Desenvolvendo suas Técnicas de Vendas com Coaching

Vender é mesmo uma arte. É uma tarefa árdua que exige por parte do vendedor habilidades para lidar com diferentes perfis de clientes, conhecimentos amplos sobre os produtos ofertados e, especialmente, sobre as mudanças comportamentais dos consumidores, que, com o aumento do poder de compra, estão cada vez mais exigentes.

Para alcançar os clientes de forma efetiva é necessário ainda investir em treinamentos específicos que possibilitem entender como estes reagem a diferentes tipos de abordagens, o que mais os atrai e o que pode inviabilizar completamente uma venda.

Imagine, por exemplo, um cliente que chega numa loja, decidido a comprar determinado produto, mas que é preterido pelos vendedores ou é mal atendido. Com certeza essa venda não será efetivada, o possível comprador ficará com uma má impressão da empresa e dificilmente voltará a esta loja.

Entender os diferentes perfis, conhecer as preferências dos clientes, acessá-los e oferecer exatamente o que procuram, são competências essenciais para ter sucesso enquanto vendedor. Assim, através do Coaching, uma metodologia de aceleração de resultados e desenvolvimento de habilidades psicológicas, emocionais e comportamentais, é possível desenvolver técnicas efetivas para obter êxito nesta profissão.

Como o Coaching potencializa vendas

O processo auxilia no desenvolvimento da: autoconfiança, autoestima para que através do autoconhecimento, reconhecimento das capacidades e potencialidades e dos pontos de melhoria, o profissional de vendas alcance mais segurança para desenvolver seu trabalho e, isso é fundamental para que o cliente aceite sua abordagem, feche a venda e “fidelize” a relação Cliente/Vendedor.

Técnicas de Vendas com Coaching

Planejamento – Com esta técnica é possível fazer um planejamento prévio do que deseja alcançar com as vendas, criar estratégias, definir os tipos de abordagens e como proceder com os clientes.

Comunicação Efetiva – A comunicação, especialmente a não-verbal, feita através de gestos, postura corporal e contato visual é 55% mais impactante do que a comunicação verbal, por isso dominar este tipo de competência é essencial.

Rapport – Palavra francesa que define a conexão entre duas pessoas. Neste caso é a capacidade do vendedor perceber o cliente, suas necessidades, criar receptividade para abordá-lo no momento mais oportuno. Isso significa criar empatia, sentimento fundamental num processo de venda.

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