A chave para Perseverança

Conheça 10 chaves para conquistar a perseverança

Perseverança, uma palavra que representa força, coragem e obstinação. Uma pessoa perseverante é aquela que não desiste ao se deparar com obstáculos e segue em frente para alcançar seus objetivos. Entretanto, sabemos que perseverar em meio às dificuldades é desafiador por muitos motivos diferentes. Se você deseja vencer esse desafio e tornar seus sonhos em realidade, continue a leitura e descubra qual é a chave para a perseverança.

O que é perseverança?

Franklin Roosevelt tem uma citação bastante poderosa que representa a perseverança: “Quando você chegar ao fim de sua corda, dê um nó e agarre-se”. Seguindo a ideia exposta pela frase, a outra opção possível ao chegar ao fim da corda seria desistir, se deixar cair ou ficar esperando alguém que o salve. Mas o perseverante é aquele que faz o que precisa ser feito, com garra e coragem, por isso, faz um nó e se agarra à chance de se salvar.

A perseverança é um traço de caráter muito importante para se ter sucesso na vida. Significa determinação para trabalhar duro, independentemente de qualquer coisa, é insistir e ser firme em fazer algo e não desistir. É importante lembrar que nem sempre as coisas acontecem do nosso jeito, e é perseverando e persistindo que se torna possível vencer e alcançar o sucesso.

Imagine se, por exemplo, se Thomas Edison, o inventor da lâmpada elétrica, tivesse desistido logo na primeira vez que falhou. Talvez essa invenção maravilhosa e que faz parte das nossas vidas até hoje não teria sido inventada já em 1879. Isso sem contar em tantos grandes ícones da história que insistiram e chegaram lá. Abrir mão de um objetivo no qual se acredita nunca é uma boa resposta, já perseverar até o fim geralmente traz grandes recompensas.

10 Chaves para a perseverança

Se deseja que a perseverança faça parte da sua vida e não te deixe desistir dos seus objetivos, deve começar por considerar os dez passos a seguir, cada um deles funciona como uma chave para uma trajetória de aprendizado, sucesso e realização.

1 – Clareza em relação aos objetivos

A perseverança representa uma grande força, que precisa de combustível para existir e ele vem da clareza em relação aos próprios objetivos. Se uma pessoa não sabe exatamente o que quer ou não tem certeza de que realmente deseja aquilo para sua vida, as chances de desistência são ainda maiores. Por isso é tão importante se conhecer e diferenciar as próprias convicções de pressões externas, porque é daí que a perseverança nasce.

2 – Acreditar em si mesmo

Depois de saber exatamente o que deseja, acreditar em si mesmo é mais um passo essencial para ser uma pessoa perseverante. Afinal de contas, sem essa crença na própria capacidade, a desistência acaba sendo uma consequência natural. Acredite, é totalmente possível confiar no seu potencial de forma realista e concreta, indo além de apenas repetir frases de afirmação, e isso vem através do autoconhecimento.

3 – Reconhecer os próprios pontos fortes e a desenvolver

Por falar em se conhecer, é importante se entender por completo, identificando os pontos de maior destaque, ou seja, suas maiores qualidades e habilidades, e aqueles que precisa desenvolver porque não é tão bom assim. Todo ser humano tem esses dois lados, ninguém é expert em tudo, mas sempre é possível evoluir em certos aspectos para que se torne cada vez melhor e mais preparado para os desafios que surgirem.

4 – Usar falhas como aprendizado

Se lembra do exemplo citado no início do artigo sobre Thomas Edison? Ele falhou muitas vezes até conseguir que sua invenção desse certo, em cada tentativa ia verificando os passos que deveriam ser descartados, foi assim que chegou à metodologia certa. Você pode, e deve, fazer o mesmo nas mais diversas situações da sua vida. Em vez de se culpar por falhar, use a experiência para aprender e se preparar para a próxima tentativa.

5 – Contar com o apoio de pessoas que acreditam em você

Por mais que definir objetivos seja algo totalmente pessoal, contar com o suporte de pessoas que acreditam em você e torcem pelo seu sucesso é muito bom. Essa troca é importante e, inclusive, uma necessidade humana, pois precisamos uns dos outros. Apenas é necessário saber escolher bem com quem irá compartilham os seus planos, para que sejam indivíduos verdadeiramente confiáveis, que desejem ver sua felicidade e te encorajem a seguir adiante. Fuja daqueles que apenas criticam sem acrescentar nada de bom.

6 – Ter um planejamento para alcançar seus objetivos

Além de saber o que deseja para sua vida, é preciso se organizar para chegar lá. Dessa maneira, irá verificar os recursos que possui, definir prazos, as ferramentas que irá usar e assim por diante. O planejamento é como um mapa para fazer uma viagem, sem ele, qualquer destino irá servir.

7 – Adaptar às mudanças

Qualquer projeto, seja ele pessoal ou profissional, enfrenta mudanças ao longo do caminho, já que o mundo está sempre mudando. Insistir em mantê-lo intacto é pedir para que as coisas deem errado, simplesmente porque se adaptar é fundamental em qualquer situação. Em vez de lamentar por ter que mudar, enxergue além, busque oportunidades, isso é perseverar.

8 – Ter objetivos que condizem com os seus valores

Voltando um pouco ao autoconhecimento, é imprescindível que os seus objetivos estejam alinhados com os seus valores. Se insistir em fazer algo que vá contra o que acredita, poderá desistir por falta de motivação para continuar. Verdade e perseverança andam juntas, sem a primeira, a segunda não encontra forças para existir.

9 – Manter o otimismo

Existem pessoas que consideram o otimismo como uma forma de utopia, o que não é verdade, porque ser otimista nada tem a ver com criar um mundo fantasioso e sim com valorizar o lado bom das coisas. Ser otimista significa ampliar a visão para as oportunidades, os motivos para agradecer, as chances de aprender e evoluir. E a perseverança acaba se tornando uma consequência natural desse modo de ver a vida.

10 – Comemorar cada pequena vitória

Para perseverar é preciso estar motivado e focado em um objetivo, uma forma bastante positiva de conseguir isso é comemorando cada pequena vitória. Evite condicionar sua realização apenas à concretização de um projeto, desfrute da jornada, se alegre por cada passo que der, isso te manterá firme ao longo de toda sua trajetória e aumentará as suas chances de sucesso.

10 Frases sobre perseverança para refletir e inspirar

Agora que já sabe o que é perseverança e conhece a chave para alcançá-la, aproveite para conferir algumas frases que falam sobre ela. São palavras de grande sabedoria que certamente irão te inspirar e fazer você refletir, confira.

1 – “Os homens fracassam muito mais por falta de perseverança do que por falta de talento.” – William Cobbett.

2 – “Não é que eu seja um gênio, é que eu me dedico a buscar soluções para os problemas por mais tempo.” – Albert Einstein.

3 – “O sucesso não é acidental. É trabalho árduo, perseverança, aprendizado, estudo, sacrifício e, acima de tudo, amor pelo que você está fazendo ou aprendendo a fazer.” – Pelé.

4 – “Uma falha nem sempre é um erro. Pode ser simplesmente o melhor que se pode fazer naquelas circunstâncias. O verdadeiro erro é parar de tentar.” – Burrhus Frederic Skinner.

5 – “O fator mais essencial é a persistência, a determinação de nunca permitir que sua energia ou entusiasmo sejam abafados pelo desânimo que inevitavelmente virá.” – James Whitcomb Riley.

6 – “No reino das ideias, tudo depende do entusiasmo… No mundo real, tudo depende da perseverança.” – Goethe.

7 – “Se um sonho cair e se quebrar em mil pedaços, nunca tenha medo de pegar um desses pedaços e começar de novo.” – Flavia Weedn.

8 – “Um vencedor é apenas um perdedor que tentou mais uma vez.” – George M. Moore Jr.

9 – “Desenvolva o sucesso a partir das falhas. O desânimo e o fracasso são dois dos degraus mais seguros para o sucesso.” – Dale Carnegie.

10 – “Quando você entra em uma situação difícil e tudo parece contra você, não desista, pois esse é apenas o lugar e a hora em que a maré vai virar.” – Harriet Beecher Stowe.

11 – “A perseverança é o segredo de todos os triunfos.” – Victor Hugo.

12 – “Lembre-se de que você pode fazer qualquer coisa que decidir, mas é preciso agir, perseverar e enfrentar seus medos.” – Gillian Anderson.

13 – “A vontade de perseverar é a ponte entre o fracasso e o sucesso.” – David Sarnoff.

14 – “O sucesso está ligado à ação. Homens de sucesso continuam se movendo. Eles cometem erros, mas não desistem”. – Conrad Hilton.

15 – “Por meio da perseverança, muitas pessoas obtêm sucesso do que parecia destinado a ser um fracasso certo.” – Benjamin Disraeli.

Viu só como a perseverança é poderosa? Você também pode se tornar uma pessoa perseverante, que aprende com os erros e continua caminhando mesmo após sofrer uma queda.

Se este conteúdo te ajudou de alguma maneira, leve-o adiante, compartilhando em suas redes sociais!

 



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010