Como funciona o processo de melhoria contínua nas empresas?

Melhoria Contínua

A evolução contínua é um processo essencial para profissionais e empresas que buscam alcançar o estado de excelência.

Seja na vida pessoal ou no âmbito profissional, é importante que as melhorias sejam buscadas e desenvolvidas de maneira contínua, de modo que sempre haja evolução e crescimento. Uma vez que os consumidores exigem cada vez mais qualidade, o processo de melhoria contínua é fundamental para que as empresas continuem se destacando no mercado e conquistem resultados extraordinários.

Organizações que buscam alcançar um estado de excelência devem construir um ambiente em que exista sintonia, dedicação e comprometimento entre organização, colaboradores, fornecedores e clientes. Para que isso aconteça, é preciso rever todas as falhas e identificar as oportunidades de melhoria, elaborando estratégias para que os avanços aconteçam.

O processo de melhoria contínua nas empresas objetiva atingir resultados cada vez melhores no tocante a produtos, serviços ou procedimentos. Trata-se da adoção de metodologias de boas práticas para transformar a qualidade do trabalho. Nas décadas de 1980 e 1990, esse termo se tornou mais difundido dentro das companhias devido ao aumento da competitividade.

Continue lendo para entender como funciona o processo de melhoria contínua nas empresas.

[php_everywhere instance=”2″]

O que é Melhoria Contínua?

O processo de melhoria contínua pode ser um pouco abstrato quando não está aplicado a um contexto específico. Contudo, de forma simplificada podemos explicar como o uso de metodologias para alcançar a perfeição naquilo que se faz.

Empresas que investem em melhoria contínua tendem a aperfeiçoar seus processos produtivos alcançando maior qualidade. Há várias metodologias e boas práticas que podem ser adotadas para melhorar os processos e, consequentemente, produtos e serviços.

Vantagens de adotar um processo de melhoria contínua

  • Conquista de maior visibilidade no mercado;
  • Transparência perante os colaboradores e consumidores;
  • Inovação sempre, esse pode ser um ponto maravilhoso, principalmente no que diz respeito à prospecção de clientes;
  • Preocupação com a qualidade. Ao aplicar o processo de melhoria contínua, a empresa mostra que possui preocupação em relação a qualidade dos produtos. Isso também é maravilhoso para os clientes;
  • Com tantos pontos positivos, não há como errar. O lucro começa a aparecer, e o reconhecimento pelo trabalho extraordinário logo se torna visível.

Processo de melhoria contínua: como funciona nas empresas?

A busca por melhoria contínua contribui para agregar mais valor a produtos e serviços de forma sistemática. A seguir vamos explicar como ele funciona dentro das empresas, acompanhe.

1 – Foco

Para que a busca por melhoria contínua seja eficaz é necessário que ela esteja focada no que é realmente importante. Analise o contexto corporativo geral da sua empresa e como você pode ajudá-la a se aperfeiçoar.

Por exemplo, uma marca de cosméticos para pele oleosa com acne deve focar seus estudos em aperfeiçoar seus produtos para esse tipo de pele. Estudar ativos para pele seca não irá agregar na produção de cosméticos realmente eficientes.

2 – Conheça os conceitos de processos principais ou secundários

O foco da melhoria contínua pode se dividir em duas categorias: processos principais ou secundários. Os processos principais são aqueles relacionados diretamente com a produção. Seguindo no exemplo dado acima, entram na categoria aqueles que se relacionam diretamente com o desenvolvimento de ativos para pele oleosa com acne.

Por sua vez, os processos secundários são aqueles que, mesmo não estando diretamente relacionados com a produção, impactam sobre ela. Nesse exemplo podemos citar como processos secundários a divulgação dos benefícios dos produtos para o público potencialmente interessado.

Com a compreensão dos dois tipos de processos, detalhe o que precisa ser melhorado. Uma forma simples de fazer isso é ouvindo o que o seu cliente tem a dizer a respeito de seus produtos e serviços.

3 – Mensuração

A mensuração dos resultados obtidos pelos processos melhorados é crucial para identificar o sucesso das estratégias adotadas. Somente é possível melhorar aquilo que se pode medir. Contudo, mais do que se atentar para o uso de métricas é importante saber como escolher os indicadores mais relevantes.

O primeiro passo para uma mensuração correta é definir o que é qualidade para a sua empresa. O que se espera a partir do processo de melhoria contínua? Essa resposta determinará quais são os indicadores que devem ser adotados, pois a companhia saberá o que observar.

Vamos exemplificar, imagine uma confecção de roupas que deseja reduzir a perda de peças de 10 por semana para apenas 2. A meta de reduzir as perdas de 10 para 2 por semana é sólida e bem definida. É mais fácil se direcionar para cumprí-la do que simplesmente focar em elevar a qualidade.

4 – Investimento em padronização

Padronizar os processos é o segredo para a melhoria contínua, não há melhoria se não existe padrão. Trabalhar de forma padronizada é a forma mais inteligente de inserir melhorias aos processos. Por exemplo, imagine uma pessoa que gosta de preparar torta salgada recheada, mas a cada preparo muda os ingredientes do recheio.

Se um dia a torta ficar boa será difícil repetir o processo, pois ele é sempre diferente. Já se essa pessoa tiver uma receita base e for testando a inserção de novos ingredientes e temperos, terá mais facilidade. Quando se chega a um bom resultado, é mais fácil incorporar os processos feitos para ter uma torta mais saborosa.

Em uma empresa essa questão é ainda mais delicada e complexa por se aplicar a um número significativo de pessoas. Todos os funcionários devem realizar os procedimentos da mesma maneira. Já pensou se, em um universo de 300 funcionários, 100 realizam sua atividade de uma forma e os outros 200 de outra? Padronização é fundamental para ter resultados sólidos.

5 – Adquira conhecimento

Na busca pela melhoria contínua é importante saber o que precisa ser alterado e como fazer essa alteração. A partir do entendimento de qual é o problema é possível pensar sobre como resolvê-lo da melhor maneira. Analise o cenário para entender quais técnicas podem ajudá-lo.

Algumas metodologias de melhoria contínua que podem ser adotadas pelas empresas incluem: Ferramentas da Qualidade, Seis Sigma, Modelo de Melhoria, Lean Manufacturing, entre outras. Em linhas gerais, os modelos se baseiam na compreensão de que deve haver uma mudança para a consolidação no mercado.

Busca pela melhoria contínua: como realizar esse processo?

Anteriormente explicamos como funciona a busca pela melhoria contínua nas empresas, nesse tópico vamos fazer um resumo de como alcançar esse objetivo. Comece se perguntando o que é necessário melhorar na sua empresa. Com essa resposta considere como identificar que essa melhoria foi alcançada. Quais são as mudanças que, se forem adotadas, irão impactar em uma grande transformação?

O processo de melhoria contínua depende de um planejamento eficaz para que possa ser colocado em prática com sucesso. Não se pode dar início a esse processo sem uma compreensão real da situação atual e uma visão clara daquilo que se espera como resultado. A melhoria contínua agrega muito valor aos processos da empresa e potencializar o alcance da sua qualidade. As empresas podem ganhar muito com a adoção desse método de trabalhar.

Muitos gestores cometem o equívoco de acreditar que não é indicado ou necessário aprimorar estratégias em busca de melhoria, especialmente no caso de empresas que estão alcançando resultados positivos. É o famoso “em time que está ganhando não se mexe”.

Vale lembrar, entretanto, que podem existir jogadores que estão cansados, insatisfeitos ou com opiniões que podem contribuir ainda mais para continuar ganhando o jogo. Lembre-se: olhar para o lado, ouvir as pessoas e evoluir nunca será demais!

Agora que você conhece mais a fundo o processo de melhoria contínua pode dar início à implementação na sua empresa!

Imagem: Konstantinos Kokkinis / Shutterstock

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010