Conheça as principais causas e consequências do absenteísmo no trabalho

mesa de trabalho vazia

O absenteísmo no trabalho é um termo que significa a ausência de um funcionário no ambiente de trabalho.


Absenteísmo é uma palavra que significa estar fora, ausente, ou seja, a ausência de um funcionário no ambiente de trabalho. Algumas companhias têm um nível de absenteísmo no trabalho considerado alto, o que deve ser visto como um motivo de grande preocupação. Isso se dá por diversos fatores, mas, dentre eles, a insatisfação com a empresa é um dos maiores.

O número de horas perdidas, faltas e saídas injustificadas ou mesmo justificadas e os atrasos são as principais causas do absenteísmo no trabalho. Você, empreendedor, deve estar se perguntando o que fazer para manter a motivação dos seus empregados e evitar que o absenteísmo cresça entre a sua equipe. Para descobrir e conhecer melhor as causas desse problema é só continuar a leitura.

Causas do absenteísmo no trabalho

Primeiramente, para entender as causas do absenteísmo é preciso saber o porquê de seu funcionário não estar comparecendo. Pode ser por motivos médicos de doença na família, motivos pessoais, dificuldade de transporte e, por último, mas não menos importante, a motivação.

É preciso analisar cada uma dessas causas isoladamente para saber qual será a melhor posição a ser tomada. Por exemplo, quando falamos de absenteísmo por motivos pessoais, a empresa pode se prontificar a auxiliar seu colaborador no que for possível. Saber que a organização tem um olhar sensível sobre certos problemas costuma ser muito valorizado pelos trabalhadores.

Se a questão estiver ligada à falta de motivação, que é algo que faz com que diversas empresas percam seus funcionários, uma atenção maior deve ser dada. A companhia precisa fazer uma ampla análise para entender o que está gerando a desmotivação entre os seus colaboradores.

Veja algumas das causas mais comuns para o absenteísmo:

  • Falta de investimento nos funcionários;
  • Líderes autocráticos que, de tanto exigirem, acabam passando uma imagem de controladores;
  • Falta de infraestrutura da empresa com equipamentos ultrapassados e em pouca quantidade;
  • Definição de metas inatingíveis;
  • Ausência de feedback;
  • Clima organizacional negativo.

Se uma empresa não se mostra convidativa e com uma atmosfera positiva, ninguém vai querer trabalhar nela. Qualidade de vida é uma prioridade para muitas pessoas atualmente. Assim, quando percebem que o trabalho está comprometendo seu bem-estar, uma grande parcela dos profissionais não pensa duas vezes em buscar novas oportunidades.

Por essa razão, as organizações devem estar sempre em alerta, a fim de evitar o absenteísmo e ligar o sinal de alerta ao ver as faltas se tornando frequentes. Quando um colaborador se ausenta do trabalho com certa regularidade, não é apenas ele quem perde. Inclusive, não basta fazer demissões que o problema estará resolvido, é necessário entender onde está a raiz dessa questão.

As companhias que se atentam ao seu nível de absenteísmo e realizam medidas preventivas certamente saem na frente daquelas que não dão a devida atenção para o assunto.

[php_everywhere instance=”2″]

Consequências do absenteísmo no trabalho

Os níveis de motivação dos colaboradores possuem um grande impacto sobre os resultados de uma empresa. Afinal, pessoas que estão desanimadas tendem a realizar seu trabalho sem entusiasmo e dedicação. Por esse motivo, uma companhia que possui níveis de absenteísmo muito altos pode ter que lidar com consequências bastante prejudiciais, acompanhe.

Redução da produtividade: com o excesso de faltas dos colaboradores, a produtividade começa a ser prejudicada.

Queda nas vendas: com menos empenho e dedicação por parte da equipe, costuma ocorrer uma queda nas vendas, o que compromete diretamente o faturamento do negócio.

Perda dos prazos: com menos pessoas trabalhando, acaba acontecendo uma perda dos prazos. Com isso, toda a cadeia produtiva é prejudicada.

Atendimento ruim: funcionários que estão desestimulados tendem a oferecer um atendimento ruim aos clientes.

Aumento das reclamações dos clientes: quando os clientes não são bem atendidos e não têm suas demandas resolvidas rapidamente, começam a fazer reclamações. Hoje, por conta das redes sociais essas situações podem se tornar públicas e manchar o nome da empresa no mercado.

Sobrecarga de outros colaboradores: a ausência de determinados colaboradores faz com que os que estão presentes fiquem sobrecarregados com as funções dos colegas. Essa sobrecarga pode gerar estresse, insatisfação e agravar todas as outras consequências citadas até aqui.

7 Formas de evitar o absenteísmo

Como se pode ver, o absenteísmo é um problema que pode gerar graves consequências para um negócio. Portanto, jamais feche os olhos ao perceber que seus funcionários estão faltando mais do que o normal, porque esse é um indício de que algo não vai bem. Veja, a seguir, algumas formas de como evitar o absenteísmo no seu negócio.

1. Realize um acompanhamento das faltas

É fundamental manter um acompanhamento das faltas para ter como verificar o nível de absenteísmo dos funcionários. Sem esse controle fica mais difícil ter certeza sobre a quantidade de faltas de cada um. Afinal, com a correria do dia a dia, as ausências podem acabar passando despercebidas. O ideal é que o setor de recursos humanos fique responsável por esse acompanhamento.

2. Mantenha o diálogo aberto com os colaboradores sobre as faltas

Além de acompanhamento, é importante manter o diálogo aberto com os colaboradores a respeito das faltas. Eles precisam ter liberdade para se abrir com seu supervisor ou o setor de RH e falar sobre o que está acontecendo. Assim, a companhia pode verificar se consegue ajudar de alguma maneira, se for uma questão pessoal, ou tomar alguma atitude para resolver, se for uma questão interna.

3. Adote medidas voltadas para o bem-estar dos colaboradores

Profissionais são, em primeiro lugar, seres humanos e, por isso, possuem diversas necessidades. Sendo assim, a empresa deve ter como uma de suas prioridades prezar pelo bem-estar de sua equipe. Oferecer planos de saúde como benefício, custear academias de ginástica, entre outras medidas farão com que os colaboradores se sintam mais acolhidos e valorizados.

4. Ofereça a opção de horários flexíveis

Hoje em dia, muitas empresas têm oferecido a opção de horários flexíveis aos seus colaboradores. Salvos os casos em que é preciso manter um padrão, como no caso do atendimento ao público, essa medida pode ajudar a reduzir o absenteísmo. Afinal, com liberdade para planejar o dia, os funcionários poderão resolver suas demandas pessoais com mais tranquilidade, sem a necessidade de faltar ao trabalho.

5. Incentive o envolvimento da equipe

O clima organizacional tem uma grande influência sobre o desempenho dos funcionários. Desse modo, é preciso incentivar o envolvimento da equipe, para que se tornem um verdadeiro time. Quanto mais confortáveis se sentirem na presença uns dos outros, maior será o entrosamento e os resultados do trabalho em conjunto.

6. Ofereça feedbacks frequentes

Uma das causas da desmotivação entre profissionais é não saber exatamente o que a empresa espera deles. Isso faz com que se sintam confusos sobre o que estão fazendo de bom ou o que precisam melhorar. Para evitar esse ruído de comunicação, é imprescindível que os líderes ofereçam feedbacks frequentes, tanto para apontar o que precisa ser aperfeiçoado quanto para reforçar o bom trabalho.

7. Construa uma boa imagem como empregador

Se deseja reter os melhores talentos e evitar o absenteísmo, procure ser um bom empregador. Além de manter a assiduidade e o bom desempenho da equipe, conseguirá atrair bons profissionais do mercado quando abrir processos seletivos para vagas na sua companhia. Lembre-se que colaboradores satisfeitos tendem a contar sobre a boa experiência para seus amigos, o que ajuda no fortalecimento dessa imagem positiva perante a sociedade.

O absenteísmo é um problema que deve ser visto com seriedade pelas empresas, pois pode comprometer totalmente os seus resultados. Aproveite para comentar o assunto abaixo e compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!

Imagem: sirtravelalot / Shutterstock

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010