Comunicação Efetiva- Essencial para sua carreira

Nos últimos anos muito vem se falando sobre carreira e sobre como obter um melhor desempenho dos profissionais. As empresas estão exigindo cada vez mais de seus colaboradores e eles têm que se aprimorar.

Um fator importante para o crescimento e relacionamento profissional é a comunicação. Profissionais com maior facilidade de se comunicar têm mais oportunidades de serem contratados por grandes empresas.

A comunicação efetiva é uma competência necessária a todo ser humano, principalmente no mundo em que vivemos, pois as empresas dão cada vez mais valor a isso. E cada vez mais os profissionais estão mais conscientes da importância da boa comunicação e buscando aperfeiçoá-la continuamente.

Cursos e programas com o intuito de melhorar a comunicação no dia a dia e eliminar o medo de falar em público são muito procurados por executivos. E estes líderes já se deram conta de que a habilidade de se comunicar é uma alavanca para a carreira.

Em todo relacionamento é essencial a comunicação e algumas fases dela precisam ser seguidas para melhorar os resultados na sua empresa.

Siga os cinco estágios da comunicação:

– Estágio 1- Comunicação Básica: Neste estágio está os cumprimentos, a conversação formal e também superficial. Esse nível é executado por todo mundo, quando entramos na empresa e saudamos todo mundo com um “bom dia” ou “olá”. Esse nível não gera comprometimento, aproximação ou outro tipo de relacionamento.

-Estágio 2 – Comunicação de Rotina: Neste momento há uma troca de informações que podem ou não ser seguidas de comentários pessoais. Após a saudação inicial se propõe um breve diálogo. Esse é um estágio comum nas empresas, bastante utilizado pelo departamento administrativo.

– Estágio 3 – Comunicação das Ideias: Aqui tem o inicio da liberdade. Aqui se arrisca a expor os seus próprios pensamentos e opiniões. É um estágio em que o profissional começa a se sentir mais solto para fazer suas ponderações sobre o tema discutido. Ao chegar neste nível de comunicação, a pessoa está mais propensa ao crescimento profissional, pois expõe com mais facilidade suas ideias.

– Estágio 4 – Comunicação Efetiva: A comunicação começa a atingir um nível gerencial, em que as decisões começam a ser elaboradas de modo consistente. As pessoas se comunicam de forma mais clara, voz mais branda, o peso da autoridade está condicionado não ao poder e sim à responsabilidade das decisões expostas.

– Estágio 5 – Comunicação por Resultados: Um nível de conhecimento aliado á uma grande expertise, histórico de mercado, empresas e de produtos são relevantes. Profissionais nesse estágio estão normalmente envolvidos em reuniões e o tempo é um bem precioso, por isso, utiliza-se o nível 1 e 2 com a maioria da empresa, dedicando-se á ater-se com profissionais de nível 3 e 4.

A tarefa do líder é conseguir melhorar a empresa nos diversos estágios de comunicação, proporcionando assim, condições de crescimento e comprometimento, para que cada profissional possa superar seus limites.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010