6 Dicas de como desenvolver o companheirismo no trabalho em equipe

Companheirismo no ambiente de trabalho

Saiba mais sobre a importância do companheirismo no ambiente de trabalho

 

A convivência no ambiente de trabalho é pautada pela diversidade. São várias pessoas com personalidades distintas, características únicas e modos bastante particulares de  lidar com as mais variadas situações, tanto profissional, quanto pessoalmente. Somado a isso está o fato de que passamos mais tempo com nossos colegas de trabalho do que efetivamente e na prática em casa.

Neste sentido, é mais do que normal que conflitos surjam, afinal estamos falando de várias pessoas reunidas em um mesmo lugar, com formas diferentes de enxergar e de reagir ao mundo ao seu redor.

Diante disso, para que esta convivência seja harmônica, respeitosa, agradável, e para que os conflitos sejam resolvidos da melhor maneira possível, ou seja, com maturidade, o companheirismo entre a equipe é fundamental e deve sempre ser levado em consideração.

Mas, como desenvolver este companheirismo? Para te ajudar neste processo, separei algumas dicas poderosas e extraordinárias! Vamos lá, querida pessoa?

6 dicas para um ambiente de trabalho de companheirismo

Não há nada melhor do que trabalhar em um ambiente em que todos se ajudam mutuamente, já que este é um dos fatores primordiais e que contribui para o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores de qualquer tipo de empresa, independentemente de seu porte ou segmento.

É por isso que agora vou compartilhar com você dicas eficientes para que você, ao lado de seus colegas de trabalho, tornem o ambiente de profissional de vocês o melhor e o mais companheiro possível. Confira:

1- Bom dia com sorriso e alto astral

Tem quem reclame da segunda-feira, tem quem reclame que acordar cedo não é legal. Mas, reclamar da segundona que chegou não vai fazer com que ela simplesmente não aconteça, não é mesmo? Assim, será muito mais produtivo e benéfico estar aberto para as coisas boas que poderão vir com mais este dia.

Não deixe de dizer bom dia para os seus colegas e colaboradores. Diga (e deseje) com sinceridade que todos tenham um dia e também uma semana verdadeiramente bons. Dê abraços naqueles colegas que você tem mais afinidade e cumplicidade. Isso deixará o ambiente com ainda mais energia positiva e harmonia, o que vai fazer com que qualquer dia, até mesmo a segundona, seja um dia extraordinário do começo ao fim.

2 – Use as palavras mágicas

Há uma razão para as palavras “obrigado”, “por favor”, “com licença”, “de nada”, entre muitas outras, receberem o nome de “palavras mágicas”: elas têm um poder altamente transformador. Através delas, podemos externar a nossa gratidão e demonstrar respeito com quem as ouve.

São palavras boas de serem ditas e ouvidas e que despertam os melhores sentimentos em todos nós. Por isso, use-as sem moderação em seu ambiente de trabalho, para que assim você tenha a oportunidade de despertar o companheirismo em todos que o cercam.

3 – Compartilhe conhecimento com os colegas

Tem uma expressão popular que fala: “ninguém nasce sabendo de tudo”. Ela nos mostra que todos podem ensinar e todos podem aprender. Então, sempre que puder, compartilhe algo que você aprendeu e que você acredita que contribuirá positivamente com o bom andamento dos trabalhos em sua empresa, e esteja também receptivo para aprender o que os colegas queiram compartilhar com você.

Assim, além de aprender e ensinar coisas novas, você e seus colegas colaboram para que a empresa como um todo e também os profissionais que dela fazem parte alcancem seus objetivos e os resultados que almejam para se sentirem plenamente realizados, profissional e pessoalmente também.

4 – Não ignore as dores do outro

O fato de estarmos em um ambiente profissional não nos blinda de possíveis dissabores. Acontecimentos estes (ligados ao trabalho ou não) que fazem com que as pessoas cheguem ao trabalho com algumas lágrimas nos olhos, tristes e abatidas. Caso isso aconteça, não deixe de mostrar solidariedade e cumplicidade neste momento; ofereça o ombro amigo para que o seu colega possa se recuperar e seguir o dia melhor.

Se você não puder conversar com a pessoa, deixe um bilhete em sua mesa, com palavras de incentivo. Faça a sua parte e busque uma forma afável para lhe mostrar que ela não está sozinha, pois, por mais que ela não queira falar ou se abrir, ela, com certeza se sentirá acolhida, já que sabe que tem com quem contar em seus momentos de superação de desafios e dificuldades.

Este é verdadeiramente o significado de companheirismo.

5 – Resolva os conflitos com maturidade

Como eu disse anteriormente, por lidarmos com vários tipos de personalidades e passar grande parte de nossos dias no ambiente de trabalho, é comum que, vez ou outra, conflitos aconteçam, mesmo que os evitemos ao máximo.

Diante disso, caso desentendimentos ocorram entre você e algum colega de trabalho, seja ele seu par, superior ou colaborador de sua equipe, o que vocês devem fazer é conversar de forma madura e procurar formas de se entenderem, levando sempre em consideração o respeito mútuo entre todos os envolvidos.

É importante ter em mente que é mais do que normal que hajam divergências entre uns colaboradores e outros. Porém, nada pode ser levado para o lado pessoal, caso contrário os relacionamentos dentro da organização, bem como o trabalho em equipe de uma maneira geral, ficam completamente prejudicados.

Sendo assim, a melhor saída é o diálogo em toda e qualquer tipo de situação que venha a acontecer.

6 – Desenvolva a inteligência emocional

Acredito que esta seja uma das dicas mais importantes que vou compartilhar neste momento com você. Acontece que neste processo de desenvolvimento do companheirismo no trabalho em equipe, é fundamental que desenvolvamos também a nossa inteligência emocional.

Digo isso, pois quando somos emocionalmente fortalecidos e inteligentes, conseguimos lidar da melhor maneira possível com as situações adversas que nos rodeiam e também com os conflitos com os colegas de trabalho.

Além disso, passamos a compreender com mais clareza também as emoções destes mesmos colegas, o que nos permite entender os motivos pelos quais eles agem de uma forma que não nos agrada e não de outra.

Tudo isso é muito positivo para o companheirismo e também para o trabalho em equipe, visto que possibilita a suspensão de qualquer tipo de julgamento e, consequentemente, maior aceitação uns dos outros no âmbito profissional.

Assista ao vídeo a seguir e veja como funciona A Incrível Arte de Suspender Julgamentos:

A importância do trabalho em equipe

Trabalhar em equipe é uma das habilidades que mais tem sido exigida nas empresas atualmente. Isso acontece, pois empresários, empreendedores, líderes e gestores de Recursos Humanos sabem que ao ter um time coeso, que se ajuda mutuamente, as chances de que a organização obtenha ganhos, como o alcance de seus resultados com muitos mais rapidez, são infinitamente maiores.

Entretanto, a importância do trabalho em equipe não está apenas nos ganhos que a empresa vai ter. Os colaboradores que fazem parte dela também se beneficiam disso. Acontece que ao ser verdadeiramente companheiro de seu colega, ajudando-lhe constantemente, sendo ajudado por ele, trocando ideias, experiências e conhecimentos, em prol de um trabalho bem feito, todos têm a oportunidade de crescer e se desenvolver de forma contínua.

A razão disso vem do fato de que um trabalho quando é realizado por um grupo de alta performance, em que todos estão alinhados uns com os outros, sabendo o claramente o seu papel para que os resultados, coletivos e individuais, surjam, a probabilidade de se alcançar o sucesso, pessoal, profissional e empresarial, aumentam de forma considerável.

Sendo assim, quando há um empenho de todas as partes, para que haja colaboração mútua, no sentido de desenvolver o companheirismo no trabalho em equipe, todos colhem os frutos destas atitudes altamente positivas.

Por isso, a partir de agora, experimente ser mais aberto e companheiro de seus colegas e veja os resultados extraordinários acontecerem!

Agora me conte: o que faz para desenvolver o companheirismo entre a sua equipe? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto e, se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais com seus amigos.

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