10 Dicas para se fazer um atendimento de qualidade

Um bom atendimento ao cliente é fundamental para qualquer pessoa que deseja alavancar as suas vendas.

O atendimento de qualidade é um dos aspectos fundamentais para uma empresa se tornar competitiva. Afinal, além de ter processos internos bem alinhados e oferecer produtos ou serviços de qualidade, é fundamental saber atender bem os clientes. Sem esse cuidado, todas as etapas anteriores podem perder o valor, porque as pessoas buscam lugares onde sejam tratadas com respeito, consideração e eficiência.

Podemos dizer que o atendimento de qualidade é a coroação de uma cadeia de processos bem feitos. Por isso é tão importante dar atenção a como é realizado, treinar os colaboradores e verificar se os clientes estão satisfeitos para realizar as mudanças que forem necessárias.

Continue lendo para conferir dicas que farão toda a diferença no atendimento oferecido pela sua empresa.

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10 Dicas para um atendimento de qualidade e excelência

Para oferecer um atendimento de qualidade e excelência, do tipo que surpreende os clientes e faz com que tenham vontade de retornar, é preciso considerar alguns pontos básicos, como os que verá a seguir.

1 – Conheça profundamente seu produto ou serviço

Para conseguir oferecer um atendimento de qualidade, é preciso saber exatamente o que está vendendo. O que os seus produtos ou serviços oferecem? Que facilidades eles podem trazer para a vida dos clientes? Quanto mais conhecimento tiver, mais facilmente conseguirá eleger as informações mais relevantes de acordo com o perfil de cada consumidor e isso fará uma grande diferença na qualidade do atendimento.

2 – Conheça o seu público-alvo

Além dos produtos, é preciso também conhecer o público-alvo. Qual é o perfil dos consumidores que deseja atrair? O que eles procuram e desejam? Qual a faixa etária? Esses e outros detalhes são determinantes para vários aspectos em relação ao atendimento.

Um público jovem, por exemplo, prefere um ambiente mais informal, enquanto consumidores mais velhos e de determinada classe social podem preferir algo mais exclusivo. A sua empresa precisa “conversar” com o perfil do público-alvo para que ele se sinta verdadeiramente acolhido.

3 – Utilize uma linguagem adequada ao perfil dos clientes

Um ponto que merece ser destacado em relação ao perfil dos clientes é a linguagem que será usada, tanto nos atendimentos quanto nas campanhas de marketing. É interessante criar uma persona, que é basicamente um personagem que representa o seu público-alvo, incluindo gostos, estilo de vida, profissão e assim por diante. Essas informações facilitam o planejamento para um atendimento personalizado.

4 – Compreenda que o atendimento de excelência envolve um processo de melhoria contínua

Para que a sua empresa ofereça um atendimento de excelência é preciso manter um processo de melhoria contínua. Isso ocorre porque, hoje em dia, tudo está em constante transformação, incluindo as preferências e necessidades dos consumidores. Sendo assim, mantenha sempre a atenção em relação aos movimentos do mercado para realizar alterações sempre que for necessário.

5 – Ofereça uma experiência memorável aos clientes

Hoje, mais do que vender produtos ou serviços, as empresas devem oferecer experiências. Entrar em uma loja de calçados, escolher um modelo, comprar e sair é diferente de ser chamado pelo nome, sentar-se em uma poltrona confortável, receber dicas do atendente sobre os melhores modelos. Perceba que no segundo caso a experiência será memorável e não mais do mesmo.

6 – Admita quando a sua empresa errar

Por mais que se esforce para oferecer o melhor atendimento possível, pode acontecer alguma falha. Talvez um pedido entregue errado, um atraso, um funcionário que não foi gentil, são várias as possibilidades.

Nesses casos, o melhor a fazer é admitir o erro e fazer o possível para reverter a imagem ruim que o cliente possa estar fazendo da sua empresa. Brindes, descontos e vale compras, além de um pedido sincero de desculpas, estão entre as medidas mais eficazes.

7 – Crie uma comunidade de clientes

As redes sociais facilitam a criação de conexão com os clientes e você pode utilizá-las para criar uma comunidade com os seus. Mas é imprescindível que os membros desses grupos recebam orientações e conteúdo de valor e não apenas propagandas. Planeje algo assim considerando o segmento do qual sua empresa faz parte e fazendo de uma forma que as pessoas desejem se tornar parte.

8 – Certifique-se de que seus colaboradores estão felizes

Se deseja que os seus clientes sejam atendidos com simpatia e receptividade, é crucial que os colaboradores estejam felizes e satisfeitos com o trabalho. Nesse sentido, verifique se as remunerações e benefícios oferecidos estão dentro da média da região. Além disso, observe como é a relação entre subordinados e supervisores. Esses pontos são de extrema importância para que o atendimento seja mesmo de excelência.

9 – Surpreenda os clientes

Todo consumidor, quando entra em contato com um estabelecimento para adquirir um produto ou contratar um serviço, vai com a expectativa de ser bem atendido. Então, isso é o básico e se deseja se destacar precisa oferecer mais. Encontre maneiras de surpreender esses clientes, oferecer mais do que eles esperam, fazer com que se sintam verdadeiramente especiais.

10 – Recompense os clientes mais fiéis

Toda empresa tem aqueles clientes que são mais fiéis e compram com mais frequência. Geralmente, eles conhecem os vendedores e têm até um preferido. É bastante fácil identificar esses consumidores, exatamente por serem figuras carimbadas na empresa.

Por mais que seja importante conquistar novos clientes, dar motivos para aqueles que já são fiéis continuarem é fundamental. Dessa maneira, lembre-se de recompensá-los, abrindo um dia exclusivo de promoção só para eles, enviando novidades em primeira mão, fazendo entregas em casa sem custo, existem muitas maneiras de incentivar a continuidade dessa fidelização.

Com essas dicas você poderá traçar um planejamento para oferecer um atendimento fantástico aos seus clientes, dando cada vez mais motivos para que retornem e mantenham o relacionamento com a sua empresa.

E você, tem mais alguma sugestão a acrescentar para oferecer um atendimento de qualidade? Deixe a sua contribuição no espaço para comentários abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo com os seus amigos que também são empreendedores para levar o conhecimento e a reflexão adiante!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.





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