Como caracterizar a identidade corporativa de uma empresa?

A identidade corporativa tem a capacidade de construir uma imagem consolidada para a empresa.

A identidade corporativa foi desenvolvida pelo arquiteto e designer alemão Peter Behrens. Seu conceito ainda é confundido com identidade visual da organização, mas, na verdade, ela representa os valores e conduta de uma empresa perante o mercado e está presente na comunicação com os stakeholders, no produto/serviço oferecido e no ambiente de trabalho.

A identidade corporativa é capaz de, através de atributos intangíveis, construir uma imagem consolidada para a empresa, tornando-a única perante o mercado e o seu público-alvo. Duas concepções podem servir de parâmetro na análise da identidade: atributos essenciais (ligados ao objetivo, metas, missão, visão e valores da empresa) e atributos acidentais (determina questões que podem descrever a empresa, mas não defini-la. Diz respeito à conduta dos colaboradores, postura do fundador, evolução da empresa, entre outros).

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Elementos da identidade corporativa

 

Para que a identidade corporativa da sua empresa tenha um bom embasamento e seja capaz de auxiliar sua organização a ter uma imagem sólida no mercado e atrair investidores e clientes, tenha em mente quatro elementos básicos:

  • Diferenciação: sua empresa deve se evidenciar entre os concorrentes para que o consumidor se sinta atraído.
  • Relevância: deve criar um elo entre empresa e o que o público-alvo deseja.
  • Coerência: não deve existir contradição entre a organização e o que ela realmente faz. O discurso e a prática devem caminhar juntos.
  • Reputação: alinhados os tópicos anteriores, é possível que a empresa seja reconhecida no mercado e mantenha a sua reputação.

Vantagens e desvantagens da identidade corporativa  

Como todo método, ferramenta ou aplicação, a identidade corporativa possui vantagens e desvantagens em seu emprego. Entre os benefícios que ela pode trazer estão comprometimento dos colaboradores, redução de problemas internos, construção de uma boa postura da organização, diferenciação na concorrência, permissão para o colaborador sentir-se parte da história da empresa e melhor gestão. Já como desvantagem verifica-se a dificuldade em realizar mudanças na empresa quando a cultura organizacional está enraizada.

De qualquer forma, antes da identidade corporativa ser definida em uma organização, algumas questões devem estar bem alinhadas, como, por exemplo, definição do público-alvo e boa relação entre colaborador e empresa. Para que isso aconteça, o Coaching possui ferramentas capazes de auxiliá-lo a entender melhor sobre o seu negócio e, assim, construir uma identidade corporativa alinhada à sua organização e seus objetivos.   

E a sua empresa? Possui uma identidade corporativa definida? Comente abaixo e compartilhe o artigo nas redes sociais.

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Imagem: ra2studio / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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