O trade marketing não se resume em apenas tratar das relações entre os fabricantes e os canais de vendas. Na verdade, esse é um universo imenso que aborda questões referentes a marcas, pontos de vendas e consumidores. O foco é o canal de distribuição, ou seja: o varejista. Também é muito utilizado por fornecedores na busca de fidelizar ou conquistar novos clientes.
O que é trade marketing?
De acordo com Corstejans & Corstejans (1995), o trade marketing é uma aplicação de marketing industrial ou B2B (business to business), que tem como desafio:
- Maximizar o valor oferecido aos varejistas, em que a decisão de compra é feita com base na rentabilidade;
- Garantir que todas as atividades e valor oferecido aos varejistas sejam rentáveis para a indústria;
- Não ficar vulnerável diante de grandes redes de varejo.
O diferencial do trade marketing
Você sabia que o atendimento entre o distribuidor e seu consumidor final pode determinar o sucesso ou o fracasso de suas vendas? Por isso, o atendimento é o elemento mais importante do trade marketing. Também existem alguns pontos que são cruciais para você possa construir uma relação de confiança com seu cliente, tais como:
- Conhecer suas necessidades;
- Estudar seu perfil de compras;
- Fazer visitas periódicas;
- Fazer controle de estoque para não deixar faltar ou sobrar produtos.
Ficou claro o que é o Trade Marketing? Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário abaixo e, se fizer sentido para você, curta e compartilhe esse artigo nas redes sociais.
[php_everywhere]
Imagem: Dooder / Shutterstock
Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.