Roda da vida: teste para se conhecer melhor

Roda da Vida Conheça os benefícios da Roda da Vida

O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é algo difícil de alcançar. Afinal não é fácil balancear os compromissos e os sentimentos sem que eles se misturem e se tornem um problema para o dia a dia. Porém, é possível chegar a uma rotina saudável e que traga bem-estar físico e mental contribuindo para o bom andamento do trabalho e das atividades fora do mundo corporativo.

No artigo de hoje você vai conferir dicas para equilibrar a vida pessoal e profissional sem cair no desespero, além de conhecer uma técnica de coaching muito especial e que pode ser muito útil para o seu cotidiano. Acompanhe!

Acesse o link e conheça outras ferramentas do Coaching que irão fazer sua vida social e profissional tomar novos rumos de sucesso. Meu presente para você.

O que é a Roda Viva

A Roda Viva é uma ferramenta do coaching que busca fazer com que você entenda mais a si mesmo. Afinal, é apenas com o autoconhecimento que você consegue obter mais sabedoria e cooperar para o seu autodesenvolvimento constante. Agora, entenda quais são os pilares dessa funcionalidade do método coaching:

No lado pessoal, o exercício identifica quais são os seus pontos ligados à saúde e disposição, equilíbrio emocional, intelectualidade e equilíbrio emocional, pontos que contribuem fortemente para o seu bem-estar mental e físico.

Já no lado profissional a Roda Viva busca entender quais são os seu propósitos relacionados a sua carreira. Basicamente, o foco é em encontrar qual é o cargo, salário e nível de habilidade técnica que você gostaria de ter para chegar às suas metas. Para chegar a conclusões mais precisas, a Roda Viva avalia realização e propósito, recursos financeiros e contribuição social.

Em uma mistura dos dois âmbitos acima, é importante considerar qual é o grau de complexidade e de influência que os relacionamentos amorosos, familiares, de amizade e o convívio social no geral têm no seu dia a dia.

No fim de tudo, como você faz o balanço entre trabalho, entretenimento, descanso, cuidados próprios e convívio social. Claro que este último item é a junção de todos acima e o exercício quer que você absorva importância dele ao máximo.

A Roda Viva dá notas de 0 a 10 para cada um dos itens que falamos acima em uma organização que permite que o coach (treinador) e o coachee (aluno) tenham uma visão sistêmica, podendo desenvolver soluções e identificar saídas para as características e modelos mentais sabotadores.

Quais são os benefícios

Como dissemos acima, ter uma visão geral do que está acontecendo é uma das vantagens da organização obtida por meio da Roda Viva. É importante ter uma visão sistêmica para poder arquitetar resoluções e abrir a mente para métodos mais criativos. Ainda existem outros benefícios, tais como:

  • Aprendizado da prática constante do autoconhecimento;
  • Entendimento da importância do autodesenvolvimento;
  • Experiência com o uso da visão sistêmica e da criatividade para a solução de problemas;
  • Crescimento do senso crítico.

Ficou interessado nessa prática? Essa ferramenta do coaching é realmente efetiva, podendo trazer grandes progressos na sua vida pessoal e profissional, além, é claro, do equilíbrio entre elas.

Além de trazer um cotidiano mais saudável, o coaching é capaz de transformar a sua vida, sem que você perca a sua essência. O método ensina você a encontrar o caminho ideal para desempenhar a sua melhor performance em qualquer local ou cargo do mundo corporativo.

Obter mais sabedoria sobre si mesmo também pode trazer outras vantagens muito valiosas para a sua rotina. Conheça as principais delas logo mais!

20 pontos positivos do autoconhecimento

Ainda há mais benefícios que podem ser adquiridos por meio do autoconhecimento. Saiba quais são eles agora mesmo!

  1. Uso inteligente e estratégico das suas virtudes, sem que isso prejudique os outros.
  2. Bom gerenciamento dos seus pontos fracos para que eles não se destaque e sabotem o seu sucesso.
  3. Administração coerente das suas emoções em momentos de pressão.
  4. Diminuição da impulsividade de pensamento e ação.
  5. Sapiência a respeito de quais são as suas primeiras reações em momentos de pressão e ter a habilidade de gerenciá-las estrategicamente.
  6. Entendendimento da origem do comportamento de outras pessoas, respeitando a história de cada um.
  7. Amadurecimento mais acelerado que as pessoas a sua volta.
  8. Compreensão mais rápida dos fatos importantes que acontecem à sua volta.
  9. Valorização das pessoas, das situações e dos objetos que realmente importam.
  10. Valorização de si mesmo, criando autoconfiança e aumentando a autoestima.
  11. Desenvolvimento da empatia, solidariedade e consciência social.
  12. Evolução de instintos mais aguçados para perceber oportunidades que realmente combinam com a sua personalidade e com o seu momento de vida.
  13. Progresso da independência de comportamento e até financeira.
  14. Desenvolvimento de um marketing pessoal maduro.
  15. Crescimento das habilidades profissionais.
  16. Fortalecimento de virtudes como a proatividade, criatividade e boa comunicação.
  17. Surgimento de características relacionadas à liderança.
  18. Determinação de objetivos de curto, médio e longo prazo com planejamento cheio de ações factíveis.
  19. Estabelecimento de foco para balancear a vida pessoal e profissional todos os dias.
  20. Planejamento mais humano das suas ações dentro e fora do mundo corporativo.

Realmente o fato de saber mais sobre si mesmo pode te elevar para outro nível de conforto físico e mental, abrindo espaço para inovação. Afinal, com o progresso constante é impossível ficar parado frente às constantes mudanças da sociedade. Aliás, o autoconhecimento ainda vai aumentar o seu senso crítico em relação a tudo que está acontecendo, possibilitando que você decida o que é certo ou errado.

Acesse o link e conheça outras ferramentas do Coaching que irão fazer sua vida social e profissional tomar novos rumos de sucesso. Meu presente para você.

Só não se esqueça de que o exercício deve ser constante. Ou seja: nada de praticar hoje e esquecer amanhã. Ou fazê-lo somente durante um tempo. Encontre momentos para trazer a regularidade a ele.

Se o conceito de autoconhecimento é familiar para você, diga-nos nos comentários outros benefícios que o exercício pode trazer! É sempre bom compartilhar conhecimentos.

Você já participou de um exercício de Roda Viva? Se sim, conte-nos como foi nos comentários. Se ainda não praticou, é hora de investir no coaching para se conhecer cada vez mais. Aliás, agora é com você! É hora de libertar as suas virtudes para alcançar voos mais altos e despertar o que há de melhor em você.

Compartilhe esse texto com os seus amigos nas suas redes sociais!

 

Copyright: 748165192 – https://www.shutterstock.com/pt/g/apops

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63