Conheça as principais características de uma visão holística na administração

Visão Holística na administração

O Holismo é um conceito filosófico que defende a totalidade dos sistemas.

 

Você já ouviu falar sobre holismo? O termo não é muito comum, mas pode ser aplicado em diversos âmbitos, inclusive o empresarial. Para saber mais sobre o assunto é só continuar lendo o artigo!

O que é holismo

O holismo é um conceito filosófico que defende a totalidade, ou seja: as propriedades do sistema não podem ser explicadas apenas pela soma dos seus componentes, pois é o todo que determina como as partes se comportam.

O holismo no mundo corporativo

Do ponto de vista empresarial, o pensamento holístico está relacionado a uma análise completa e integral de uma organização. Trata-se de uma maneira de enxergar uma empresa de forma macro, e não apenas como a união de áreas e partes que se juntam para realizar determinadas tarefas e trabalhos individuais.

Por meio do conceito de administração holística, as empresas podem adquirir mais reconhecimento e importância já que todos os processos são essenciais para o seu bom funcionamento.

Quais são as características da visão holística na organização

Saiba quais são as principais características da visão holística na administração e os principais passos para implementá-la dentro do ambiente corporativo e empresarial. Confira agora mesmo:

  • Análise: este é o primeiro passo para começar com o pé direito. É preciso estudar e investigar detalhadamente de todos os bens, meios e recursos que uma empresa possui. Não importa se forem assuntos como os consumidores, os fornecedores, a gestão de pessoas, a inovação, os produtos e serviços, os valores, a cultura e o comportamento organizacional. Para esse momento, é interessante fazer um estudo mais profundo, por isso, indicamos que você leia mais sobre o que é e como fazer uma análise SWOT.
  • Estudo do ambiente externo: esse tópico se trata do diagnóstico de como está o ambiente externo da empresa, ou seja, tudo o que está do lado de fora e que interfere no alcance de resultados como a política, economia e concorrentes. Aqui nesse ponto é importante considerar a elaboração de um benchmarking completo e que fique em constante atualização. Entenda o que é, como funciona e quais são os tipos de benchmarking
  • Descobrir a essência da organização: este item inclui identificar quais são as principais características, a essência e os pontos fortes que fizeram com que a empresa fosse criada e ainda estar funcionando. Aumente seu conhecimento a respeito de como promover a motivação nas organizações para encontrar a essência.
  • Definir a missão corporativa: neste momento a gestão deve definir qual é a principal missão, ou seja, o motivo pelo qual a empresa foi criada e está trabalhando até os dias de hoje. Confira alguns exemplos de missão de uma empresa.
  • Definição de valores: aqui é importante que se determine todos os valores que norteiam e conduzem o negócio. Aqui você encontra mais informações sobre o que é e como estabelecer a missão, visão e valores organizacionais.
  • Estabelecimento da política empresarial: por último, é essencial estabelecer todas as políticas empresariais que serão fundamentais para o bom andamento dos processos e atividades executadas. A pilha de documentos pode incluir a Código de Ética, o Manual de Conduta e a Política Organizacional. Compreenda mais profundamente sobre o que são as políticas empresariais.

Com todo esse conhecimento que você adquiriu com esse artigo, chegou a hora de aplicá-lo, não mesmo? Invista agora mesmo na sua educação contínua. Não espere que isso venha dos outros, quem vai cuidar da sua carreira e bem-estar pessoal é você mesmo.

Como o coaching pode contribuir

O coaching é uma poderosa forma de ampliar suas capacidades técnicas por meio de ferramentas e métodos efetivos e assertivos. A formação Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é desenvolvida por profissionais extremamente capacitados e atualizados quando o assunto é coaching. Aliás, esse é o curso mais moderno e completo do Brasil no assunto. Em 180 horas de profundo aprendizado, você se torna uma versão melhor de si mesmo, sem perder a sua essência.

As aulas teóricas e práticas ensinam sobre o exercício do autoconhecimento, da autoestima, da inteligência emocional e do autodesenvolvimento; como abrir a sua mente para descobrir novos conceitos; como potencializar suas habilidades; o que é aprendizagem acelerativa; quais são os principais conceitos da programação neurolinguística e como usá-los no dia a dia; quais são os fundamentos da psicologia positiva e como aplicá-los; e muitos outros temas essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Mais do que ajudar você a despertar o seu potencial pleno e a colocar suas virtudes em destaque, essa formação pode ser uma forma de você começar sua carreira como coach. Seria incrível pode ajudar outras também, não é mesmo? Essa possibilidade só se faz real, pois alguns dos ensinamentos são específicos sobre o coaching, mostrando os fundamentos, os conceitos, as bases, a história, as principais técnicas e como você pode criar as suas ferramentas.

Com os recursos aplicados na metodologia de coaching, você será capaz de obter uma visão holística nos mais diversos âmbitos da sua vida.
Veja isso e muito mais no material gratuito que ofereço à você.

Para que o conhecimento seja transmitido com mais assertividades, a formação usa o software Coaching Assessment, exclusivo do IBC, que tem a validação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da FUMSOFT (Fundação Mineira de Software), e a chancela como produto inovador da FINEP e do Ministério da Ciência e Tecnologia. Mais do que isso, você também participa de métodos efetivos como a Roda Viva, Roda da Inteligência Emocional, Rapport, Tríade do Tempo, Teste de Sistemas Representacionais e Roda das Competências.

Ao completar o curso com sucesso, você recebe 6 titulações, que são: Life Coach, Professional, Analista Comportamental, Leader, Self Coach e a Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul). Além disso, você recebe o reconhecimento de 5 instituições internacionais de coaching, que são: Global Coaching Community, European Coaching Association, International Coaching Council, Behavioral Coaching Institute e Internacional Association of Coaching.

Para saber mais sobre a formação é só navegar pelo site ou entrar em contato com um dos nossos atendentes.

Agora o conceito de holismo ficou mais claro? Será que você já o usou no seu negócio e não sabia? Deixe suas dúvidas e observações no espaço para os comentários abaixo!

 

Copyright: Junaid Khalid / Shutterstock

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

 

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010