, são aplicadas técnicas e ferramentas que melhoram tanto a forma de comunicar ideias e emoções como também às relações interpessoais.

Inteligência Emocional

O ser humano é o reflexo de suas emoções. Como tal, o modo como lida com elas diz muito sobre quem é; o seu jeito de pensar; sentir; agir e sobre os seus resultados. Desenvolver a inteligência emocional significa aprender a identificar tantos os sentimentos positivos como negativos, controlá-los, criar estratégias efetivas para lidar melhor com eles e aprender a usá-los no momento certo.

O Coaching Educacional ajuda neste processo para que tanto alunos como professores possam entender como lidar com suas emoções, dentro e fora do ambiente escolar, e para que consigam fazer isso mais assertivamente.

Descoberta de Talentos

Quando crianças e adolescentes descobrem novas habilidades, descobrem também um mundo de novas possibilidades. Muitas vezes, estes talentos estão adormecidos ou eles foram pouco desenvolvidos, o que faz com que duvidem do seu potencial e não consigam externalizar tudo aquilo que são capazes de fazer. Assim, o desempenho escolar pode ficar abaixo do que é desejado.

O Coaching ajuda exatamente a trazer à tona estas qualidades e a despertar novos recursos. De forma prática, isso oportuniza a que possam acessar e explorar suas competências escondidas, aprimorar as já existentes, tornarem-se mais autoconfiantes em si mesmos e, com isso, a terem um melhor desempenho na escola e na vida.

Quer saber como alcançar suas metas e objetivos de maneira eficaz?
Acesse “Tudo Sobre Coaching” e conheça e metodologia capaz de mudar sua vida!

Melhoria no Desempenho

Lidar com os desafios escolares, seja como professor ou aluno, é quase sempre uma tarefa das grandes. Por isso, é fundamental estar preparado e ter ferramentas efetivas que lhes ajudem nesta jornada. Ou seja, a vencer as dificuldades que cada ano ou fase apresenta, bem como aquelas que a vida escolar também traz no dia a dia.

O Coaching Educacional atua diretamente no desenvolvimento de habilidades e competências técnicas, emocionais e comportamentais. A intenção é que assim, a pessoa possa maximizar seu desempenho e conquistar suas metas e objetivos com sucesso.

Além de tudo isso, é um método que também ajuda a melhorar o foco, a gestão do tempo, a organização das atividades, planejamento de tarefas e a realização das mesmas. Proporciona ainda a autodescoberta de talentos, aprimoramento emocional e uma mudança positiva de comportamentos. O que está esperando, então? Leve Coaching Educacional para sua escola ou para seus filhos e dê a eles todo o suporte que precisam para desenvolverem seu potencial infinito e conquistar seus resultados extraordinários.

Copyright:  21333398 – https://www.shutterstock.com/pt/g/cherries

Gostou do artigo?

Esses e outros aspectos da liderança são abordados com mais intensidade na nossa formação PSC - Professional & Self Coaching. Preencha o formulário abaixo e fale agora com um consultor especializado. Desenvolva sua
vida pessoal e sua carreira com a metodologia mais transformadora do mercado.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010