Quais os tipos de clima organizacional

O clima organizacional é fator extremamente importante na permanência em uma empresa.

O clima organizacional é um fator que é reflexo do comportamento, de modo geral, que os membros da empresa exercem dentro do âmbito organizacional. Ele possui uma grande influência sobre os resultados da organização.

Têm se tornado um grande desafio promover um bom clima organizacional para que isso resulte em bons resultados para a sua empresa. E, para que isso ocorra, o empresário pode contar com inúmeras ferramentas que colaboram com o desenvolvimento do clima organizacional.

Nesse sentido é possível que as empresas disponham de três diferentes tipos de climas organizacionais. São eles:

  • Empresa tudo de bom
  • Empresa não tão boa assim
  • Empresa tudo de ruim

É necessário que você seja capaz de identificar em qual tipo a sua empresa se encontra e , desse modo, promover a melhoria desse cenário, sempre que preciso, para que sua empresa tenha um bom clima organizacional e , com isso, possa desfrutar dos benefícios que ela poderá lhe render. Alguns deles são:

  • Contribui para uma melhor alinhamento entre os objetivos organizacionais e os colaboradores;
  • Melhora a comunicação e reduz os conflitos;
  • Ajuda a identificar pontos de melhoria e desenvolvimento, do ponto de vista do produto/serviço e também em relação às questões a serem desenvolvidas a fim de melhorar ainda mais o clima organizacional;
  • Diminui os índices relacionados ao turnover;
  • Promove um ambiente de trabalho mais saudável;
  • Aumenta os níveis de satisfação dos clientes e, também, dos colaboradores;
  • Motiva os funcionários;

Esses são apenas alguns dos benefícios promovidos pelo bom clima organizacional, mas já evidenciam toda a importância que ele possui.

E no artigo de hoje eu vou falar um pouco mais sobre os 3 tipos de climas possíveis, dentro de uma empresa, e também algumas dicas sobre como você pode promover melhorias em relação a ele. Acompanhe-me nesta leitura.

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O que é clima organizacional

O que se pode entender sobre clima organizacional? Há quem diga que clima organizacional é uma série de fatores interligados que compõem uma organização/empresa. 

Fatores esses que podem ser definidos como: atitudes de gestores e colaboradores, valores da empresa, regras estipuladas, relacionamento entre os funcionários e os gestores, ambiente de trabalho, incentivos oferecidos pela empresa e outros. 

Tudo isso pode contar positiva e negativamente no momento de uma “avaliação de clima organizacional”.

Outras pessoas definem clima organizacional como a maneira na qual os colaboradores veem a empresa, considerando também os fatores citados acima. Pensando dessa forma, pode-se imaginar que essa análise acaba interferindo ou influenciando no comportamento dos colaboradores dentro da organização. Daí surgem os tipos de clima organizacional.

Uma empresa pode apresentar três tipos de clima organizacional. Confira abaixo em qual deles sua empresa se encaixa.

Empresa tudo de bom

Aquela organização que está no grupo das empresas com um clima bom e favorável, certamente oferece aos seus colaboradores o que eles precisam e ainda consegue proporcionar meios de cada um deles alcançarem seus objetivos, sem que isso se torne cansativo, desagradável e maçante. Muito pelo contrário, fica prazeroso trabalhar, pois as atividades corriqueiras passam a ser algo maravilhoso.

O que leva uma empresa a tornar o clima organizacional bom ou favorável?

Se pensarmos que o clima organizacional é definido pela maneira como os colaboradores veem a empresa, aquela que estiver no grupo de organizações com clima bom ou favorável possui colaboradores que se sentem valorizados por seus gestores, com uma satisfação significativa, com o engajamento e a produtividade excelentes, a ponto de se dedicarem cada vez mais às atividades.

Colaboradores que fazem parte de uma empresa com clima organizacional bom ou favorável são felizes e motivados a alcançarem o sucesso e lutam pela sua empresa com unhas e dentes.

Empresa não tão boa assim

Uma empresa mediana possui funcionários medianos. Esse tipo de clima organizacional mostra que o índice de satisfação dos colaboradores com a empresa está baixo. Vale a pena parar um pouquinho e prestar atenção nos detalhes.

Quais as características dos colaboradores medianos?

Para você que é gestor ou líder de uma equipe, vale ressaltar: fique atento aos sinais! Colaboradores com histórico de atrasos, pouca dedicação e interesse com os compromissos da organização e pouca interação com a equipe são pessoas insatisfeitas com a sua gestão ou com a organização em si. Todas essas características podem ser o início de uma rotatividade de colaboradores.

Comece a pensar em alternativas para reverter esse quadro o quanto antes. Procure ajuda de profissionais que saibam estimular o seu senso de liderança e o espírito de equipe. Todo recurso nesse momento é bem-vindo!

Empresa tudo de ruim

A organização que possui características do tipo de clima organizacional mediano já tem grandes problemas, imagine uma empresa do tipo ruim ou não favorável.

O grau de insatisfação dos funcionários de uma empresa com essa classificação é enorme e todo esse desequilíbrio organizacional pode trazer grandes problemas.

Consequências de uma empresa com o clima organizacional ruim ou não favorável:

Os colaboradores que fazem parte de uma empresa com essa classificação estão totalmente desmotivados a trabalhar, estão frustrados com seus líderes e gestores, não possuem nenhum tipo de credibilidade pela empresa, não estão felizes com seu trabalho e ainda podem acabar com toda uma reputação construída em anos.

Viu como é importante ficar atento aos detalhes? Aquele funcionário que chega mudo e sai calado, ou que aparece quando bem entende, está passando por algum problema. E o ‘culpado’ dessa má conduta pode ser a própria organização.

Conseguiu identificar o tipo de clima organizacional da sua empresa? Analise sua equipe, compare com o conteúdo desse artigo e tire suas conclusões. E lembre-se de curtir e compartilhar nosso conteúdo nas redes sociais.

Melhore o clima organizacional de sua empresa

O primeiro foco que você precisa ter está totalmente ligado ao diagnóstico. É com base nele que você será capaz de tomar as medidas cabíveis a fim de melhorar o clima organizacional de sua empresa.

Para isso você pode contar com uma pesquisa de clima organizacional. Trata-se de uma ferramenta estratégica capaz de medir o índice de satisfação dos funcionários.

Por intermédio dela é possível avaliar pontos cruciais relacionados ao clima atual de sua empresa como:

  • Ligados aos relacionamentos interpessoais entre colaboradores de mesmo nível hierárquico e também de níveis diferentes.
  • Pontos de insatisfação e desarmonia

Essas questões irão te munir o suficiente, de modo que você possa adotar estratégias para focar nos pontos negativos, identificados na pesquisa.

Quanto aos processos de melhoria, podemos aplicá-los de diferentes modos e em diferentes áreas, a depender dos pontos negativos que identificamos na nossa pesquisa de clima organizacional.

Para te elucidar um pouco a respeito das ações que você pode tomar eu separei 7 excelentes exemplos, são eles:

  1. Invista no bem estar de cada indivíduo da que compõe a sua empresa
  2. Incentive e contribua para o seu desenvolvimento profissional
  3. Ofereça segurança e confortabilidade
  4. Preocupe-se com a sua saúde física e também mental
  5. Promova a integração dos membros a fim de desenvolver o relacionamento interpessoal dos mesmos
  6. Estabeleça bons planos de carreira
  7. Saiba reconhecer o esforço e dedicação dos seus colaboradores.

E aí? Gostou das dicas que eu separei para você? Espero que isso te ajude a desenvolver um bom clima organizacional dentro de sua empresa.

E se você gostou desse artigo, que tal conferir alguns outros que vão te ajudar a se tornar um líder verdadeiramente extraordinário! Além disso, compartilhe e faça com que a nossa comunidade de pessoas que querem despertar o máximo potencial, cresça cada vez mais.

 

Imagem: turgaygundogdu / Shutterstock

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.





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