Entenda o que é Storytelling e seu efeito como ferramenta de publicidade

Palavra Storytelling com lâmpada acesa do lado

O Storytelling é uma ferramenta publicitária que está relacionada à capacidade de contar histórias de forma relevantes e cativantes.

O Storytelling é uma técnica que existe há milhares de anos. Consiste em transmitir uma história por meio de palavras, sons ou recursos visuais. Na publicidade, é utilizada em conjunto com as técnicas de venda de produtos e serviços. Seu objetivo é auxiliar na construção de um relacionamento entre a empresa e seus consumidores. 

No artigo a seguir iremos apresentar com mais detalhes o conceito de Storytelling e como essa ferramenta é utilizada pela publicidade. Então, vamos começar a nossa história? 

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O que é Storytelling?

Contar histórias de forma relevante utilizando recursos audiovisuais juntamente a palavras recebe o nome de Storytelling. Essa técnica permite promover a marca sem a necessidade de realizar uma venda direta, portanto, é considerada mais persuasiva do que invasiva. 

Por sua grande efetividade, essa estratégia é amplamente utilizada no marketing e na publicidade. Através da sua aplicação é possível construir uma relação mais próxima entre a empresa e o consumidor final. O Storytelling é um grande aliado para o compartilhamento de ideias, conhecimentos e outros interesses através do estabelecimento de uma narrativa.

Como funciona o Storytelling?

Quando uma história é boa, autêntica e criativa, ela estabelece uma comunicação emocional individualizada. Como consequência, o Storytelling consegue levar o público a uma jornada de mudanças e transformações. A narrativa funciona basicamente com uma apresentação, desenvolvimento e resolução.

Apresentação

Esse é o momento de criar uma situação com a qual o cliente se identifique. É nessa primeira etapa que se consegue criar laços importantes.

Desenvolvimento

Aqui você apresentará os conflitos, ou seja, o problema que o personagem de sua Storytelling enfrentará. No decorrer da história, esses problemas podem ir aumentando até atingir o clímax.

Resolução

É na resolução que serão apresentados os produtos ou serviços que salvarão o dia, resolvendo o problema. A história deve ser fechada com um final feliz. 

A arte de contar histórias como ferramenta de publicidade 

Como você já pode perceber, o Storytelling dialoga com as emoções do público, gerando mais envolvimento com a marca. Uma das vantagens dessa estratégia é que ela não se limita a determinadas mídias e, quanto mais trabalhada, mais contagiante e relevante ela se torna.

Quem conta uma história tem como objetivo principal encantar e envolver a sua audiência. Na publicidade, esse também é o foco do Storytelling e, para isso, é essencial saber exatamente quem é o público-alvo. A forma como uma história é contada faz toda a diferença para gerar a resposta de encantamento do público.

Para que uma história seja interessante, precisa contar com o alinhamento de alguns elementos: 

– Vocabulário adequado ao público-alvo;

– Enredo envolvente;

– Personagens cativantes em que o público se enxergue;

– Demandas semelhantes às do público;

– Identificação com a realidade do público;

– Elementos visuais como ilustrações, imagens, vídeos, entre outros.

Todos esses elementos devem trabalhar em conjunto formando uma colcha de retalhos que emocione, entretenha e leve à conversão do receptor. 

Storytelling na publicidade: a ferramenta do momento 

Em um mercado extremamente competitivo, as marcas precisam se aproximar do seu público-alvo. Construir uma relação sólida com os potenciais consumidores é o que fará da sua marca a escolhida.

Sendo assim, é determinante desenvolver uma narrativa interessante em que os produtos/serviços sejam apresentados com sutileza. O Storytelling se caracteriza por ser uma história sobre produtos/serviços, mas sem parecer que é uma história a respeito deles.

Uma relação mais próxima e estreita entre a empresa e os consumidores potencializa o engajamento que, por sua vez, alavanca as vendas. Em resumo, é uma forma de trabalhar com leveza para produzir um conteúdo mais leve e direto. 

Storytelling e o Marketing Digital

O marketing digital utiliza a ferramenta Storytelling como uma estratégia para lançar novos produtos ou para a fidelização dos clientes. Há diversas formas de trabalhar com a construção de histórias, abaixo você pode conferir os princípios para criar uma narrativa eficiente: 

– Elementos visuais interessantes;

– Diálogos realistas;

– Personagem com identificação com o público-alvo;

– Capacidade de despertar emoções;

– Conflito com resolução no final da história. 

Como o Storytelling possui um forte apelo emocional, tem grande relevância no marketing digital direcionado para os clientes finais (mercado B2C). Seu objetivo central é gerar mensagens mentais para os visitantes do site, blog, perfil nas redes sociais ou outros canais. 

O segredo para fazer um bom trabalho de Storytelling é conhecer bem as personas, ou seja, o público que se quer impactar. As histórias devem ser criadas para vender aspirações e emoções e não diretamente os produtos/serviços. Por isso, saber exatamente quem é o público a impactar faz toda a diferença. Assim, sua marca encontrará o tom para fazer essa publicidade.

Engajamento

Uma das palavras mais relevantes dentro do marketing digital é: engajamento. A ferramenta de Storytelling tem grande potencial para engajar o público da sua marca. Por isso, nos últimos anos, essa estratégia de contar histórias se tornou ainda mais relevante no marketing. Trata-se de um processo de envolvimento que constrói um relacionamento com os consumidores e potenciais consumidores.

Ainda que os indivíduos impactados não efetivem a compra nesse momento, terão a lembrança da marca. Quando houver a necessidade de adquirir um produto/serviço do segmento da sua empresa, essa lembrança estará lá. Construir relações envolventes é determinante para ter uma audiência fidelizada que dará preferência para a sua marca. 

Boas histórias geram emoções

A base para que a estratégia de Storytelling da sua empresa seja efetiva é focar na geração de emoções no público. Quem assiste o conteúdo deve se ver nele, se identificar com as problemáticas e sentir que pode encontrar uma solução também. Dessa forma, o roteiro deve ser muito bem pensado e planejado de acordo com o perfil da audiência.

Ao assistir uma história com que se identifica, o público sente que a marca em questão está mais próxima. Dessa forma, consiste em uma excelente ferramenta para se aproximar do seu público e dar início a um relacionamento consistente. 

Storytelling é uma ferramenta de grande impacto na publicidade das marcas! Você já conhecia? Pensa em utilizar o recurso na sua marca? Comente abaixo!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63