Conheça algumas limitações pessoais

Limitações Pessoais Veja um plano de ação para se livrar das limitações

Para vencer suas limitações é preciso conhecer cada uma delas detalhadamente e se permitir sair da zona de conforto. Qualquer pessoa pode ter limitações, sejam elas físicas, emocionais ou comportamentais, entretanto, é importante que você saiba evitar que elas tomem conta da sua vida e te impeçam de conquistar seus sonhos.

Até mesmo as pequenas limitações do dia a dia podem acabar se tornando limitações maiores, chegando a atrapalhar até a sua vida profissional. Se você tem medo de falar em público, por exemplo, como pretende se apresentar para um grupo de empresários em uma entrevista de emprego? 

Em casos assim, é preciso buscar ajuda e trabalhar as suas limitações, para evitar que elas façam você perder grandes chances e oportunidades. Para saber mais a respeito desse assunto é só me acompanhar e continuar lendo o texto!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

10 limitações que impedem seu sucesso

Cada pessoa tem suas limitações pessoais e particulares, que surgem sem que ela saiba identificar a razão ou as razões. Porém, existem algumas que são comuns e podem se manifestar até mesmo em sua vida. 

Descubra quais são as 10 principais limitações que fazem as pessoas sabotarem o seu próprio sucesso:

Não aceitar a colaboração de outras pessoas

Eu costumo dizer com frequência que sozinhos dificilmente conseguimos ir longe em nossa jornada, já que precisamos sempre contar com o apoio e colaboração das pessoas importantes em nossa vida, para que assim tenhamos oportunidade de crescer. 

Por este motivo, considero uma limitação o fato de algumas pessoas se negarem a aceitar a colaboração dos que estão ao seu redor em sua jornada evolutiva. É preciso vencer esta barreira, entendendo que, quando aceitamos ajuda, quando aceitamos o auxílio e a opinião verdadeira e respeitosa daqueles que realmente se importam conosco, com a nossa felicidade e bem-estar, temos chances maiores de crescer e alcançar os objetivos que almejamos em nossa vida. 

Querer ter sempre o controle da situação

Por mais que seja algo que muitas vezes fazemos de forma inconsciente, ou seja, sem perceber, é preciso evoluir e entender que, na maioria das vezes, não conseguiremos ter controle sobre tudo o que acontece em nossa vida, uma vez que mudanças acontecem o tempo todo e, em grande parte dos casos, nos pegam completamente de surpresa. 

Diante disso, é preciso que façamos sim o nosso planejamento pessoal, de carreira e também o empresarial, mas tendo sempre em mente que uma coisa ou outra pode fugir ao nosso controle e não há problema algum nisso. Levando a vida dessa forma, evitamos sofrimentos desnecessários, para nós mesmos e também para quem nos rodeia. 

Não saber dizer não

Uma limitação que temos grande dificuldade de vencer é a de sempre dizer sim para as pessoas, passando, muitas vezes, por cima de nossos próprios desejos, para atender às expectativas dos outros. 

Saiba que, para que você se sinta bem com você mesmo, é preciso, em um momento ou outro, impor limites às pessoas, para que elas não atropelem o seus sonhos e objetivos, colocando os anseios delas acima dos seus. 

É preciso que você pense em si em primeiro lugar e diga não àquilo que lhe fere e vai contra seus princípios, valores e ao que você deseja para a sua vida. Isso não é egoísmo, é simplesmente compreender que, em muitos casos, quando sempre dizemos sim para outros, provavelmente estamos dizendo muitos “nãos” para nós mesmos. 

Ter dificuldade de deixar os erros para trás

Entenda e leve este ensinamento para a vida toda: o que passou, passou, e realmente não volta mais. Erros fazem parte da vida de todos nós, ou seja, eles são inevitáveis, o que faz com que tenhamos que aprender a lidar com eles, de uma forma ou de outra, sendo que esta forma nada tem a ver com ficar se martirizando eternamente por tê-los cometido em algum momento de sua caminhada. 

Neste sentido, o que você deve fazer é realizar diariamente o exercício de honrar e respeitar a sua própria história, permitindo-se sempre aprender com os erros, transformando-os em aprendizados e experiências, que vão te ajudar a não cometer os mesmos erros no futuro.

Procure ser o seu melhor amigo e não fique se culpando por coisas que aconteceram lá atrás. Ninguém merece viver assim. 

Deixar o medo dominar

Em minhas formações, palestras, cursos, vídeos e demais conteúdos eu costumo dizer para as pessoas, que não há nada que devemos temer mais na vida do que nossos próprios medos. Digo isso, pois o medo é uma coisa completamente paralisante, que nos impede de ousar e ir além em nossa jornada evolutiva. 

Sendo assim, devemos fazer o máximo para vencer mais esta limitação, para que assim tenhamos a oportunidade de conquistar nossos sonhos objetivos, transformando-nos, dessa maneira, em pessoas mais felizes e realizadas. 

Não acreditar no próprio potencial

Todos nós somos pessoas dotadas de talentos e aptidões, que nos ajudam a contribuir de alguma forma para a evolução da sociedade e do mundo em que vivemos. Se você acredita que as pessoas ao seu redor são talentosas e conseguem alcançar mais coisas do que você, por que não pode, a partir deste momento, investir a sua energia para acreditar em si mesmo?

Se você tem dificuldades de acreditar no seu próprio potencial, algo que você pode fazer para reverter esta situação é dar início ao seu processo de autoconhecimento, pois, por meio dele, você conseguirá enxergar os pontos positivos que possui, entendendo de que maneira eles te ajudam e são seus aliados em seu dia a dia pessoal e profissional. 

Invista no desenvolvimento deste processo e automaticamente você estará investindo no fortalecimento de sua própria autoconfiança. 

Conseguiu identificar algum desses sabotadores em você? Caso positivo, procure fazer um plano de ação e assumir um compromisso de não os deixar atrapalhar seu desenvolvimento pessoal e profissional. Ao começar a trabalhar dessa forma, você se sentirá mais motivado e livre. Confie em si mesmo!

Plano de ação para se livrar das limitações sabotadoras em 5 passos

Além das dicas que compartilhei nos parágrafos acima, algo que você pode fazer também para vencer as limitações que lhe sabotam e lhe impedem de evoluir é elaborar um plano de ação verdadeiramente eficiente. 

Veja, abaixo, 5 passos simples selecionamos para você seguir e começar agora mesmo a se tornar uma pessoa vencedora:

  1. Identifique quais são as suas características limitadoras e as escreva em um papel;
  2. Faça uma lista de tarefas que você poderia realizar para acabar com cada uma das limitações;
  3. Crie subtarefas em cada uma das tarefas para você entender qual é a complexidade de cada uma;
  4. Desenvolva um cronograma com prazos para a realização de cada atividade ou subatividade;
  5. Comemore cada ação realizada e cada limitação vencida.

Se você tiver algum conselho interessante em relação ao passo é só escrever nos comentários!

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Usando o Coaching como aliado

O Coaching é um importante aliado nesse processo de superação das limitações pessoais, uma vez que a metodologia utiliza técnicas e ferramentas, que podem ajudar na identificação e na solução de cada um de seus problemas. É muito importante que você, como coachee, tenha todo apoio para conquistar autoconfiança e autonomia para superar suas dificuldades.

Para isso, se as suas limitações têm a ver com a sua vida profissional, a formação Business and Executive Coaching – BEC do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC é ideal para quem quer potencializar seu papel no mercado e fora dele. 

Em 150 horas de formação, você aprende sobre como eliminar bloqueios internos; estruturar melhor os objetivos; boas práticas de liderança; como planejar metas em longo prazo para a vida profissional; como equilibrar a vida pessoal com a profissional no dia a dia; como se adaptar às mudanças com mais rapidez e flexibilidade; identificar melhor os próprios pontos melhoria, para desenvolvê-los; como oxigenar a criatividade; como tomar decisões com mais agilidade; ser um agente importante na gestão de mudanças; e muitos outros temas essenciais para o amadurecimento de sua carreira.

Outro curso que também pode te ajudar neste processo de ultrapassar e vencer limitações é o Leader Coach Training – LCT também do IBC, que transmite uma sabedoria poderosa para que você se torne um líder de alta performance. 

Durante as 20 horas de aulas teóricas e práticas, você obtém conhecimento para a conquista constante de resultados mais humanizados; como aumentar os índices positivos de clima organizacional, satisfação e qualidade de vida no trabalho; como cooperar na disseminação da cultura organizacional e no comprometimento com o alcance de resultados; e muitos outros pontos fundamentais para todo profissional que quer ser relevante no mercado. 

Nesta formação, além da certificação do IBC, você recebe os reconhecimentos internacionais do Behavioral Coaching Institute – BCI e do Global Coaching Community – GCC, algo que vai agregar bastante em sua carreira e ajudá-lo em seu processo de desenvolvimento e fortalecimento de sua autoconfiança.


Já a formação Professional & Self Coaching – PSC é a mais moderna e completa do Brasil no assunto. Durante as aulas teóricas e práticas você tem acesso a conhecimentos, técnicas e ferramentas, que vão te ajudar a ter maior consciência sobre suas crenças limitadoras e como aprender a lidar com cada uma delas, ou até mesmo, eliminá-las.

Durante este poderoso curso você aprende como desenvolver o seu autoconhecimento, autoestima, como trabalhar em seu autodesenvolvimento e inteligência emocional; além de história e fundamentos do Coaching; novos conceitos sobre o mercado, que te ajudarão a pensar e descobrir novidades; principais pontos da psicologia positiva; conceitos mais importantes da programação neurolinguística – PNL; quais são as principais técnicas de Coaching; o que são roteiros estruturados; e muitos outros temas interessantíssimos, que vão contribuir para que você consiga subir todos os degraus que deseja subir na sua escada evolutiva, e muito mais! Por que não?

O conteúdo rico do PSC ensina tanto que você sai com 6 certificações, podendo até ser um coach. As certificações são de Analista Comportamental, Leader e Self Coach (metodologia exclusiva do IBC criada pelo José Roberto Marques, fundador e presidente do IBC), Life Coach, Professional, Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul). 

Além disso, você tem o reconhecimento de 5 instituições internacionais de muito prestígio, que são a European Coaching Association – ECA, International Coaching Council – ICC, Behavioral Coaching Institute – BCI, International Association of Coaching – IAC e Global Coaching Community – GCC.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Ainda tem mais! O Professional & Self Coaching usa técnicas e ferramentas efetivas para que você absorva todo o conteúdo. Por exemplo, o software Coaching Assessment, exclusivo do IBC, tem a validação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da FUMSOFT (Fundação Mineira de Software); e ainda tem a chancela como produto inovador pela FINEP e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Curtiu os cursos? Então, navegue pelo site para saber mais a respeito deles e ainda conferir os outros que o IBC tem. Com certeza, um deles se encaixa em seu momento pessoal e profissional e vão contribuir para que você supere, cada dia mais, todas as suas crenças limitantes. Aproveite que o coaching costuma ser um divisor positivo de águas para a vida das pessoas. Invista na sua educação contínua e continue seu processo de evolução para sempre!

Só é importante salientar que o Coaching não substitui tratamentos terapêuticos ou psicológicos. Portanto, as recomendações desse artigo não chegam a esses campos. Não hesite, caso sinta a necessidade de consultar um desses profissionais.

E se você curtiu o artigo, compartilhe nas suas redes sociais e deixe um comentário me dizendo o que você achou. 

 

Copyright: ESB Professional / Shutterstock

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010