Quais os tipos de clima organizacional?

O clima organizacional é fator extremamente importante na permanência em uma empresa.

O que se pode entender sobre clima organizacional? Há quem diga que clima organizacional é uma série de fatores interligados que compõe uma organização/empresa. Fatores esses que podem ser definidos como: atitudes de gestores e colaboradores, valores da empresa, regras estipuladas, relacionamento entre os funcionários e os gestores, ambiente de trabalho, incentivos oferecidos pela empresa e outros. Tudo isso pode contar positiva e negativamente no momento de uma “avaliação de clima organizacional”.

Outras pessoas definem clima organizacional como a maneira na qual os colaboradores veem a empresa, considerando também os fatores citados acima. Pensando dessa forma, pode-se imaginar que essa análise acaba interferindo ou influenciando no comportamento dos colaboradores dentro da organização. Daí surgem os tipos de clima organizacional.

Uma empresa pode apresentar três tipos de clima organizacional. Confira abaixo em qual deles sua empresa se encaixa.

Empresa tudo de bom

Aquela organização que está no grupo das empresas com um clima bom e favorável, certamente oferece aos seus colaboradores o que eles precisam e ainda consegue proporcionar meios de cada um deles alcançarem seus objetivos, sem que isso se torne cansativo, desagradável e maçante. Muito pelo contrário, fica prazeroso trabalhar, pois as atividades corriqueiras passam a ser algo maravilhoso.

O que leva uma empresa a tornar o clima organizacional bom ou favorável?

Se pensarmos que o clima organizacional é definido pela maneira como os colaboradores veem a empresa, aquela que estiver no grupo de organizações com clima bom ou favorável possui colaboradores que se sentem valorizados por seus gestores, com uma satisfação significativa, com o engajamento e a produtividade excelentes, a ponto de se dedicarem cada vez mais às atividades.

Colaboradores que fazem parte de uma empresa com clima organizacional bom ou favorável são felizes e motivados a alcançarem o sucesso e lutam pela sua empresa com unhas e dentes.

Empresa não tão boa assim

Uma empresa mediana possui funcionários medianos. Esse tipo de clima organizacional mostra que o índice de satisfação dos colaboradores com a empresa está baixo. Vale a pena parar um pouquinho e prestar atenção nos detalhes.

Quais as características dos colaboradores medianos?

Para você que é gestor ou líder de uma equipe, vale ressaltar: fique atento aos sinais! Colaboradores com histórico de atrasos, pouca dedicação e interesse com os compromissos da organização e pouca interação com a equipe são pessoas insatisfeitas com a sua gestão ou com a organização em si. Todas essas características podem ser o início de uma rotatividade de colaboradores.

Comece a pensar em alternativas para reverter esse quadro o quanto antes. Procure ajuda de profissionais que saibam estimular o seu senso de liderança e o espírito de equipe. Todo recurso nesse momento é bem-vindo!

Empresa tudo de ruim

A organização que possui características do tipo de clima organizacional mediano já tem grandes problemas, imagine uma empresa do tipo ruim ou não favorável.

O grau de insatisfação dos funcionários de uma empresa com essa classificação é enorme e todo esse desequilíbrio organizacional pode trazer grandes problemas.

Consequências de uma empresa com o clima organizacional ruim ou não favorável:

Os colaboradores que fazem parte de uma empresa com essa classificação estão totalmente desmotivados a trabalhar, estão frustrados com seus líderes e gestores, não possuem nenhum tipo de credibilidade pela empresa, não estão felizes com seu trabalho e ainda podem acabar com toda uma reputação construída em anos.

Viu como é importante ficar atento aos detalhes? Aquele funcionário que chega mudo e sai calado, ou que aparece quando bem entende, está passando por algum problema. E o ‘culpado’ dessa má conduta pode ser a própria organização.

Conseguiu identificar o tipo de clima organizacional da sua empresa? Analise sua equipe, compare com o conteúdo desse artigo e tire suas conclusões. E lembre-se de curtir e compartilhar nosso conteúdo nas redes sociais.

Imagem: turgaygundogdu / Shutterstock

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010