10 Dicas para estimular a colaboração de uma equipe

equipe trabalhando em colaboração

Confira algumas dicas para que você, llíder, consiga estimular a colaboração de sua equipe.

Estimular a colaboração de uma equipe é fundamental para que uma empresa tenha colaboradores engajados em alcançar seus objetivos. Quanto mais entrosadas as pessoas estiverem, mais motivação terão para realizar suas atividades com eficiência e eficácia.

Foi-se o tempo em que estimular a concorrência entre funcionários era uma estratégia considerada válida. Hoje, se destacam os negócios que contam com uma equipe coesa, em que seus membros trabalham de forma colaborativa e aprendem uns com os outros.

Continue a leitura e confira dez dicas para estimular a colaboração de uma equipe.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Como estimular a colaboração de uma equipe? Confira as dicas!

Quer saber o que fazer para estimular a colaboração de uma equipe e garantir que sua empresa alcance bons resultados? Então observe com atenção as dicas a seguir e comece a colocá-las em prática o quanto antes!

1. Mantenha todos cientes da missão e dos valores da empresa

Todos os comportamentos que uma empresa deseja que seus funcionários tenham devem estar alinhados com a sua missão e os seus valores. Além disso, é necessário que os colaboradores estejam cientes dessa filosofia, para que a apliquem no dia a dia do negócio.

A missão, a visão e os valores de uma empresa são muito mais do que frases para serem expostas em quadros pelas instalações do negócio. É extremamente importante que todos conheçam essas informações e que elas estejam sempre presentes nas atitudes dos líderes e liderados.

2. Deixe claro quais são as expectativas da empresa sobre a colaboração

Mais do que desejar que os colaboradores trabalhem de forma colaborativa, a empresa precisa deixar claro que espera esse comportamento deles. E a melhor forma de fazer isso é explicando de forma direta.

Essa é uma dica que parece óbvia, mas que muitos negócios não seguem. Seja lá qual for a vontade dos gestores em relação à sua equipe, isso deve ser informado de forma objetiva. Apenas assim as pessoas saberão se estão fazendo a coisa certa e se sentirão motivadas a continuarem se dedicando.

3. Destaque os pontos fortes de cada colaborador

O grande benefício da colaboração de uma equipe é ter a união de várias expertises, resultando em um time forte e coeso. Contudo, para que isso aconteça, é preciso que cada membro conheça os seus pontos fortes, a fim de usá-los da forma certa.

Isso pode ser feito através de um relacionamento próximo entre líderes e liderados. Assim, por meio de feedbacks, o supervisor poderá ajudar os funcionários a enxergarem o que fazem de melhor, unindo-se aos colegas para que se fortaleçam e aprendam uns com os outros.

4. Defina metas para serem alcançadas pelo time

A definição de metas é indispensável para o alcance de objetivos. Afinal, quando não se tem um lugar determinado para chegar, as ações acabam se perdendo. Com metas em comum para todo o time alcançar, as pessoas serão estimuladas a trabalharem em conjunto, sem competir entre si.

Já as metas individuais costumam ter o efeito oposto. Cada funcionário irá querer alcançar o patamar definido pela gestão e, para isso, irá evitar, por exemplo, ajudar os colegas. Do ponto de vista individual isso pode até gerar certo desenvolvimento, contudo, se perde muito em relacionamento interpessoal e desempenho geral.

5. Promova uma comunicação aberta, honesta e respeitosa

A comunicação é uma ferramenta indispensável para o bom relacionamento e, consequentemente, a colaboração. Quando é feita de forma aberta, honesta e respeitosa, as pessoas conseguem se entender e aprender muito umas com as outras. Ninguém deve ter medo de se expressar, pois esse sentimento limita e compromete o desenvolvimento.

6. Incentive a inovação e a criatividade

No tópico anterior falamos sobre o medo de se expressar e um dos grandes danos que ele causa está ligado à falta de inovação e criatividade. Para que a mente dos colaboradores flua e eles tenham boas ideias, é necessário que se sintam confiantes para compartilhar o que pensam. Através dessa troca, a equipe pode chegar a excelentes resultados!

7. Lidere através do exemplo

Nada ensina mais do que o exemplo, portanto, se deseja que a sua equipe trabalhe de maneira colaborativa, faça o mesmo! De nada adianta a empresa querer que as pessoas se apoiem se os líderes não fazem isso e se mostram competitivos entre si. É na postura dos supervisores que os subordinados irão se inspirar para agir.

8. Promova atividades de fortalecimento de equipe

Existem vários tipos de atividades voltadas para o fortalecimento de equipe que estimulam a colaboração. As dinâmicas em grupo são um bom exemplo disso e podem acontecer dentro da empresa, em reuniões e outros tipos de eventos.

Além disso, a companhia pode proporcionar experiências diferentes aos colaboradores, promovendo um passeio para a prática de uma atividade que fortaleça o time e, ao mesmo tempo, seja divertida. Arvorismo, campeonatos esportivos e outras práticas são ótimas pedidas e podem ajudar a incentivar o trabalho colaborativo.

9. Recompense o trabalho colaborativo

Sempre que os colaboradores tiverem atitudes voltadas para o trabalho colaborativo é preciso reconhecer e recompensar isso. Afinal, assim eles saberão que estão no caminho certo e serão estimulados a seguir. Isso pode ser feito através do reconhecimento por meio de elogios ou de outras formas que a empresa julgar interessantes.

10. Invista em ferramentas que fortalecem a colaboração

Por fim, é importante que a empresa invista em ferramentas que fortaleçam a colaboração entre os funcionários. Dois exemplos principais incluem plataformas de gerenciamento de projetos, em que cada um registra a atividade que está realizando, e os chats para comunicação interna.

Vale mencionar que essas ferramentas se tornam ainda mais necessárias quando toda a equipe ou parte dela trabalha na modalidade home office. Elas possibilitam que a troca de informações e a conexão entre todos se mantenha mesmo à distância.

Empresas que estimulam a colaboração entre seus colaboradores obtêm resultados muito mais satisfatórios do que aquelas que ignoram esse aspecto. Portanto, se deseja ter uma equipe engajada e forte, incentive a união, a troca de conhecimento e a ajuda mútua.

Este conteúdo te ajudou de alguma maneira? Passe-o adiante, compartilhando através das suas redes sociais!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.





*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010