Dicas para ser um empreendedor de sucesso

empreendedora comemorando seu sucesso

Veja algumas dicas para ser um empreendedor de sucesso.

Abrir um negócio próprio é o sonho de muitas pessoas. Mas, despertar o lado “empreendedor” que existe em cada um é um grande desafio que exige muito mais do que apenas querer. Exige, acima de tudo, amor pelo que se faz, dedicação, disciplina e principalmente planejamento.

Se você está em busca desse sonho, confira algumas dicas para ser um empreendedor de sucesso ao longo deste artigo. Essas dicas têm o objetivo de servir de direcionamento para quem está se preparando para dar início a essa jornada. Estar à frente da sua empresa é bastante recompensador, mas também pode gerar alguma insegurança. 

Dicas para ser um empreendedor de sucesso

Você já pensou em abrir uma empresa? Que tipo de negócio teria? Como administraria esse empreendimento? Se já pensou em seguir pelo caminho empreendedor, mas tem dúvidas de como se consolidar nessa jornada, confira as dicas abaixo. Listamos indicações de como colocar seu empreendimento na rota de ser um grande sucesso no mercado. 

1. Um passo de cada vez

Comece seu negócio dando um passo de cada vez. Foque nos recursos e ferramentas que você tem à sua disposição para começar seu trabalho. Invista em treinamento e capacitação para aprimorar ainda mais o que sabe fazer de melhor, os resultados serão apenas consequência do seu trabalho.

Quem deseja começar dando um passo muito maior do que é capaz de sustentar pode se sentir frustrado. Alinhe as suas expectativas com os recursos que possui para chegar aos resultados esperados. Ter paciência é importante para fazer as coisas da forma mais estratégica possível. 

2. Sonhe alto

Visão de futuro, essa talvez seja uma das características fundamentais para qualquer empreendedor. Foque em seu negócio mirando sempre o futuro. Ter objetivos e metas a serem atingidas é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Lembre-se que pessoas que pensam grande voam longe também.

No entanto, não se esqueça de alinhar a primeira e a segunda dicas. Basicamente, é importante sonhar, mas não se esquecer de planejar também. Sabendo onde se deseja chegar é possível traçar um plano consistente de como realizar seus objetivos. E, mais uma vez, ressaltamos que é importante ter paciência. 

3. Monte um plano de negócios

Um plano de negócios é essencial para quem busca ser um empreendedor de sucesso. Um bom plano te indicará a melhor maneira de atingir seus objetivos, facilitará a expansão de seu negócio, além de delimitar, de forma precisa, o passo a passo para caminhar em prol dos resultados almejados.

Com um plano de negócios bem estruturado, torna-se mais simples listar os objetivos que devem ser cumpridos ao longo do caminho. A conclusão dos objetivos levará à realização da grande meta. 

4. Mire nos bons exemplos

O mercado está cheio de exemplos de empreendedores que ousaram ir além, transformando sonhos em realidade. Procure aprender com os erros e acertos de quem já passou por essa experiência e conseguiu vencer, potencializando seus negócios e transformando-os em cases de sucesso. O exemplo é uma dica preciosa para quem está iniciando um empreendimento.

Ler biografias de grandes nomes do empreendedorismo, assistir filmes a respeito dessas pessoas e acompanhar entrevistas, contribui para ampliar os seus horizontes.

Lembre-se de que você pode aprender muito com as experiências de terceiros. Também é interessante ouvir o que as pessoas à sua volta têm a dizer. Não subestime o quanto uma experiência alheia pode contribuir para seu sucesso. 

5. Separe as finanças pessoal e empresarial

Uma dica determinante para o sucesso de um empreendedor é separar a sua vida financeira pessoal da empresarial. Iniciar o empreendimento com essa visão administrativa faz toda a diferença para que o negócio tenha mais chances de se consolidar. Quando não existe esse cuidado, pode acontecer da empresa não conseguir se estabelecer porque os seus recursos são sempre empregados para resolver pendências pessoais.

Os recursos financeiros da companhia devem ser aplicados na manutenção e crescimento da mesma. O ideal é que o empreendedor abra seu empreendimento, tendo uma reserva pessoal para se manter enquanto o negócio não se consolida. O bom uso dos recursos financeiros organizacionais é determinante para o sucesso. 

6. Busque sempre qualificação

Entender que não se sabe tudo e que sempre há o que aprender é determinante para ser um bom gestor. Estar à frente de uma empresa demanda ter ferramentas para resolver os desafios que surgem todos os dias. Vivemos em um tempo em que tudo muda constantemente e, para se manter no jogo, é necessário buscar pela qualificação constante.

Tenha em mente que sempre haverá o que aprender, então se mantenha curioso. Busque cursos, assista palestras, troque experiências com outros empreendedores e, acima de tudo, se mantenha humilde.

7. Valorize sua equipe

O empreendedor deve ter em mente que as conquistas da empresa são obtidas em conjunto com sua equipe. Valorize quem contribui para o sucesso do empreendimento e ofereça suas habilidades para que a empresa vá mais longe. No decorrer da caminhada é a sua equipe que estará ao seu lado.

Sempre que possível ofereça oportunidades para que seus colaboradores cresçam e possam ser melhor remunerados. Elogie e seja o melhor que puder para quem trabalha com você. 

8. Invista em Coaching

O Coaching é uma excelente alternativa para aqueles que desejam abrir ou dar continuidade ao seu próprio negócio. A partir das diversas ferramentas e técnicas apresentadas nos treinamentos, os indivíduos desenvolverão suas maiores competências e serão estimulados a ampliar a sua visão sistêmica. Também aprenderão a tomar decisões mais corretas em relação aos seus negócios.

O processo de Coaching contribui para a evolução do indivíduo, uma vez que o conduz de um ponto A para um ponto B. No decorrer dessa caminhada entre os pontos, o coachee aumenta o seu autoconhecimento e entende melhor as suas crenças limitantes. Saber o que te impede de avançar é o primeiro passo para se posicionar com mais firmeza no mercado empreendedor.

Gostou dessas dicas de como ser um empreendedor de sucesso? Aplique em seu cotidiano e potencialize os seus resultados!

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63