Conheça o conceito de marketing político e como pode contribuir para sua empresa

O marketing político visa garantir a eleição de seus clientes e ainda fazer uma manutenção de sua imagem.

De forma bem simples pode-se dizer que marketing político nada mais é do que atividades focadas na promoção de parlamentares, membros do poder executivo e partidos políticos. Esta área específica do marketing visa garantir a eleição de seus clientes ou a manutenção da imagem quando o cliente encontra-se em exercício do seu mandato.

Como já é de conhecimento geral, o marketing estuda o comportamento dos agentes e componentes do mercado por meio de pesquisas. O objetivo principal é posicionar de maneira correta o produto ao seu consumidor potencial.

O marketing político se vale do conceito de marketing, porém em outro contexto. Ele procura entender quais são aos anseios e necessidades recorrentes do eleitorado em um determinado momento e, com isso, busca adequar o discurso do candidato, de forma que esteja de acordo com as preocupações da sociedade.

Portanto, é o eleitorado quem demanda as ações que devem ser tomadas tanto da comunicação quanto do marketing, podendo mudar até mesmo o posicionamento do candidato.

[php_everywhere instance=”2″]

Como funciona o marketing político?

O marketing político está se consolidando cada vez mais como uma peça fundamental em um processo de eleições.

Hoje é praticamente impossível pensar nas eleições sem pensar antes em uma estrutura de marketing para tal. Com isso, todos os recursos utilizados na troca de benefícios entre candidatos e eleitores é o chamado marketing político.

O marketing político é composto por alguns itens básicos, como:

  • Pesquisa de mercado;
  • Conceito e estratégia do candidato;
  • Estratégia de comunicação;

Depois de conhecer bem o eleitor é preciso fazer com que o candidato se torne conhecido pelo maior número de pessoas possíveis, além de diferenciá-lo dos outros. E assim começa a construção da imagem de um candidato, tudo feito com muito cuidado e cautela.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho empresarial !
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Como o Marketing Político pode contribuir para sua organização

Nas empresas o marketing segue a mesma ideia do marketing político. O intuito é expor a marca para se tornar conhecida e quista pelos consumidores. Ao invés de uma pessoa, é a empresa mostrando seus produtos/serviços, gerando referência ao grande público.

Assim como no marketing político, o marketing nas empresas requer planejamento estratégico, eficácia na comunicação, conhecimento do mercado, entre outros. Nesse sentido, a empresa deve ter uma imagem íntegra que gere credibilidade perante seus consumidores e futuros clientes.

Ficou claro o conceito de marketing político? Viu como ele pode ser aplicado na organização? Deixe seu comentário abaixo. Convido você a curtir e compartilhar esse artigo nas redes sociais e, assim, ajudar na propagação do conhecimento.

[php_everywhere instance=”1″]

Imagem: Studio_G / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010