Conheça 2 exemplos e algumas dicas sobre Elevator Pitch para aplicar no seu negócio

Elevator Pitch escrito em um papel

O elevador pitch é uma técnica que consiste em uma pequena conversa para convencer determinada pessoa a respeito de algo.

Elevator Pitch é uma técnica muito utilizada por vendedores para efetivação das vendas, e consiste em uma pequena conversa com duração de apenas um minuto. Esse breve bate-papo é importante porque garante que o profissional encontre uma oportunidade real. É determinante ser sucinto ao dar ênfase àquilo que realmente é importante para o cliente ou para a empresa com quem está se negociando.

Este pequeno discurso pode e deve ser usado sempre que você estiver procurando emprego, para apresentar uma nova empresa, para falar de um novo negócio ou ainda para vender. Trata-se de uma forma eficiente de eliminar os discursos longos e cheios de enrolação, indo direto ao ponto. Existem muitos casos de contratos que chegam a ser fechados apenas com o Elevator Pitch.

O que é Elevator Pitch?

Você já pensou como faria para vender um produto em apenas dois minutos? Imagine que um dia você entra num elevador no térreo e pretende descer no segundo andar. Junto com você entra no elevador uma pessoa importante que pode contribuir para tirar a sua ideia de negócio do papel. Como convencê-la a investir no intervalo de tempo entre o térreo e o segundo andar?

Exatamente com base nessa ideia que surgiu o conceito de Elevator Pitch que na tradução literal significa “discurso de elevador”. Basicamente, esse termo é aplicado em situações em que é necessário ter conversas leves e eficientes para convencer o interlocutor. 

Como chegar ao Elevator Pitch perfeito?

O Elevator Pitch tem um papel essencial para fechar negócios e se apresentar de maneira satisfatória em situações relevantes. Existem 6 tipos de pitch para serem usados em uma negociação. São eles:

1. Pitch de uma palavra

Quanto mais simples uma ideia for, melhor. Este pitch consiste no posicionamento por meio do uso de uma palavra-chave.

2. Pitch de questionamento

Uma pesquisa mostrou que perguntar é melhor do que afirmar, especialmente quando se trata de propostas. Se a resposta para a pergunta tiver um argumento muito forte, então significa que o negócio tem muitas chances de ser fechado.

3. Pitch em forma de rima

As rimas proporcionam uma ideia interessante, pois você age no inconsciente da pessoa.

4. Pitch de assunto de e-mails

Trabalha-se com o impacto que o assunto de um e-mail pode ter no seu trabalho.

5. Pitch da Pixar

A Pixar é uma empresa que conta histórias interessantes por meio de uma técnica chamada storytelling. O discurso é construído tomando por base uma história carregada de emoção. 

Exemplos de Elevator Pitch

Confira a seguir dois exemplos de Elevator Pitch para entender melhor o conceito.

Exemplo 1

Roberta é uma servidora pública do Estado de Goiás que precisa fazer uma entrevista de emprego para ser promovida do cargo de Analista para Supervisora. Em sua entrevista ela deseja mencionar os pontos fortes de sua formação.

Sua fala pode ser: “Olá, me chamo Roberta Souza. Sou formada em Direito pela Universidade Federal de Goiás e pós-graduada em Direito Internacional. Tenho 35 anos e inglês fluente adquirido em intercâmbio cultural nos Estados Unidos onde pude aprender mais sobre Direito Internacional e inglês para negócios”.

Percebeu que em poucos minutos Roberta se apresentou dizendo quem é e quais são as suas qualificações? Essa é a ideia principal do Elevator Pitch, permitir que a pessoa diga tudo o que precisa no pouco tempo que possui disponível. É preciso apresentar todos os argumentos que te tornam interessante para a oportunidade disponível. 

Exemplo 2

Júlio Cézar é um especialista em vendas que trabalha de forma autônoma. Ele aplica as regras ensinadas pelos gurus do marketing e pensa em conseguir fechar uma parceria com uma empresa local. 

Seu discurso pode ser: “Bom dia, me chamo Júlio Cézar Vargas. Sou formado em Administração de Empresas pela Faculdade Ribeiro do Sul, no Rio Grande do Sul, e tenho especialização em vendas e marketing digital. Por que me dar esta oportunidade? Porque eu tenho uma grande solução para sua empresa não encontrada facilmente com outro profissional”.

Nesse exemplo, Júlio foi ao cerne da questão, ou seja, disse por que ele deve ser o escolhido. O mais importante nesse caso era explicitar que ele tem como diferencial uma solução não encontrada facilmente em outro profissional. Para delinear como será o Elevator Pitch é crucial olhar para os tópicos mais relevantes de serem apresentados, destacando-os no discurso.

Elevator Pitch: dicas de como aplicar no seu negócio

Confira abaixo dicas práticas de como aplicar o elevator pitch no seu empreendimento. 

1. Objetividade

A base de um bom elevator pitch é a objetividade, afinal a ideia é fazer um discurso convincente em um minuto. A mensagem deve ser transmitida de maneira clara para despertar a curiosidade do ouvinte. 

2. Adaptação para a audiência

É importante estar ciente da necessidade de adaptar o elevator pitch para diferentes audiências. Basicamente, se trata de usar a sua frase pronta de formas distintas para oportunidades variadas. 

3. Treine seu elevator pitch

Com o seu elevator pitch devidamente preparado, é importante treiná-lo. Repasse o texto criado sempre que possível para estar preparado quando for colocá-lo em prática. Observe quais são as palavras que mais chamam a atenção dos seus ouvintes. É interessante fazer testes para entender o que funciona melhor. 

Lembrando que o elevator pitch não é um discurso engessado, sendo importante mantê-lo atualizado. Fique atento para que sua fala não soe como algo decorado. Treine o suficiente para que haja naturalidade. 

4. Persista

Ainda que seu elevator pitch esteja bem estruturado, saiba que em algum momento invariavelmente você acabará recebendo uma negativa. O ideal é estar preparado para os “nãos” sem desistir. 

5. Divulgue seu elevator pitch

O elevator pitch se torna mais forte ao passo que todos sabem qual é ele. Isso significa que os colaboradores da companhia e potenciais clientes internos precisam conhecer. Divulgue internamente para que fique clara a essência da sua empresa. Esse discurso diz respeito à imagem e aos objetivos do seu negócio.

Gostou de conhecer mais sobre o conceito de elevator pitch? Comente abaixo!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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