Uma vida mais feliz – Como buscar a felicidade real? E o que é a felicidade passageira?

Felicidade Saiba buscar a felicidade real

 

Quem é que não deseja ser feliz, não é mesmo? Contudo, antes de qualquer coisa, é preciso entender a diferença entre a felicidade real e a passageira, porque muitos as confundem e deixam de desfrutar de momentos especiais por os julgarem como banais. Para entender melhor, continue a leitura e faça essa reflexão que é tão importante para que encontre a sua própria felicidade.

Diferença entre felicidade real e passageira

Imagine as seguintes situações: ser sorteado e ganhar uma viagem para um destino maravilhoso e ter uma família amorosa, um lar e um trabalho que ama. Qual acha que é um exemplo de felicidade passageira e de felicidade real?

Em relação ao primeiro exemplo, veja que se trata de uma situação incomum, um caso isolado que não acontece todos os dias. É claro que é um momento de grande alegria e que deixará boas lembranças, porém, irá passar. Já sobre o segundo, embora não tenha um alto nível de euforia envolvido, se trata de algo duradouro, que poderá ser desfrutado no dia a dia, ao longo de muito tempo.

Vale lembrar que o fato de o exemplo da viagem ser passageiro, não anula sua importância na história de alguém. Entretanto, é importante saber diferenciar esses dois tipos de felicidade para dar o devido valor para as coisas boas que ocorrem no dia a dia, que podem não ser grandiosas, mas que em sua simplicidade possuem muito significado.

Uma pessoa verdadeiramente feliz é aquela que entende que seu contentamento não deve estar condicionado a um acontecimento específico. É preciso saber aproveitar a jornada, valorizar tudo de bom que lhe cerca, como a família, a saúde, os amigos, o trabalho e mais uma série de elementos que tornam a vida de cada indivíduo completa.

Comparação entre a felicidade real e a felicidade passageira

A vida de todos é marcada por situações de felicidade real e passageira. A formatura, por exemplo, é a coroação de anos de dedicação aos estudos e certamente um momento de grande alegria. Contudo, uma pessoa não pode achar que será feliz apenas quando concluir sua graduação, é preciso que ela saiba aproveitar cada experiência vivida na faculdade, o conhecimento adquirido nas aulas, as amizades, enfim, desfrutar do processo.

Existe um ditado popular que diz que o melhor da festa é esperar por ela, e essa é uma forma de ressaltar a importância de aproveitar cada instante em vez de focar apenas em acontecimentos específicos. Afinal de contas, se você deixar para ser feliz apenas em determinadas situações, estará abrindo mão de viver na essência momentos que, embora não sejam grandiosos, possuem muito valor e significado.

Quando se trata de um relacionamento amoroso, podemos comparar a paixão com a felicidade passageira, pois se trata de um sentimento intenso, mas que um dia chega ao fim ou amadurece e se transforma em amor. Em uma relação já consolidada, é provável que os envolvidos não tenham rompantes apaixonados, mas demonstram o que sentem através de atitudes no dia a dia, cada um com a sua linguagem do amor.

Os perigos de condicionar sua felicidade a momentos passageiros

Uma semana é formada por cinco dias úteis e dois que são de descanso para boa parte das pessoas. É comum que muitos comemorem a chegada da sexta-feira, pois logo em seguida vem o sábado e o domingo. Porém, não é saudável que se viva apenas esperando a chegada da sexta, é preciso saber aproveitar os outros dias também, pois a felicidade deve fazer parte do cotidiano e não apenas de situações específicas.

É claro que ninguém está totalmente feliz o tempo todo, mas é importante que haja esse desejo, pois é ele que estimula as pessoas a valorizarem as pequenas coisas. A festa de casamento de um ente querido realmente é um momento memorável, a comemoração da união de duas pessoas que se amam. Por outro lado, os almoços em família no domingo também são muito especiais e devem ser valorizados, pois é através de situações como essa que a felicidade real pode ser desfrutada.

10 Dicas para buscar a felicidade real e aproveitar sua vida ao máximo

Depois de entender a diferença entre felicidade real e passageira, confira dez dicas para buscar a sua satisfação todos os dias em vez de condicioná-la a situações específicas. Lembre-se que ser feliz é sobre aproveitar a jornada e desfrutar de cada instante.

1 – Viva no presente

Para se sentir verdadeiramente feliz, é crucial que viva no presente. Afinal, por mais que seja bom relembrar experiências passadas é no agora que as coisas acontecem. Sempre que perceber que sua mente está focada no passado ou no futuro, traga sua atenção de volta. Uma forma bastante eficaz de conseguir isso é através dos cinco sentidos. Observe, toque, respire, ouça e desfrute dos sabores, isso te ajudará a criar uma conexão com o momento presente para vivê-lo ao máximo.

2 – Adote hábitos que promovam seu bem-estar

Você já viu uma pessoa cansada e sem energia feliz? Provavelmente não, pois o nosso bem-estar está intimamente ligado à nossa felicidade. Nesse sentido, é fundamental que adote hábitos que promovam a sua saúde, considerando o corpo e a mente. Algumas atitudes importantes incluem:

  • Manter uma alimentação saudável;
  • Praticar atividades físicas;
  • Dormir o suficiente;
  • Ter momentos de lazer;
  • Tirar alguns minutos do dia para refletir;
  • Praticar o autocuidado.

3 – Reveja seus hábitos online

A internet, hoje, ocupa um espaço importante da vida de grande parte das pessoas. Ela faz parte do trabalho, do entretenimento, das relações pessoais, além de facilitar a realização de diversas atividades do cotidiano. Não há como negar que é uma ferramenta bastante positiva, porém, como tudo na vida, deve ser usada com sabedoria, para que não se torne um obstáculo entre você e a sua felicidade e te impeça de viver cada instante ao máximo.

4 – Evite se comparar

Se comparar com terceiros é um hábito extremamente prejudicial, simplesmente porque é injusto, já que cada indivíduo saiu de um ponto de partida diferente. Quando você se sente mal por não ter tanto sucesso quanto o seu vizinho, por exemplo, está se esquecendo que cada um de vocês tem uma trajetória diferente. Então, se quiser considerar a história do outro, que seja para se inspirar e não para fazer comparações que apenas trarão desânimo e prejudicarão sua autoestima.

5 – Cerque-se de pessoas positivas

A energia das pessoas com as quais convivemos tem uma forte influência sobre nós, por isso, se deseja buscar a felicidade real é interessante ter ao seu lado gente que te inspire a fazer isso. Por outro lado, caso perceba que tem um colega de trabalho ou familiar que demonstre ser negativo, mantenha uma distância de segurança. Lembrando que não é necessário cortar relações totalmente e sim cuidar para que a negatividade do outro não te afete.

6 – Abandone hábitos ruins

Hábitos como fazer fofoca da vida alheia, reclamar, descuidar da própria saúde, entre tantos outros devem ser totalmente evitados, pois vão na contramão da busca pela felicidade real. Dessa maneira, procure refletir sobre seu comportamento atual para identificar atitudes que possam estar te prejudicando e eliminá-las da sua vida.

7 – Valorize as pessoas que são especiais para você

Os relacionamentos são parte importante da felicidade de uma pessoa. Afinal, estar na companhia de amigos e familiares pode render bons momentos de felicidade. Por essa razão, é preciso que dê o devido valor para essas pessoas, buscando passar momentos de qualidade ao lado delas, isso fará toda a diferença.

8 – Escute a sua voz interior

Assim como se relacionar com os outros é positivo, o mesmo vale para o relacionamento que tem consigo mesmo. Em vez de viver no piloto automático, experimente parar para escutar a sua voz interior. Quanto mais forte for essa conexão com a sua consciência, melhores serão os resultados das decisões que irá tomar ao longo da vida.

9 – Seja grato por cada instante de felicidade

Quando uma pessoa lhe faz uma gentileza, é comum que agradeça a ela, certo? Mas e em relação aos acontecimentos da vida, você tem o costume de se sentir grato? Saiba que isso independe de ter ou não alguma crença religiosa, pois os agradecimentos não precisam, necessariamente, ser direcionados a alguém. Experimente se sentir grato e veja como isso te levará a valorizar cada pequeno elemento que compõe a sua felicidade.

10 – Desfrute dos momentos de felicidade passageira sem se apegar

Por último, é preciso deixar claro que os momentos de felicidade passageira também devem ser valorizados, mas sempre com os pés no chão e sabendo que irão passar. Através dessa consciência você conseguirá desfrutar deles sem condicionar sua satisfação, pois saberá que a felicidade está presente em sua vida todos os dias e não apenas em ocasiões especiais.

Como bem disse Sidarta Gautama, o Buda, não existe caminho para a felicidade, pois a felicidade está exatamente no caminho. Agora que sabe disso, poderá aproveitar sua jornada com sabedoria e incentivar todos ao seu redor a fazerem o mesmo. Comece isso agora, compartilhando o artigo e essas dicas poderosas!

Copyright: 562342009 – https://www.shutterstock.com/pt/g/evgenyataman

Fontes:

https://www.psychologytoday.com/us/blog/radical-sabbatical/201707/13-easy-ways-be-happy-every-day

https://www.inc.com/minda-zetlin/11-simple-ways-to-make-yourself-happy-every-day.html

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010