Desperte a sua criatividade

Uma lâmpada amarela flutuando

Confira 12 dicas poderosas para desenvolver a sua criatividade.

A criatividade é algo inerente ao ser humano. Ela está associada à habilidade de produzir, de inovar, se diferenciando dos meios comuns ou tradicionais. Hoje, o mercado de trabalho procura por profissionais criativos.

São pessoas que “pensam fora da caixa” e estão dispostas a encarar desafios. Se você não se considera criativo, não se preocupe, sempre podemos desenvolver novas possibilidades. Portanto, sua criatividade poderá ser trabalhada e desenvolvida para trazer benefícios para sua vida pessoal e, principalmente, profissional.

Quando se investe no desenvolvimento dessa habilidade, além da ampliação de conhecimento, a capacidade de potencializar bons resultados será maior. É importante destacar que a criatividade não é usada apenas para desenvolver um produto novo ou algo mirabolante. Ela pode ser utilizada para lidar com mudanças, solucionar problemas, lidar com situações difíceis, tomadas de decisões, enfim, rotinas do dia a dia.

Quer saber mais sobre a importância da criatividade e conferir dicas para despertar a sua? Siga a leitura e confira!

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Dicas para desenvolver e potencializar a sua criatividade

Existem pessoas que são naturalmente criativas e outras que se tornaram intencionalmente, por terem buscado desenvolver essa habilidade. Inclusive, mesmo para aqueles em que a criatividade demonstra ser um dom natural, é válido estimulá-la continuamente.

Veja quais são as principais ações que podem te ajudar nessa missão.

1. Faça perguntas

Busque entender o porquê das coisas, seja curioso e interessado. Quando uma situação nova lhe for apresentada, procure enxergar diversos caminhos para chegar a uma solução. Quanto mais se aprofundar, mais irá estimular a sua mente a criar e ter ideias.

2. Ouça opiniões de terceiros

Procure ouvir mais as pessoas ao seu redor. Algumas delas poderão te fazer enxergar fatos que até então não tinham passado pela sua cabeça. Lembre-se sempre que podemos aprender muito através da visão de terceiros. Porém, é claro, é preciso saber filtrar o que agrega ou não.

3. Não descarte suas ideias

Muitas vezes, o nosso julgamento faz com que duvidemos da nossa capacidade. Por isso, não descarte uma ideia mesmo que pareça boba em um primeiro momento. Você poderá ordenar seus pensamentos e uma hora ela poderá ser utilizada de maneira oportuna.

4. Seja otimista

O bom humor tem influência positiva na criatividade. Pessoas positivas conseguem encontrar soluções de uma forma mais efetiva, pois não perdem o foco. Por outro lado, aquelas que enxergam apenas o lado ruim das coisas se mantêm tão focadas no problema que deixam de perceber as possibilidades de resolvê-lo.

5. Pratique exercícios físicos

Achou estranho uma sugestão relacionada ao corpo para beneficiar a mente? Pois saiba que eles estão totalmente conectados. Nesse sentido, os exercícios físicos podem auxiliar a criatividade, pois estão relacionados à produtividade e são capazes de gerar grandes ganhos ao cérebro.

Mesmo que não tenha afinidades com nenhum esporte ou tenha uma rotina agitada, saiba que é possível encontrar boas opções. Em primeiro lugar, se permita experimentar modalidades diferentes antes de formar uma opinião.

Em se tratando de tempo, você pode movimentar o corpo enquanto realiza outras atividades, como indo ao trabalho caminhando ou de bicicleta, por exemplo. Aos finais de semana poderá aproveitar o tempo livre para outras modalidades que goste.

6. Ouça sua intuição

De acordo com o neurologista Leandro Teles, a intuição é uma função cerebral guiada por experiências nem sempre conscientes. Pessoas criativas exercitam, valorizam e expressam suas intuições.

Com bom senso, dê vazão às sensações pouco ancoradas na lógica e na razão. Comece a se atentar mais aos seus pensamentos e a essas percepções sutis. Elas poderão ser o caminho para a criação de ideias extraordinárias.

7. Torne-se um especialista na sua área

Uma pessoa criativa é aquela que consegue reunir conhecimentos que adquiriu aqui e ali, transformando-os em algo inovador e de valor. Então, para ter criatividade é necessário contar com uma boa bagagem de informações.

Para isso, é preciso que se torne um especialista na sua área e em outras nas quais tenha interesse. Consuma conteúdos relacionados de diversas maneiras, como através de cursos, livros, palestras, pesquisas etc.

8. Realize projetos criativos

A melhor forma de desenvolver uma habilidade é através da prática, dessa forma, é interessante realizar alguns projetos criativos, seja em casa ou no trabalho. Mesmo que a atividade não tenha relação direta com a sua área de atuação, é uma forma de estimular a sua mente e reconhecer o seu potencial.

9. Liberte-se do medo do fracasso

É essencial que entenda que uma pessoa criativa comete erros tanto quanto outras. Afinal, ter criatividade não é o mesmo que ser infalível, até porque ninguém é. Dessa forma, é preciso que se liberte do medo do fracasso e se permita tentar.

Caso a tentativa seja bem sucedida, ótimo, porém, se falhar terá a oportunidade de crescer através da experiência e se fortalecer para uma próxima tentativa. Mesmo que pareça clichê falar sobre aprender através de erros, trata-se de uma grande verdade e quem a reconhece certamente é beneficiado.

10. Faça brainstorming

O brainstorming é uma técnica bastante interessante para estimular a criatividade. Foi criada em uma grande agência de propaganda dos Estados Unidos como forma de desenvolver boas ideias em grupo.

Sempre que for realizar projetos com outras pessoas, é interessante realizar reuniões de brainstorming. Assim, cada um poderá dizer suas ideias, sem qualquer tipo de julgamento, e juntos poderão uni-las, chegando a uma ideia única formada através de diferentes visões. 

11. Explore diferentes soluções

Ao resolver um problema, pense nas diferentes soluções que pode utilizar. Mesmo que uma delas já pareça eficiente, ampliar sua visão é uma forma de exercitar a mente e, até mesmo, encontrar meios de chegar a resultados ainda melhores. Portanto, pense fora da caixa, veja a situação através de diferentes perspectivas e ouse ir além!

12. Desafie-se

Para ser criativo é necessário deixar a mente fluir. Você pode encontrar formas de fazer isso no dia a dia, sendo uma pessoa interessada, indo atrás de mais informações, explorando outras possibilidades.

A criatividade pode ser desenvolvida de diferentes maneiras e nas mais diversas atividades do dia a dia. Portanto, sempre que for realizar uma tarefa, seja de qualquer tipo, opte por caminhos diferentes. Acredite, isso irá impactar em todas as outras áreas da sua vida.

Existe uma famosa citação que diz que a criatividade é a inteligência se divertindo. O que está esperando para colocar as suas ideias para se divertirem também? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para levar a inspiração adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds