Mente vazia, oficina do diabo: entenda o profundo significado dessa frase

Mente vazia, oficina do diabo

Uma mente absolutamente vazia vive angustiada

Provavelmente você já ouviu a expressão popular “mente vazia, oficina do diabo”, mas você sabe o real significado dela? Hoje vamos falar um pouco sobre esse ditado e o efeito que ele pode ter no nosso cotidiano. Acompanhe!

Entendendo o significado

A afirmação de que a “falta de ocupação não é repouso; uma mente absolutamente vazia vive angustiada” do poeta inglês William Cowper (1731 – 1800) ajuda a explicar o provérbio brasileiro.

Vamos para um exemplo prático: imagine que você está esperando para ser atendido em uma consulta médica. Só que o seu médico está atrasado. Justamente nesse dia a bateria do seu celular acabou, ou a televisão da sala de espera quebrou, ou não há nenhuma revista e você esqueceu o livro. Então, você tem um momento para relaxar sua mente… ou não.  

Cada pessoa vai lidar com esses minutos de uma forma diferente. Algumas podem pensar que esse é um momento de vazio e tédio, outras que é a hora de descansar de toda a agitação e estresse da semana e outras podem começar a imaginar um milhão de assuntos aleatórios. No caso de quem pensa em temas diversos, pode ser que você esteja deixando espaço para a oficina do diabo.

Você se encontrou em alguns desses perfis? E se você acredita que existam mais é só escrever nos comentários!

Atividade constante

Calma! Não estou querendo dizer que todos os momentos de distração podem levar a uma mente vazia. Também não estou transmitindo uma mensagem de nós devemos estar 100% pensante o tempo todo. Todos nós precisamos descansar a mente de vez em quando, não é mesmo?

O problema começa quando somente quando passamos muito tempo divagando sem objetivo. Nesse caso, o “muito tempo” significa horas e horas. Pode ser que uma pessoa que passa por essa situação perca horas valiosas em horário de trabalho e até mesmo nos períodos de lazer.

Os benefícios da programação neurolinguística

A programação neurolinguística é um tema da ciência que começou a ser estudado e divulgado pelo mundo nos anos 70, nos Estados Unidos, por meio das pesquisas do psicólogo Richard Bandler e do linguista John Grinder. De acordo com eles, é possível que a mente, o corpo e a linguagem se conectem de modo que consigam atingir uma meta. Basicamente, é como se esses três elementos formassem uma poderosa tríade que pode agir beneficamente.

Atualmente, o palestrante motivacional Tony Robbins é um dos seguidores da filosofia. Uma parte do seu trabalho é analisar diversos perfis de pessoas bem sucedidas e entender quais foram os pontos fortes que as fizeram conseguir o que conseguiram ou se tornarem o que se tornaram. A partir disso, ele consegue estabelecer padrões e fazê-los se adequar à realidade de cada um.

Baseado nessa metodologia há a formação Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Além disso, durante o curso será possível desenvolver um trabalho detalhado sobre metáforas, estruturas da aprendizagem, curas de fobia, ideias de ação e reação, processos de ancoragem, alinhamentos de níveis neurológicos, negociações e solução de conflitos, linguagem não verbal e muito mais.

Também faz parte da formação o desenvolvimento de novos comportamentos e mudança de hábitos, a boa formulação de objetivos, a transformação de sonhos em realidade, a mudança de história pessoal entre outros. Claro que ainda há ensinamentos básicos sobre o que é e como funciona a programação neurolinguística.

Os resultados poderão ser percebidos em curto, médio e longo prazo pelo próprio coachee (aluno) e por quem convive com ele no ambiente de trabalho e fora dele. A intenção do coaching é mostrar que é possível evoluir todos os dias e que esse progresso pode ser bem aproveitado na vida profissional e pessoal.

Especialmente o curso de Practitioner em Programação Neurolinguística mostra ao coachee que é possível fazer com que a mente, a linguagem e o corpo trabalhem em harmonia em busca do alcance de um objetivo. Então, se você está buscando por dedicar menos tempo a divagações da sua mente, experimente essa formação. Pense que isso será um investimento em você mesmo para se tornar uma pessoa mais empoderada na sua profissão, com a família, com os amigos e consigo mesmo. Nunca se esqueça de pensar no seu próprio bem-estar. Não é egoísmo, é amor próprio.

Você é feliz na sua vida pessoal e profissional?
Clique aqui e descubra como anda sua Felicidade!

Mente vazia, oficina do diabo? Aqui não!

Chegou a hora de você dar um chega para lá nessa história de mente vazia. Tenha sempre seu momento de distração e descanso, mas não faça deles a maior parte do seu tempo. Gerenciar quais são as atividades profissionais e pessoais e quais são os períodos corretos para realizar cada uma delas não é uma tarefa simples. Porém, com o uso do planejamento e com uma pitada de organização é super possível.

Descubra quais são seus pontos fortes e foque neles para espantar os pensamentos vazios. Aproveite também para entender quais são seus pontos fracos para não deixar que eles sabotem sua produtividade. Ao fazer isso, você estará fazendo um forte exercício de autoconhecimento. Aliás, esse é um tema extremamente abordado no coaching.

A formação Professional & Self Coaching (PSC) tem o autoconhecimento em seus ensinamentos. Entre essas e as outras muitas vantagens, esse curso mostra com teoria e prática a como administrar suas horas de maneira inteligente. Não se esqueça de que seu tempo é precioso, então essa é uma preocupação real.

Além disso, a formação também treina líderes para serem mais empoderados ainda e profissionais que desejam se tornar coach. As aulas explicam e indicam como aplicar os conceitos de patrocínio positivo, feedback 360°, autoconhecimento, aprendizagem acelerada, processo de identidade, liderança e muito mais. Ah, também faz parte desse aprendizado entender mais sobre a programação neurolinguística. Tudo isso é ensinado com ferramentas e técnicas exclusivas de coaching.

Isso sim que é incentivo para começar um investimento em você mesmo! Corra atrás dos seus sonhos e seja uma pessoa mais evoluída a cada dia.

Conhece alguém que iria gostar de ler esse artigo? Então, compartilhe!

Copyright: 536001130 – https://www.shutterstock.com/pt/g/frankies

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010