Empresas que deram a volta por cima em momentos de crise

Volta Por cimaConheça algumas empresas que deram a volta por cima mesmo enfrentando crises

Momentos de crise trazem muitos desafios para toda a sociedade. Os empreendedores, em especial, precisam lidar com responsabilidades diferentes, já que, além da empresa que lutaram para construir, têm também os funcionários e suas famílias, que dependem daquele sustento. Se está passando por isso, continue a leitura para conhecer histórias de negócios que deram a volta por cima e encontraram na crise oportunidades para crescer e se reinventar, além de dicas para seguir o exemplo delas, acompanhe.

7 Histórias de empresas que venceram crises

Podemos aprender muito através das experiências vividas por outras pessoas. No caso das que serão compartilhadas a seguir, mesmo que sejam grandes companhias e tenham uma realidade diferente da maioria dos negócios, podem deixar lições valiosas também aos pequenos empreendedores e as principais delas são: inovar e não desistir.

1 – Hering

A Hering é uma empresa brasileira que foi fundada em 1880, em Blumenau, Santa Catarina. Embora continue atuando na mesma área do início, deixou de ser apenas uma indústria têxtil e se tornou também varejista, uma mudança que ocorreu exatamente por conta de uma crise financeira que assolou o nosso país nos anos 90. Mesmo com mais de cem anos de história na época, enfrentou problemas e precisou se reposicionar, lançando franquias que hoje fazem muito sucesso.

2 – Apple

A Apple não nasceu como esse sucesso que é hoje, a companhia já esteve à beira da falência, o que ocorreu há cerca de vinte anos. O recurso usado por seu fundador, Steve Jobs, para dar a volta por cima foi a inovação. Ele criou produtos totalmente inovadores para a época, como o iMac e o iPod. A trajetória da empresa se tornou referência para negócios de todo o mundo, bem como Jobs que, falecido em 2011, deixou um legado fantástico através de seu trabalho.

3 – Best Buy

A empresa, que é referência mundial em venda de eletrônicos, passou por uma grave crise em 2010, com altas quedas nas vendas. Juntou-se a isso um escândalo envolvendo o então CEO. Mas, o que poderia ser o fim, se tornou o início de uma nova era. A nova gestão mapeou todos os problemas, os solucionou, passou a comercializar produtos exclusivos e a contar com profissionais especializados nas marcas mais vendidas por eles, como Samsung e Apple. Seis anos depois, os lucros aumentaram significativamente.

4 – Nintendo

A Nintendo é uma empresa que faz parte da infância de muitas pessoas por conta de seus jogos eletrônicos. Foram muitos sucessos lançados desde 1975, ano de sua fundação, contudo, em 2012, as coisas começaram a desmoronar quando o Nintendo Wii U foi lançado e não teve a aceitação esperada. Cinco anos depois, a companhia anunciou o Nintendo Switch, que vendeu oito milhões de exemplares em poucos meses, recuperando-se da crise do passado.

5 – IBM

A gigante da informática IBM passou mais de cinquenta anos dentro da importante lista da Fortune 500, que elege as companhias com as maiores receitas dos Estado Unidos. No início dos anos 90, esse cenário começou a mudar e a empresa sofreu uma queda de mais de cinco bilhões de dólares. A recuperação veio com uma reestruturação, que contou com a chegada de um novo CEO, troca de funcionários, mudanças na cultura corporativa e nas estratégias de marketing, o que permitiu que a IBM se reerguesse e voltasse ao patamar de liderança no mercado.

6 – Starbucks

Como muitas companhias, a Starbucks enfrentou muitos desafios durante a crise de 2008. O que ocorreu foi que a empresa teve um crescimento alto e em um curto espaço de tempo, o que gerou principalmente muitas críticas em relação ao atendimento. Seu antigo CEO, Howard Schultz, foi o responsável por uma grande reformulação no negócio. Ele ouviu as queixas dos clientes, mudou as estratégias de marketing e passou a dar maior atenção para as mídias sociais, medidas essas que fizeram com que a Starbucks retornasse mais forte.

7 – Pão de Açúcar

Outra empresa brasileira que sofreu com a crise no início dos anos 90, o Pão de Açúcar apresentou um grande nível de endividamento, andando na contramão de seus concorrentes, que estavam em crescimento. Através de uma grande reestruturação, a companhia realizou a venda de todos os negócios que não tinham ligação com seu nicho principal. Isso possibilitou que direcionassem todo o foco para os supermercados, mudando também a cultura corporativa e o relacionamento com os colaboradores. Cerca de quatro anos depois, a crise se tornou coisa do passado.

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Dicas para dar a volta por cima em momentos de crise

Se existe uma característica essencial para empreendedores é resiliência, pois apenas através dela é possível manter-se firme mesmo perante as maiores crises. Veja, a seguir, sete dicas importantes a serem consideradas para enfrentar um período de incertezas.

1 – Faça uma análise de custos e reduza o que for possível

Momentos de crise fazem acender a luz dos custos da empresa, obrigando os gestores a realizarem uma análise para cortar todos aqueles que forem dispensáveis. É preciso fazer isso com bastante cautela, tanto para evitar deixar passar algo que pode ser reduzido, quanto para não se exceder e fazer cortes que prejudiquem o andamento do negócio. Às vezes, é possível cortar um custo e compensar assumindo aquela tarefa. Analise com cautela e encontrará o melhor caminho a seguir.

2 – Renegocie o que for possível

Após analisar os custos, além de cortar o que for dispensável, verifique a possibilidade de renegociar os demais gastos. Talvez o aluguel, os prazos com fornecedores, parcelas de um financiamento, adiantamento de recebíveis. Muitas instituições bancárias estão oferecendo facilidades para empreendedores e é interessante analisá-las para verificar se alguma pode ser útil ao seu negócio neste período.

3 – Adapte-se às tendências atuais do mercado

Crises promovem também mudanças sociais, o que se reflete nos hábitos de consumo das pessoas. Nesse sentido, é essencial que observe quais são as tendências atuais para que possa se adaptar a elas. Em se tratando do momento que estamos vivendo, a pandemia do coronavírus (COVID-19) obrigou as pessoas a ficarem mais tempo em suas casas, migrando do comércio físico para o online. Verifique quais são as mudanças que pode implementar no seu negócio para suprir essa nova demanda.

Se tem uma loja, por exemplo, encontre maneiras de atender através de delivery sem prejudicar a experiência de compra dos clientes, algo tão valorizado atualmente. Ofereça atendimento ágil via chat ou WhatsApp, anuncie através das redes sociais e utilize-as para ouvir as necessidades do seu público. A palavra de ordem durante uma crise é se adaptar!

4 – Observe a concorrência

Observar a concorrência é interessante tanto para verificar o que está dando certo, quanto o que não vai tão bem assim. Afinal de contas, podemos aprender muito através dos erros e acertos dos outros. Aproveite, também, para realizar uma pesquisa sobre outros segmentos, muitas vezes, é possível se inspirar nas ações adotadas por essas companhias e adaptá-las à sua realidade.

5 – Reflita sobre as mudanças a médio prazo

A segunda dica se referiu ao momento atual, em que grande parte das pessoas está em isolamento social e dando preferência para o comércio online. Mas, e depois, como os consumidores irão se comportar? Pensar no cenário pós-quarentena também é muito importante, mesmo que não dê exatamente para prever o que irá acontecer, é possível obter algumas respostas para encaminhar o seu negócio com assertividade.

6 – Aproveite o tempo em casa se aperfeiçoar

Mesmo que continue trabalhando, seja na empresa ou em casa, o fato de não poder sair acaba fazendo com que tenha um pouco mais de tempo livre do que antes da pandemia. Aproveite para usar isso a seu favor, adquirindo novas habilidades e conhecimentos que possam ser aplicados ao seu negócio, tanto agora quanto depois que a crise passar. Escolha usar o seu tempo com sabedoria e poderá colher os frutos disso em um futuro próximo.

7 – Seja positivo e passe isso aos seus colaboradores

Embora as notícias e o cenário sejam incertos, cuide para que isso não te abale e dê o seu melhor para se manter positivo. Afinal de contas, a realidade está aí, a forma com a qual irá olhar para ela não irá mudá-la, mas fará toda a diferença em relação ao seu modo de pensar e agir. Além do mais, se tem funcionários, é importante passar essa positividade a eles, para que se sintam mais seguros e vistam a camisa da empresa em um período em que isso é imprescindível.

Ninguém escolhe passar por uma crise, principalmente um empreendedor, que no dia a dia normal já enfrenta tantos desafios para manter a sua empresa viva. Contudo, é através dos obstáculos que mais crescemos e, como vimos ao longo do artigo, diversas empresas passaram por isso e retornaram ainda mais fortes.

Acredite, seu negócio também pode dar a volta por cima em meio a essa crise. Estude, pesquise, antecipe as necessidades dos clientes, observe o mercado, se adapte, isso te dará a visão necessária para criar um planejamento sólido para enfrentar os desafios com resiliência e aprender muito com eles.

Se este artigo te ajudou de alguma maneira, passe-o adiante e envie para outro empreendedor que também esteja em busca de soluções para lidar com a crise.

Fontes:

4 empresas que superaram um momento de crise

17 Great Companies That Came Back From the Brink of Death

7 Tips To Keep Your Business Afloat During COVID-19

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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