6 Empreendedores de Sucesso para você poder se inspirar

empresário celebrando o sucesso no topo da montanha

Veja 6 trajetórias muito inspiradoras para empreendedores.

Conhecer a história de empreendedores de sucesso é interessante para quem deseja abrir o próprio negócio. A partir da trajetória de quem lutou para se consolidar no mercado, é possível tirar boas experiências para si mesmo. Então, te convidamos para saber mais sobre como os nomes da lista a seguir se tornaram cases de sucesso no mercado corporativo brasileiro. 

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

História de 6 empreendedores de sucesso para você se inspirar

Como dissemos no começo do artigo, conhecer os percalços dos caminhos alheios é essencial para construir a própria trajetória. Confira a seguir a história de 6 empreendedores de sucesso do Brasil e como eles chegaram onde estão.

1 – Ricardo Sayon

Ricardo Sayon é o empresário por trás do grande sucesso da rede de lojas de brinquedos Ri Happy. Médico de formação, trabalhou com êxito na sua área, porém, encontrou a verdadeira satisfação gerenciando sua rede de lojas. A ideia inicial era abrir uma empresa para a esposa e, para isso, Ricardo vendeu um imóvel de sua propriedade. 

Em 1988, a companhia foi fundada, levando o nome de Ri Happy devido a uma brincadeira da esposa de Sayon. Segundo ela, “Ri” é a primeira sílaba do nome de Ricardo e “happy” em inglês significa feliz. O casal Sayon se associou a Roberto Saba para dar início a essa empreitada, que inicialmente foi bem difícil. 

A loja tinha apenas resultados negativos no início e, após abrirem a quarta unidade, os três decidiram fechar o empreendimento. Contudo, Sayon descobriu que não poderia devolver os brinquedos da marca Estrela que havia adquirido para vender. 

Diante dessa situação, ele entendeu que deveria tentar mais um pouco. O sucesso da Ri Happy veio após uma reformulação completa no visual das lojas e no tipo de atendimento. 

2 – Luiza Trajano 

A empresária Luiza Trajano é o nome que comanda uma das principais redes de varejo do Brasil, o Magazine Luiza. Também está sob o comando de Luiza outras empresas ligadas à sua holding.

A rede de lojas foi criada pela tia de Luiza, no entanto, foi ela quem expandiu o empreendimento do interior de São Paulo para todo o Brasil. Desde os 12 anos de idade, trabalhava nas férias na loja da família, que um dia viria a ser sua.

É importante dizer que ela assumiu várias funções antes de chegar à liderança, iniciou como atendente do balcão. Luiza é uma empreendedora que investe em ações pioneiras, ela foi uma das primeiras a realizar vendas pela internet.

Com mais de duas décadas à frente do Magazine Luiza, Trajano é uma inspiração para muitas mulheres empreendedoras. 

3 – Alexandre Costa

O fundador e CEO da rede Cacau Show, Alexandre Costa, é um exemplo de empreendedor brasileiro de sucesso. Um dado da sua trajetória, no mínimo curioso, é que o empreendedorismo surgiu na vida de Alexandre de forma casual.

Aos 17 anos de idade, ele decidiu revender chocolates e surgiu então um pedido de 2 mil ovos de chocolate com 50 gramas cada. Ao fazer o pedido na fábrica, ele foi informado de que não era possível produzir ovos com esse peso. Para atender ao pedido que já havia aceito, decidiu fabricar os ovos por conta própria.

O empresário comprou a matéria-prima e contratou uma senhora que fabricava chocolate caseiro para lhe ajudar. Os pedidos foram devidamente entregues após três dias de trabalho com 18 horas de jornada cada. O lucro obtido nessa encomenda se tornou o capital inicial para abrir a Cacau Show.

A empresa se tornou uma grande franquia que vem se consolidando cada vez mais no segmento de chocolates finos. Alexandre Costa é também membro da Academia Brasileira de Marketing. 

4 – Helena Rizzo

Helena Rizzo trocou o glamour do mundo da moda pelas cozinhas de restaurantes conceituados. Ela começou a vida profissional como modelo, mas não demorou a perceber que sua verdadeira paixão era a culinária. A carreira de grande sucesso foi iniciada com estágios em diferentes restaurantes.

A chef, que atualmente integra o time de jurados do Masterchef Brasil, já ganhou dois prêmios Veuve Clicquot. Ela foi eleita a melhor chef da América Latina e também a melhor chef de cozinha mulher do mundo.

O talento de Helena se estende também para o empreendedorismo, ela comanda o renomado restaurante “Maní”, em São Paulo. Em 2015, Helena foi uma das estrelas da campanha do perfume “Sí” para a marca Giorgio Armani, que destacava mulheres inspiradoras. 

5 – Abílio Diniz

Abílio Diniz se formou em Administração em 1956 e construiu uma carreira brilhante na área. O empresário é um dos membros dos Conselhos de Administração do Grupo Carrefour. Também é presidente do Conselho de Administração da BRF, além de presidente do Conselho de Administração da Península Participações. 

Após se formar, desistiu de fazer uma pós-graduação nos Estados Unidos para abrir um supermercado junto com seu pai. No ano de 1959, Abílio Diniz e seu pai abriram o Pão de Açúcar. Essa se tornou a unidade principal do que se tornaria a maior rede varejista de toda a América Latina. 

Tendo estabelecido a rotina operacional da loja, Abílio partiu em 1960 para os Estados Unidos e Europa. O objetivo dessas viagens era entender melhor como funcionava o setor varejista internacional e quais ideias aplicar no Brasil. Visitando supermercados do mundo todo, ele ficou a par de muitos segredos para se dar bem nesse segmento. 

6 – Camila Achutti

Camila Achutti conquistou o status de referência na área de tecnologia antes de completar 30 anos de idade. O feito se torna ainda mais impressionante quando refletimos sobre o quanto esse segmento ainda é sexista. Camila é formada em Ciência da Computação pela USP. A profissional já atuou em empresas de renome, como Leroy Merlin, Google, Intel, Accenture e Itaú.

Além disso, desenvolveu o blog “Mulheres na computação”, que busca promover a luta por igualdade de gênero no setor de TI. Ela atua na Ponte21, uma empresa de consultoria da FIAT. 

Foi ela quem deu início ao desafio de empreendedorismo “Technovation Challenge Brasil” voltado para meninas brasileiras. A primeira estudante da América Latina a ganhar o prêmio Women of Vision (2015), Achutti segue sua carreira viajando pelo Brasil para inspirar outras mulheres.

Essas são 6 trajetórias muito inspiradoras para empreendedores! Qual mais te inspirou? Comente abaixo e compartilhe o conteúdo com os seus amigos que sonham empreender!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63