O que é Dignidade e qual sua importância em nossas vidas?

Entenda a verdadeira importância da dignidade para as nossas vidas

Dignidade é uma palavra que faz parte do vocabulário da grande maioria das pessoas. Geralmente, é usada para representar caráter, como no exemplo: “espero que fulano tenha a dignidade de me explicar exatamente o que aconteceu”. Mas será que é realmente esse o significado de ser digno? Continue a leitura para entender e saber qual a importância desse conceito em nossas vidas.

O que é Dignidade?

O exemplo citado anteriormente está correto, dignidade realmente tem a ver com caráter, contudo possui um sentido ainda mais amplo. É considerada um valor essencial do ser humano, que representa o respeito que todos devem ter uns pelos outros. Na Constituição Federal do Brasil é citado o Princípio da dignidade da pessoa humana, que diz que todo indivíduo é dotado desse direito, de ser tratado com respeito.

Nesse sentido, ser digno é tratar a todos da mesma forma que gostaria de ser tratado, ser respeitoso, não subestimar, enganar ou realizar qualquer tipo de mal a um terceiro. Um valor que é realmente abrangente e que deve ser considerado nas mais diferentes situações. Se todos nós passássemos a ver uns aos outros como humanos e, por isso, seres dignos, certamente viveríamos em uma sociedade melhor.

15 Formas de praticar a Dignidade e fortalecer esse valor em sua vida

A dignidade humana é um valor inviolável, faz parte da nossa existência. Existem algumas atitudes que funcionam para fortalecê-la e fazer com que ela esteja sempre presente em nossas vidas, veja quais são.

1 – Sentir-se útil

O senso de utilidade é bastante importante para que uma pessoa se sinta digna. Afinal de contas, por mais que a dignidade seja inerente ao ser humano, é fundamental que cada indivíduo se sinta verdadeiramente digno. Isso pode ser feito através da carreira profissional, mas também de diversas outras formas, como sendo parte de uma causa, reconhecendo o próprio valor, fazendo o que ama e acredita e assim por diante.

2 – Fazer o bem

Sempre que tiver a oportunidade, faça o bem, ajude alguém, nas mais diversas situações. Em nosso dia a dia, nos deparamos com várias situações em que um pequeno gesto nosso pode fazer a diferença na vida de uma pessoa, pode ser um favor a um amigo, uma doação a quem precisa ou o simples fato de se oferecer para segurar uma sacola pesada para alguém.

3 – Tratar os outros como gostaria de ser tratado

Empatia e dignidade andam juntas, quando uma pessoa se lembra de tratar os outros da mesma forma que gostaria de ser tratado, mostra que sabe que todos são iguais. Isso vale para relacionamentos com amigos, familiares, no ambiente de trabalho e em qualquer lugar.

4 – Respeitar a todos sem exceção

O respeito é mais um valor que tem total ligação com a dignidade. Devemos sempre agir de modo respeitoso para com os outros e, assim, exigirmos que ajam da mesma forma conosco. E isso vale para tudo, até mesmo para pessoas com opiniões e modos de vida totalmente diferentes dos nossos.

5 – Conhecer diferentes culturas e respeitar

Falando em diferenças, é interessante buscar conhecer culturas diferentes, porque através do conhecimento barreiras são quebradas. Você não precisa ser um expert, basta que se interesse e busque informação, esse gesto, além de permitir que conheça melhor realidades diferentes da sua, demonstra respeito ao próximo.

6 – Praticar a comunicação não-violenta

A comunicação é a nossa principal ferramenta de entendimento, é através dela que podemos conhecer melhor o mundo do outro e apresentarmos o nosso. A comunicação não-violenta é um conceito criado pelo psicólogo Marshall Bertram Rosenberg que visa promover a conexão através de uma linguagem empática e eficaz.

7 – Ser flexível e estar aberto ao novo

Se existe uma grande verdade na vida é que não temos como controlar tudo, muito menos as outras pessoas. Reconhecer isso e nos mostrarmos flexíveis e abertos ao novo é muito importante. Através dessa postura, conseguiremos agir de modo mais respeitoso e empático em relação aos outros.

8 – Fazer a coisa certa

Sempre temos pelo menos dois caminhos a seguir, na dúvida, opte sempre por fazer a coisa certa, mesmo que seja mais trabalhoso ou que não vá lhe trazer nenhuma vantagem. Agir com dignidade, independentemente das consequências, não tem preço e manterá sua consciência tranquila.

9 – Lutar por seus direitos

Além de respeitar os direitos das outras pessoas, lembre-se de lutar pelos seus também. Quando você faz isso, não está apenas buscando o que é melhor para si, mas também para toda a sociedade. Evite fechar os olhos para injustiças que cometem contra você ou na sua presença.

10 – Ter paciência

A paciência é uma virtude que deve ser sempre praticada. Quando somos pacientes conseguimos respeitar o outro, ouvi-lo e evitar ter reações intempestivas. Ninguém precisa ter nascido com essa característica, basta praticar e se esforçar para adquirir a habilidade de ser paciente.

11 – Buscar informações para compreender o que não está claro

Antes de julgar ou tomar qualquer atitude em relação a um acontecimento envolvendo terceiros, busque se informar para compreender o que não está claro. Ao agir movido pelas emoções correrá o risco de cometer injustiças e ferir a dignidade de alguém.

12 – Ouvir as pessoas na essência

Existe um ditado popular que diz que temos dois ouvidos e uma boca e que, portanto, devemos ouvir mais e falar menos. Realmente, ouvir é uma atitude essencial para a boa convivência em sociedade. E, mais do que escutar, devemos acolher verdadeiramente o que o outro diz, é assim que se constrói conexão.

13 – Viver em harmonia com o meio ambiente

Além do bom relacionamento com outras pessoas, é importante pensarmos também no meio ambiente, que é a nossa casa. Quanto mais nos esforçarmos para causar o menor impacto possível na natureza, mais qualidade de vida teremos. Atitudes simples como separar o lixo, praticar o consumo consciente e apoiar causas ambientais podem fazer uma grande diferença.

14 – Ser um incentivador de pessoas

Já parou para pensar que quanto mais felizes e realizadas as pessoas se sentirem, melhor será o mundo em que vivemos? Em vez de criticar os outros, incentive, motive as pessoas ao seu redor a reconhecerem seus talentos, adquirirem novas habilidades e conhecimentos, a ousarem e irem além!

15 – Incentivar as pessoas a praticarem a dignidade através do exemplo

Por fim, se deseja que a dignidade seja um valor presente no mundo, incentive as pessoas através do exemplo, colocando em prática cada uma das atitudes citadas ao longo do artigo. Ensine isso aos seus filhos e outras crianças da sua família, afinal, os pequenos são a semente do amanhã.

10 Frases sobre Dignidade e sua importância

Inspire-se e entenda melhor o que é a dignidade e qual a sua importância através das frases a seguir.

1 – “O bem mais luxuoso, o tesouro mais rico que alguém possui, é sua dignidade pessoal.” – Jackie Robinson.

2 – Existem dois tipos de orgulho, um bom e um mau. O bom representa a nossa dignidade e respeito próprio. Já o ruim é o pecado mortal de superioridade que cheira à vaidade e arrogância.” – John C. Maxwell.

3 – “Sou um exemplo do que é possível quando meninas, desde o início de suas vidas, são amadas e nutridas por pessoas ao seu redor. Eu cresci cercada por mulheres extraordinárias que me ensinaram sobre a força da dignidade.” – Michelle Obama.

4 – “Não existe dignidade tão impressionante, e nenhuma independência tão importante quanto viver com seus próprios meios.” – Calvin Coolidge.

5 – “O trabalho representa mais do que ganhar a vida, por mais vital que seja. É fundamental para a dignidade humana, para nosso senso de valor próprio como pessoas úteis, independentes e livres.” – William J. Clinton.

6 – “Quando um indivíduo protesta contra a recusa da sociedade em reconhecer sua dignidade como ser humano, seu próprio ato de protesto confere dignidade a ele.” – Bayard Rustin.

7 – “Quando se trata de amor, engula seu orgulho, mas nunca sua dignidade.” – Carlos Salinas.

8 – “Dignidade e orgulho não são apenas dois sentimentos diferentes, mas, de certa forma, opostos. Você pode pisar em seu orgulho para preservar sua dignidade. Você pode destruir sua dignidade por causa de seu orgulho.” – Luigina Sgarro.

9 – “Humildade é a capacidade de abrir mão do orgulho e ainda manter a dignidade.” – Vanna Bonta.

10 – “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Eles são dotados de razão e consciência e devem agir uns com os outros com espírito de fraternidade.” – Declaração universal dos direitos humanos.

Já havia parado para pensar a respeito do significado da dignidade e sua importância em nossas vidas? Realmente, esse é um assunto que deve ser falado e difundido, fazendo isso a trazemos cada vez mais para perto de nós.

Comece a fazer isso agora mesmo, deixando seu comentário a respeito do tema e compartilhando este conteúdo em suas redes sociais!

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010