Comunicação Humana

duas pessoas conversando

Veja algumas dicas para se manter comunicativo.

A comunicação é uma ferramenta fundamental para o Coaching, compreender alguns de seus aspectos é necessário para qualquer Coach. Nos últimos tempos, muito se tem debatido sobre as mudanças na forma como nos comunicamos.

No artigo a seguir iremos falar um pouco mais sobre esse tema tão relevante na área de Coaching.

Comunicação humana: verbal e não verbal

O ser humano se comunica de duas formas: verbal e não verbal. De acordo com Albert Merabian, autor do livro “Silent Messages”, o poder de influência das palavras não ultrapassa os 7%. Já a forma como as palavras são ditas e a fisiologia representam entre 38% e 55% desse poder, respectivamente. 

Nessa obra destaca-se que 55% do impacto da comunicação é não-verbal, ou seja, relativa a gestos, postura e contato visual. O tom de voz é responsável por 38% desse impacto. E, por fim, as palavras têm 7% do impacto da comunicação. Logo, não é o que dizemos, mas como dizemos que faz a diferença. 

Novos tempos e uma nova comunicação humana

Até aqui ficou claro que mais importante do que as palavras que dizemos é como as dizemos. Porém, num momento em que estamos cada vez mais trocando informações por vias digitais, será que esse impacto não se perde? Antes, a comunicação humana referia-se apenas à troca de informações entre duas pessoas reais.

Atualmente, os meios pelos quais as pessoas trocam informações impossibilitam essa troca real. Os encontros presenciais têm sido cada vez mais substituídos por mensagens através de aplicativos.

Quando essas mensagens são escritas, não se tem a entonação de voz para interpretar. Mesmo mensagens por áudios impedem essa leitura de impacto uma vez que não é possível olhar nos olhos de quem está falando.

Quanto mais perdemos a conexão com a essência do que é a comunicação humana, mas perdemos a comunicação em si. Dessa forma, quem decide atuar em uma área como a de Coaching precisa se dedicar a entender os recursos comunicativos. Estar preparado para fazer frente a essas mudanças é determinante para poder auxiliar aqueles que necessitam.

Praticar a comunicação humana é fundamental 

É crucial que as pessoas não deixem que o seu potencial de comunicação verbal e não verbal se perca. Comunicar-se mantendo contato visual é uma forma de preservar a própria humanidade. Não estamos dizendo que a tecnologia não é relevante ou que não deve fazer parte da sua vida. No entanto, é importante mensurar o quanto ela está ocupando o seu tempo.

O equilíbrio é preponderante para o sucesso na vida. Isso vale também para a forma como conduzimos a nossa comunicação. Então, quem deseja trabalhar como Coaching deve se atentar para a forma como estabelece suas relações. Ter conversas francas e com os elementos da comunicação humana é essencial para ser uma pessoa mais completa.

Somente quando nos dedicamos a utilizar todas as ferramentas da comunicação humana conseguimos nos humanizar por completo. Para alcançar a essência das outras pessoas é necessário estar em contato constante com a sua própria essência. Procure se lembrar disso no dia a dia.

Comunicação humana: dicas para se manter comunicativo

Em tempos de chamadas de vídeo e mensagens por aplicativos, é importante preservar a comunicação à moda antiga. Pensando nisso, listamos algumas dicas para que você se mantenha exercitando essa importante ferramenta.

1. Delegue menos conversas para o digital

Já percebeu como quase toda conversa que precisamos ter em nosso dia a dia acaba sendo realizada no ambiente digital? Essa não precisa ser a realidade da sua vida. O ideal é tentar delegar menos interações para o digital. Será que você realmente precisa parabenizar as pessoas com quem tem contato diário online?

Permita-se conversar mais vezes olho no olho, observando as respostas não verbais das outras pessoas. Ampliar o seu repertório de leitura “não verbal” contribuirá para que você seja mais empático e comunicativo. A experiência de troca presencial com outras pessoas é essencial para preservar a sua humanidade.

2. Dedique mais tempo a conversas

Para que você consiga se comunicar com mais efetividade, é determinante que se dedique mais tempo às interações. Além de buscar realizar mais conversas reais é crucial que você não esteja sempre com pressa. A evolução da tecnologia dos últimos tempos tem feito com que as pessoas tenham uma urgência em concluir tudo rapidamente.

Quando se trata de interação com outras pessoas, essa urgência pode ser problemática. A comunicação é algo que deve ocorrer dentro de uma esfera diferenciada. Se você tem pressa não presta atenção que é realmente importante. As mensagens que não são ditas com palavras são captadas pela nossa atenção e num maior espaço de tempo.

3. Observe suas próprias mensagens não verbais

Para se tornar mais ciente das mensagens não verbais alheias é necessário conhecer bem as suas. Você sabe se faz algum gesto involuntário quando não está satisfeito com algo? Será que tem alguma micro expressão que denota a sua alegria? Para descobrir isso é possível perguntar para as pessoas que te rodeiam e também observar a si mesmo.

Ter esse conhecimento te ajudará a entender como essas mensagens não verbais se manifestam em outras pessoas. A base da comunicação humana é saber olhar para si e para o outro sem deixar que os detalhes escapem. A troca de intenções nos ajuda a compreender aquilo que não é dito pelas palavras.

A importância da comunicação

A comunicação é a base para o sucesso de quaisquer tipos de projetos. Então quem foca em ser mais comunicativo está focando no seu próprio aperfeiçoamento. É uma forma, inclusive, de ser uma pessoa melhor, pois faz de você mais empático. Ter mais atenção às palavras e a forma como elas são ditas é o que faz a diferença para uma comunicação efetiva.

Se perceber que sua comunicação está muito baseada no universo digital, busque formas de reverter essa situação para se desenvolver mais. Nada substitui a troca de interações com as outras pessoas. Sendo assim, não deixe de se dedicar a esse tópico da sua vida. 

A comunicação humana é o pilar para construir uma trajetória de sucesso!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63