Conheça quais são os tipos de economia de mercado

Existem 7 tipos de economia no mercado: mundial, centralizada, dirigida, mista, desenvolvimento, política e industrial.

A economia de mercado faz parte das nossas vidas mesmo que não percebamos. Desde o momento em que vamos ao mercado comprar algum produto, quando avaliamos que os preços subiram, quando ouvimos falar de crise nos noticiários, quando vendemos algo, quando compramos etc.

Mesmo que você não exerça alguma atividade ligada à economia ela está presente no nosso dia a dia e compreendê-la é fundamental para a nossa própria sobrevivência e de nossos negócios. Isso porque tudo gira em torno da economia, a base de qualquer país, sociedade ou nação.

A partir dela é possível compreender o mercado onde uma empresa está inserida, estudar seus consumidores, avaliar quando fazer novos investimentos, quando aumentar preços, quando diminuir, prever crises, desafios, geração de lucros, entre outras coisas.

A economia de mercado é um sistema social fundamentado na propriedade privada, ou seja, na propriedade de entidades não-governamentais. Trata-se de um padrão econômico onde trocas, negócios e comércios são realizados pelas pessoas e organizações sem a interferência do governo.

É um sistema capitalista marcado, principalmente, pelo fato de o estado não se envolver nas relações comerciais e econômicas. A população, indústrias, comerciantes e empresários é que decidem como investir seus recursos, o que comprar o que vender, o que produzir e quanto produzir.

A única participação do governo é apenas determinar políticas econômicas e fazer a arrecadação de impostos.

Existem diversos tipos de economia de mercado. Conheça as principais delas abaixo.

Tipos de economia de mercado

Veja quais são os tipos de economia de mercado existentes e como funciona cada uma delas.

·         Economia Mundial

Como o próprio nome sugere, trata-se do conjunto de economias e movimentações econômicas realizadas no mundo, ou seja, a maneira como o dinheiro é aplicado ou gasto em todos os países de forma individual.

Dependendo do nível de desenvolvimento de suas economias cada país é dividido por níveis: os que pertencem a economias desenvolvidas, emergentes e os subdesenvolvidos.

·         Economia Centralizada

Trata-se de um tipo de economia global onde todos os sistemas econômicos são fiscalizados por um determinado país ou bloco econômico, ou seja, o ajuntamento de países com interesses econômicos em comum.

Atualmente a economia mundial é controlada pelos Estados Unidos. É a economia americana e o dólar que dirige e orienta os demais países no mundo todo.

·         Economia Dirigida

Trata-se de um modelo econômico no qual o controle e distribuição dos bens e recursos de um determinado país são controlados e dirigidos pelo próprio governo.

·         Economia Mista

Trata-se de um modelo de economia no qual participam tanto a esfera pública quanto a privada, ou seja, setores que são e que não são controlados pelo estado. 

·         Economia do Desenvolvimento

Trata-se do campo da economia que analisa os recursos e sistemas que permitem o desenvolvimento econômico global. Ou seja, é o ramo que estuda como as sociedades se desenvolvem, geram renda e aumentam seus lucros.

·         Economia Política

Trata-se da disciplina que analisa e estuda como se dá a performance das economias de todo o mundo. Ela avalia o comportamento humano frente à satisfação das necessidades individuais e coletivas. Por ser um termo bem amplo esta economia foi dividida em dois aspectos:

Microeconomia – analisa o comportamento e a interação entre empresas, comércios, indústrias e consumidores e como se dão suas relações sociais e econômicas.

Macroeconomia – estuda os fenômenos econômicos em nível mundial, ou seja, analisa rendas, consumo, produção, inflação, preços e o crescimento econômico global.

·         Economia Industrial

Trata-se do ramo da economia que avalia o desempenho, procedimentos estratégicos das organizações, suas relações e influências no mercado.

Este artigo foi interessante para você? Então lembre-se de sempre curtir e compartilhar o conhecimento em suas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Imagem: Sapunkele / Shutterstock

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010