Como funciona o trabalho de cliente oculto?

O cliente oculto é uma maneira do empreendedor analisar como os negócios estão se encaminhando em sua ausência.

Está cada vez mais habitual uma pessoa ter dois empregos para conseguir lidar com as contas no final do mês.

Muitas vezes, o segundo emprego consegue oferecer uma flexibilidade maior em relação a horários e cumprimento de tarefas. Quando é esse o caso, fica mais fácil conciliar a vida pessoal com dois empregos.

Um excelente exemplo de trabalho com tal flexibilidade é o trabalho de cliente oculto. Você já ouviu falar?

Bom, o trabalho de cliente oculto funciona basicamente através de um acordo entre o dono de um empreendimento e outra pessoa, para que a mesma se passe por cliente da marca.

Tudo é essencialmente muito bem pensado e elaborado para que os funcionários do empreendimento não desconfiem e o “cliente” consiga concluir o papel que lhe foi dado, que no caso seria avaliar o local como um todo, desde a chegada até a saída.

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Mas, por que recorrer ao cliente oculto?

O cliente oculto é a maneira que muitos empreendedores encontram para analisar como os negócios caminham em sua ausência.

Por exemplo: é bastante comum os colaboradores de uma empresa não cumprirem com as tarefas diárias enquanto seus chefes estão fora. Dessa forma, pensando em toda essa dificuldade de ver algumas falhas enquanto estão ausentes, os gestores e líderes vão em busca dos clientes ocultos.

Eles entram em contato com uma agência que possui uma lista das pessoas cadastradas como cliente oculto. A agência seleciona a melhor pessoa para realizar a avaliação, e as características dessa pessoa devem estar de acordo com o público-alvo da marca. Em regra, uma visita para avaliação custa entre R$150,00 e R$ 3.500,00.

Como o cliente oculto pode ajudar uma empresa?

Imagine que um empreendedor tenha buscado ajuda de um cliente oculto para avaliar o seu negócio. A seleção da pessoa deve ser criteriosa, pois a mesma deve ter o máximo de características possíveis que sejam semelhantes ao público-alvo da empresa. Isso porque os colaboradores não devem desconfiar de nada, o atendimento deve ser feito como se fosse para um cliente qualquer.

Através desse atendimento, o cliente oculto faz a avaliação do ambiente, da organização, do tratamento dos funcionários com os clientes, do produto ou serviço entregue e de outras tantas coisas que podem ser avaliadas em uma visita.

Porém, vale ressaltar que o empreendedor não deve punir seus colaboradores com base em uma visita, é necessário unir esforços para melhorar o que foi mencionado como falha.

Outro fator a ser considerado é que não se pode tirar como resultado apenas uma avaliação. Na verdade, outras avaliações devem ser analisadas e, a partir daí, diferentes estratégias devem ser elaboradas para melhorar tudo o que foi listado como ponto negativo.

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Gestores e líderes, não se esqueçam de elogiar os pontos positivos. Isso serve como motivação e inspiração para sua equipe trabalhar ainda mais feliz e engajada.

Viu como pode ser útil se aliar ao cliente oculto? Faça um teste e analise os pontos de melhoria da sua empresa. Invista em qualidade, o seu cliente procura algo que seja feito com carinho, dedicação e responsabilidade.

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Imagem: Heywide / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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