Mediação de conflitos na vida pessoal e profissional: como proceder?

 

Mediação de conflitos

Mediação de conflitos na vida pessoal e profissional. Veja as dicas

Ninguém merece ter que fazer uma atividade correndo por falta de tempo, não é mesmo? Conciliar a vida pessoal com a profissional não é uma tarefa simples, pois exige planejamento. Apesar de exigir mais do que um simples balancete, é importante deixar tudo organizado para evitar a necessidade de mediação de conflitos e outros problemas. Continue lendo para saber mais!

[php_everywhere instance=”2″]

 

Composição da rotina perfeita

 

Já ouviu aquela história de que a perfeição não existe? Pois ela é verdadeira! O que podemos fazer para contornar a imperfeição é focar em um planejamento bem construído e também em ações preventivas para eventuais problemas. E o ato de planejar não deve valer apenas para metas a médio e longo prazo, os objetivos em curto prazo e ações do dia a dia também devem ser bem pensadas com antecedência.

 

Selecionei algumas recomendações bem interessantes para você adotar em diversos casos. Confira:

 

Planejamento a médio e longo prazo

 

Se você desenvolveu uma ideia ou recebeu uma tarefa, é preciso colocar todos os fatos no papel para entender como construí-la de maneira consistente para que ela tenha um resultado positivo. Veja um passo a passo bem prático:

 

  1. Faça um documento com o objetivo principal, as dificuldades e as facilidades, os impeditivos e qual é a data prevista para que ele esteja pronto.
  2. Liste quais são os ramos de atividades necessárias. Por exemplo: plano de comunicação e marketing para lançamento. Faça um cronograma geral com elas, assim você não se esquecer de cobrir nenhum lado do projeto.
  3. Liste todas as as tarefas que compõem cada ramo de maneira detalhada. Faça um cronograma para cada área esmiuçado.
  4. Realize uma análise de cada tarefa e estime a quantidade de horas ou dias que irá gastar para cada uma delas. Se precisar, reorganize as datas do cronograma.
  5. Determine um número máximo de horas semanais que irá se dedicar ao projeto.

 

Dica extra: existem alguns objetivos na nossa vida que são mais difíceis de se conseguir, por isso, podemos até chamá-los de projetos. O tema do seu projeto pode ser de cunho mais ideológico e não se relacionar muito com a sua carreira. Não importa qual seja o tema, é essencial conseguir conciliar seu projeto com sua vida profissional e pessoal.

 

Para isso, sempre se lembre de considerar as horas que passa no trabalho e as horas essenciais para a família, amigos e o próprio bem-estar. Se você usar somente o tempo que determinou para a realização das tarefas, não terá problemas em casar seus compromissos pessoais, profissionais e o projeto.

 

Planejamento em curto prazo e atividades do cotidiano

 

Não podemos só em pensar em metas que demandam muito tempo para o seu cumprimento. Até porque o dia a dia continua acontecendo e não podemos esquecer-nos dele.

 

Um exemplo é quando temos uma grande meta no trabalho para cumprir, além dos objetivos diários. O cotidiano irá demandar tarefas menores e às vezes até mecânicas, mas que não deixam de merecer a atenção necessária.

 

Outro exemplo agora relacionado a vida pessoal: redecorar o quarto de visitas por conta da chegada do bebê é uma meta a longo prazo. Independentemente dela existir ou não, ainda é preciso continuar indo ao supermercado mensalmente e fazendo a limpeza semanal da casa. Portanto, é preciso organizar o calendário para que nem uma tarefa do dia a dia deixe de ser feita.

 

Planejamento do cotidiano

 

Mesmo as atividades mais simples que parecem não ocupar muito tempo da agenda merecem atenção. Afinal, o básico pode ser tornar a base para os projetos maiores. O ideal é ter uma lista de tarefas mais fáceis que devem ser cumpridas ao longo do dia ou em algum momento específico. São atividades como lavar a louça e arrumar a cama. Para se programar melhor, a lista pode virar um cronograma bem descomplicado. São tarefas como fazer compras, lavar e passar roupa, varrer a casa e tirar pó.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

 

O papel do coaching no casamento do pessoal com o profissional

 

O coaching usa de métodos que envolvem ferramentas poderosas para que você se torne uma pessoa que está em constante evolução. São técnicas que irá contribuir tanto para sua vida profissional quanto pessoal.

 

Entre muitos benefícios, as formações do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) trabalham com o gerenciamento de tempo, essencial para o que estamos conversando aqui. Saber administrar o tempo é muito importante para um colaborador de uma empresa não importa em qual cargo ele esteja. E também é bom para o lado pessoal, afinal todos precisam ter uma vida social e cuidar do próprio bem-estar. No fim das contas, se você consegue manejar seu tempo de maneira efetiva no trabalho e fora dela, você já é capaz de conciliar todos os lados da sua vida.

 

A formação Professional & Self Coaching (PSC) do IBC é a mais completa do Brasil nesse assunto. Ideal para quem quer se empoderar, mas também para quem deseja se tornar coach. Além do gerenciamento do tempo, durante o curso, você irá aprender sobre a história e o conceito do coaching, crenças limitadoras, técnicas, ferramentas, roteiros estruturadas, princípios da psicologia positiva e da programação neurolinguística, aprendizagem acelerativa, ética, processo de aprendizagem e muito mais!

 

O curso Leader Coach Training (LCT) é ideal para os líderes que buscam pela alta performance, mas que também é útil para quem deseja ser mais eficiente com o cronograma. Com as aulas, será possível aprender a ter o tempo como amigo e não inimigo. Além disso, também será possível usar o coaching como processo contínuo para o desenvolvimento próprio e da equipe, otimização da comunicação e dos relacionamentos interpessoais, melhoria da qualidade de vida no trabalho e fora dele e muito mais. Tudo isso com treinamentos teóricos e práticos.

 

Agora é com você: chegou o seu momento de colocar minhas recomendações em prática! Qual sugestão você gostou mais e já quer colocar em prática? E se você tiver alguma dica bacana para ensinar é só escrever nos comentários! Eu vou adorar ler e tenho certeza de que muita gente também vai.

[php_everywhere instance=”1″]

Copyright: 1063889165 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010