Qual é o conceito de marketing pessoal

marketing pessoal

Marketing pessoal nada mais é do que a forma como você promove sua própria imagem


 
O marketing pessoal é a forma como você promove sua própria imagem. É o famoso “vender o peixe”. Trata-se de uma ferramenta fundamental para qualquer profissional, pois está relacionada diretamente a sua reputação, ou seja, como você é visto e avaliado pelas outras pessoas.

Muitos itens podem compor a imagem que as pessoas têm de você e formar o seu marketing pessoal. Modo de se vestir, comportamento, atitudes, discursos, vocabulário, valores e objetivos são apenas alguns deles.

O modo que os outros irão enxergar você depende do que você faz com essas características. Se o seu modo de se vestir está adequado à cultura da empresa, se o seu comportamento é respeitoso com todos, se suas atitudes correspondem aos seus discursos, se o vocabulário não é ofensivo e se seus valores e objetivos não contradizem o que a empresa busca. Viu como todo detalhe conta? Por isso que é importante investir em seu marketing pessoal.

Continue lendo para entender como investir nessa ferramenta!

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Dicas para fazer um bom marketing pessoal

Desenvolver o marketing pessoal é uma construção diária. Para ajudar nessa tarefa, eu selecionei alguns dos principais itens que você deve se atentar. Confira dicas preciosas e saiba como investir em seu marketing pessoal:

Autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é uma maneira eficiente de se auto desenvolver. Quem ganha no final é você mesmo, quem trabalha a sua volta, a empresa e sua vida pessoal. Liste quais são seus pontos fortes e fracos e identifique quais foram seus pensamentos e atitudes em relação a cada um deles. Faça isso não somente com as suas capacidades técnicas, mas com situações que envolvam inteligência emocional. Depois, reflita sobre qual seria o modo mais adequado de lidar com os problemas e de desenvolver ainda mais suas habilidades mais fortes.

Esse é o momento de identificar se está sendo um profissional que não se esforça o suficiente para aprender novas tendências, que só faz o básico e que não vai além do que é solicitado nunca. Ainda é possível encontrar características sérias, tais como a falta de respeito, falta de comprometimento e a arrogância. Se, mesmo que só por um momento, julgar que foi desse modo com alguém ou com a empresa é o momento de rever seus conceitos. Comportamentos como esses podem prejudicar sua carreira, relações interpessoais e vida pessoal.

Caso tenha dificuldades, converse com o seu gestor, líder e colegas de trabalho. A autoavaliação e a humildade para ouvir os outros são essenciais para compreender o que faz de você um profissional bom e o que poderia o empoderar ainda mais.

Cuidados com a aparência

Seja no trabalho ou fora dele, manter a aparência adequada ao contexto em que está é fundamental. Este é um dos itens mais importantes na hora de fazer seu marketing pessoal, pois suas vestimentas demonstram a imagem que você deseja passar para os outros. Se a empresa exigir que você vista social, você deve seguir as regras. Assim como se ela permitir que você se vista estilo esporte fino.

Esteja em constante desenvolvimento

Mesmo que você seja um excelente profissional, é sempre importante não cair na zona de conforto. Portanto, esteja em constante desenvolvimento e aprendizado: utilize seu tempo livre para investir em capacitação e adquirir novas sabedorias, seja por meio de formações e treinamentos, aprendendo um novo idioma ou participando de palestras, workshops e programas de motivação. Lembre-se de que o conhecimento nunca é demais e que você sempre pode melhorar!

Desenvolva habilidades e aprimore suas competências

Outro fator importante para o marketing pessoal está relacionado ao desenvolvimento de talentos, capacidades e habilidades que levem ao crescimento contínuo. Avalie seus pontos fortes, identifique aqueles que podem ser potencializados e também os que precisam de melhoria.

Invista em coaching

Os dois itens que falei acima são essenciais e podem ser aprimorados com o método coaching. Se você já for um líder, é interessante investir na formação de “Leader Coach Training – LCT”, que é ágil e muito efetiva para a capacitação de líderes de alta performance. Você também pode estar em busca do “Professional & Self Coaching – PSC”, um curso denso que investigue sua personalidade e busque desenvolver você ao máximo para conseguir uma transformação pessoal e profissional.

Observe sua postura

Ter empatia também faz parte de uma estratégia de marketing pessoal. Tenha certeza de que está olhando nos olhos e fazendo uma escuta ativa da pessoa que está falando com você, ou seja, pare o que está fazendo e ouça com atenção. Pequenos gestos como esses demonstram dedicação e respeito pelo próximo.

Seja um profissional agradável

Para garantir um bom marketing pessoal, você precisa aprender a atrair e cativar seus colegas de trabalho, superiores e, principalmente, seus clientes. Para isso, demonstre simpatia, empatia e acolhimento. Seja uma pessoa com que os outros gostariam de conviver.

Seja solícito e esteja disposto a aprender

A humildade é uma característica valiosa para qualquer profissional. A capacidade de ouvir, de aprender com os outros e de se dispor a ajudar são atitudes essenciais para ser visto com bons olhos na empresa onde você atua e no mercado como um todo.

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Aceite desafios e assuma riscos

Esta é uma atitude importantíssima para potencializar ainda mais seu marketing pessoal: não se contente com a rotina diária de trabalho e se proponha a ir cada vez mais além, aceitando novos desafios e assumindo todos os riscos e as responsabilidades que eles trazem. Exerça sua criatividade e proatividade!

Busque por soluções novas para processos antigos, identifique possíveis focos de problema, aproveite oportunidades para estudar mais e entregar um trabalho melhor e reflita sobre maneiras diferentes de obter bons resultados. Comportamentos como esses demonstram que você é um profissional dedicado e disposto a dar o máximo de si todos os dias.

Seja a melhor versão de si mesmo

Não importa quais sejam seus pontos para otimização, busque sempre ser a melhor versão possível de si mesmo. Analise seu investimento em marketing pessoal como uma maneira de se destacar e de evoluir profissionalmente e pessoalmente.

E você, que outras dicas considera importantes na hora de fazer um bom marketing pessoal? Contribua deixando com o seu comentário!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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