13 etapas essenciais para tornar um plano de comunicação empresarial mais eficaz

Elaborar um plano de comunicação é fundamental para que ele seja aplicado de maneira eficaz, estabelecendo uma boa relação com o público da empresa.

 

Uma boa empresa precisa pensar em diversos aspectos para colocar sua marca em evidência para consumidores, parceiros e até para os colaboradores. Esse tipo de estratégia passa pelo desenvolvimento de diversas ações que visam exaltar a organização e deixar claro alguns aspectos que ela valoriza ou não compactua. Quem tem essas ideias organizadas de maneira clara e tem a possibilidade de colocar no papel acaba criando um plano de comunicação empresarial.

Assim como os demais processos que ocorrem em uma empresa, a comunicação empresarial também deve passar por um planejamento para que seja realizada de maneira eficaz. O plano de comunicação empresarial é realizado no intuito de tornar as estratégias e objetivos da organização compreensíveis aos seus stakeholders que são: o público interno (composto pelas pessoas que atuam no âmbito das empresas) e o público externo (as pessoas que têm interesses comuns com a empresa – consumidores, fornecedores e concorrentes). Todos precisam estar alinhados para que o documento seja feito de forma clara e bem-sucedida.

Esse planejamento tem como objetivo desenvolver um diagnóstico do negócio e promover ações que permitam que os setores da empresa compreendam a estratégia organizacional estipulada, atinjam excelência na gestão administrativa e trabalhem para a construção de uma boa imagem pública da empresa.

[php_everywhere instance=”2″]

Etapas para a elaboração de um plano de comunicação empresarial eficaz

Um bom plano de comunicação empresarial passa por diversas etapas e, para ajudar você nesse processo tão importante, veja abaixo as dicas e etapas que separamos para que seu documento seja excelente para seus colaboradores, parceiros e consumidores.

 

  • Histórico da marca: a primeira parte do plano de comunicação empresarial deve priorizar o desenvolvimento de um documento que tenha as informações acerca do nicho de mercado da empresa, número de colaboradores, diferenciais e outros pontos institucionais;

 

  • Missão, visão e valores: Outro ponto bastante forte que sempre está presente é o trecho sobre a missão, visão e os valores do negócio. Lembre-se de deixar bem claro os três conceitos a todos os colaboradores e setores da empresa, além de valorizar essa informação para os consumidores e parceiros em sua página na Internet, por exemplo;

 

  • Mercado: Trace uma análise sobre o mercado de atuação e insira as informações sobre o cenário atual que sua empresa se encontra. Outra informação interessante é incluir as tendências da sua área e para onde o mercado pode avançar no futuro breve;

 

  • Concorrência: Não deixe de fazer uma análise da concorrência, com seus pontos fortes, fracos e quais são as estratégias utilizadas pelas outras empresas do segmento. Inclua também o número de vendas e posicionamento no mercado. Mapear os concorrentes ajuda a encontrar possibilidades para o seu negócio, bem como saber onde você se encontra posicionado na guerra pelo consumidor;

 

  • Análise de SWOT: Essa é uma ferramenta bastante conhecida e muito utilizada no mercado. A Análise SWOT (ou FOFA em português) constitui em identificar e dispor em uma tabela as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que a empresa possui. Ter esses pontos definidos ajuda bastante no plano da empresa.

O primeiro passo para evolução empresarial é identificar seu nível de felicidade!
Faça o nosso teste e descubra qual o seu nível de felicidade!

 

  • Objetivos: Um dos pontos mais básicos de todo negócio. Quais são os objetivos estipulados? O que a organização deseja atingir a médio e longo prazo? Onde ela quer chegar? São questões que compõem o objetivo da empresa;

 

  • Público-alvo: Outro ponto bastante comum e importante no plano de comunicação empresarial é o público. Informe quem será impactado com a mensagem que a empresa deseja transmitir (colaboradores, clientes, fornecedores, investidores). Saber com quem você está falando é crucial para facilitar as estratégias;

 

  • Mensagem: Não se esqueça do básico: fornecer aquilo que a organização pretende divulgar ou transmitir. A mensagem deve estar clara para todos os que terão acesso ao documento;

 

  • Estratégia: É hora de avançar no plano de comunicação e falar um pouco da ação. Quais serão as estratégias do seu negócio? Procure estipular qual será o processo utilizado para o alcance dos objetivos e alguns detalhes chave para que essa conquista seja atingida;

 

  • Canais: Toda ação deve ser realizada em algum lugar. Nesse sentido, os canais devem ser informados. Faça o mapeamento dos canais ideais para que o público seja impactado e quais são aqueles que realmente podem fazer a diferença. Vale a pena colocar também os canais que não devem ser utilizados;

 

  • Tática: Toda estratégia tem a sua tática. Procure determinar quais serão os recursos utilizados, os meios para que isso ocorra e a linguagem a ser usada. Essas questões estratégicas podem fazer a diferença na hora de executar um plano de comunicação empresarial;

 

  • Orçamento e cronograma: Não se esqueça de criar um cronograma das ações que serão executadas, bem como estabelecer o orçamento necessário para o desenvolvimento de cada uma delas. Esse tipo de organização é essencial para que as coisas não saiam dos trilhos, prejudicando o trabalho ou as finanças da organização;

 

  • Avaliação: A parte final também deve estar contida no plano de comunicação. Informe como a empresa irá mapear a maneira como o público-alvo receberá a mensagem, as estratégias e se tudo aquilo que foi proposto no início do documento foi, de fato, cumprido.

Vale ressaltar que não existe um único plano de comunicação empresarial, um modelo pronto. Cada organização deve adequar o seu documento de acordo com a sua cultura e necessidade. E uma das formas de entender melhor como é a empresa e o que deve ser colocado de maneira clara é tendo o Coaching como aliado. Trata-se de uma metodologia que utiliza ferramentas e técnicas adequadas para auxiliar os gestores no desenvolvimento de um plano de comunicação adequado às necessidades da empresa e de seu público-alvo. Pense nesse aliado antes de montar o seu!

E você? Já desenvolveu um plano de comunicação para a sua empresa ou fez parte do planejamento de um? Quais foram os objetivos atingidos a partir de sua aplicação e as informações importantes que foram ressaltadas? Vale a pena deixar um comentário abaixo se você tem uma experiência para compartilhar com os demais leitores do site. Se não, apenas compartilhe nas suas redes sociais e leve esse conhecimento adiante!

[php_everywhere instance=”1″]

Imagem: elomda / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010